15 vantagens de abrir uma loja em um centro comercial

15 vantagens de abrir uma loja em um centro comercial

Um dos principais desafios dos comerciantes é atrair pessoas interessadas em seus produtos, algo que é mais complicado ainda nos primeiros anos de negócio. Mas, ao instalar a empresa em um local frequentado por pessoas de diferentes perfis, essa preocupação vai embora. Veja aqui 15 vantagens de abrir uma loja em um centro comercial.

Em primeiro lugar, é importante que o seu negócio combine com o estilo do centro comercial. Em seguida, é preciso encontrar um bom ponto disponível para alugar, já que apenas assim será possível garantir o sucesso da operação. Então, os benefícios são muitos, proporcionando um local bem frequentado e cheio de possíveis clientes.

Em suma, o centro comercial é um local planejado para atrair a atenção das pessoas, com o objetivo de mantê-las pelo máximo de tempo possível dentro da estrutura. Por isso, abrir uma loja neste tipo de ambiente pode ser muito interessante, já que não será preciso gastar com algumas coisas entregues pelo espaço comercial.

O que é um centro comercial?

Centro comercial é um conjunto de estabelecimentos de varejo reunidos em um mesmo espaço, o shopping center é considerado um tipo de centro comercial. A ideia deste ambiente é contar com um variado mix de produtos, entre serviços e coisas para vender. Possui ainda a prestação de serviços e lazer, como lanchonetes, restaurantes e salas de cinema.

É comum que os centros comerciais possuam uma estrutura governamental, onde o síndico do condomínio é o responsável por algumas ações. Esse é um ambiente interessante para investir, já que conta com uma segurança reforçada e limpeza constante, o que ajuda a valorizar o espaço e por si só atrai clientes interessados.

Quais as vantagens de abrir uma loja em um centro comercial?

Existem diversas vantagens de abrir uma loja em um centro comercial. Por exemplo, o fluxo de pessoas é constante, existem lojas âncoras para atrair o público e o número de serviços oferecidos no empreendimento é elevado. Confira agora 15 benefícios de abrir uma empresa neste local:

1.     Elevada circulação de pessoas

Abrir uma loja em um centro comercial é garantia de um elevado fluxo de pessoas nas proximidades. Esses empreendimentos possuem uma boa movimentação de consumidores, geralmente interessados nos mais diversos produtos e serviços. Então, o importante é que a sua empresa possa se adaptar bem ao ambiente na qual será inserida.

Caso os produtos ou serviços entregues pelo seu negócio ajudem a completar o mix de atividades do centro comercial, há uma grande possibilidade de sucesso nessa operação. Além disso, não há aquele medo de que as pessoas não vão chegar até o seu negócios, porque elas já estarão lá. Então basta encontrar formas de atraí-las até a sua loja.

2.     Facilidade de acesso

Os centros comerciais geralmente ficam localizados em lugares acessíveis, o que é um grande diferencial em relação a outros ambientes para instalar lojas. Essa é uma das vantagens em relação ao comércio de rua, onde muitas vezes não há estrutura adequada para receber as pessoas. Aliás, isso vale principalmente para quem possui necessidades especiais.

O ambiente poderá contar com elevadores e escadas rolantes, que ajudam na movimentação das pessoas. Conforme a localização do centro comercial, é possível que existam rodovias, avenidas e ruas largas que dão acesso. Isso facilita a vida dos motoristas e torna mais agradável ir até a sua loja.

3.     Segurança

Sem sombra de dúvidas, é uma das maiores vantagens de apostar em um centro comercial. Os consumidores se sentem muito mais seguros quando estão fazendo compras em um local como este. Eles podem ir de loja em loja, sem medo algum e quando terminarem as compras, conseguem ir até o estacionamento e pegar seus carros, com total tranquilidade.

Além disso, os centros comerciais possuem equipes de segurança e formas de garantir o monitoramento dos ambientes. Por isso, o empreendedor não terá um gasto extra para garantir a segurança do seu comércio e dos clientes.

4.     Estacionamento

Ter estacionamento no seu ponto comercial é algo bem importante, ainda mais dependendo do ramo de atuação da sua empresa. Esse fator tem relação com a segurança e com a comodidade dos clientes. Os centros comerciais possuem grandes estacionamentos, contam com sistemas de gestão de vagas e garantem a tranquilidade para os consumidores.

As pessoas querem cada vez mais praticidade ao realizarem compras, então, ao alugar um ponto comercial em um local como este, a questão do estacionamento é facilmente preenchida.

5.     Comodidade para os clientes

Um centro comercial é um local que possui ambiente climatizado, banheiro e é protegido. Além disso, pode contar com área de lazer, praças de alimentação e bancos confortáveis. Assim como corredores espaçosos e outros equipamentos capazes de entregar toda a comodidade que os clientes necessitam.

Esse é um ambiente planejado para que as pessoas passem o máximo de tempo possível no local, circulando entre as lojas que fazem parte do mix. E conforme as pessoas circulam pelo espaço, podem entrar em sua loja. Enfim, quanto mais conforto existir, mais chances há de negócios, porque as pessoas se sentem bem e atraídas a comprar.

6.     Salas preparadas

As salas comerciais são preparadas para receber da melhor maneira possível a sua loja. Contam com uma boa rede de energia elétrica para oferecer o melhor conforto possível aos clientes e para proporcionar um bom design, conforme o estilo da sua marca.

O piso do centro comercial, por exemplo, é escolhido de uma maneira que entregue os melhores resultados possíveis ao seu negócio. Então, até mesmo condições que parecem não fazer muita diferença acabam contribuindo para o sucesso da operação.

7.     Opção boa para franquias

Os centros comerciais podem receber franquias dos mais variados segmentos de atuação. O importante é escolher um modelo de negócio que combine com o ambiente e que seja diferente dos existentes. Caso o centro comercial seja enorme, fica mais fácil de acertar na escolha, já que as operações não ficam tão próximas.

O modelo de franquias é cada vez mais crescente no Brasil, tanto em relação ao número de marcas adotando esse estilo de expansão quanto de novas unidades abertas. De fato, a possibilidade de adotar um modelo de sucesso atrai muitos investidores e torna o franchising uma boa escolha para empreender.

8.     Decoração

A decoração do centro comercial pode ajudar a atrair clientes para a sua loja. É algo que já está ali e que pode beneficiar o seu negócio sem nenhum tipo de investimento quanto a isso. Basta apenas pagar a taxa de condomínio e aproveitar o ambiente. Você pode não ligar, mas o conforto visual é algo indispensável para o sucesso de uma operação.

Ainda falando sobre decoração, é importante que a fachada da sua loja seja interessante. Em pontos comerciais de ruas nem sempre existe esse cuidado, mas ao instalar a sua empresa em um centro comercial, é algo que precisa ser cuidado. Portanto, é preciso trabalhar a decoração de uma maneira inteligente.

9.     Datas comemorativas

O comércio costuma lucrar muito mais nas datas comemorativas do que nas épocas comuns do ano. E quem possui uma loja em um centro comercial consegue perceber essa clara diferença, já que o número de pessoas é muito maior. No Natal, um Papai Noel atendendo os pedidos da criançada é o suficiente para gerar mais movimentação.

E tudo isso sem uma grande preocupação, já que o ambiente será preparado pelos responsáveis. É claro que a vitrine da sua loja poderá receber um reforço na decoração, mas o esforço para atrair clientes será bem menor. Durante as datas comemorativas será possível ampliar o faturamento e aproveitar ainda mais o espaço.

10. Lojas âncoras

Shoppings centers e centros comerciais geralmente possuem lojas âncoras, mais de uma. Pode ser um supermercado, uma loja de variedades ou empresa de roupas, por exemplo. São megalojas, cinemas e marcas famosas que ajudam a atrair o público para o ambiente. Mas, este público circula, não fica apenas nelas, o que ajuda a aumentar o fluxo de vendas.

Instalar uma loja próxima de uma grande marca é uma ótima ideia. Isso aumenta a exposição do seu negócio e mostra a sua força ao lado de uma gigante. Quem passa pelo centro comercial encontra no seu estabelecimento uma alternativa viável para fazer compras.

11. Relação com outras marcas

Já falamos sobre grandes marcas no tópico anterior e precisamos citá-las mais uma vez. É comum que empresas de grande porte desenvolvam campanhas grandiosas, com o objetivo de conquistar cada vez mais consumidores. Seja no Dia das Mães, Páscoa ou Natal, esse tipo de atividade é excelente para lojas localizadas no mesmo centro comercial.

Os centros comerciais possuem uma reserva que é usada para a realização de campanhas em épocas importantes, ajudando a aumentar o fluxo de pessoas. Por fim, a relação com outras marcas pode ir além, trabalhando com a venda de produtos relacionados ao que acontece em volta, como o lançamento de um filme ou de um livro, por exemplo.

12. Custos menores

Uma das principais vantagens de abrir uma loja em um centro comercial são os custos menores da operação. Sem considerar o aluguel, não será necessário investir em segurança, assim como os gastos com energia elétrica serão muito menores. Pode até parecer pouco, mas no fim do mês faz uma grande diferença na conta.

Existem até mesmo pontos comerciais instalados dentro de outras lojas. Esse é um modelo conhecido como store in store, onde todos os envolvidos saem ganhando. Contudo, é necessário que exista uma verdadeira sinergia entre os negócios envolvidos nesta operação, ou os resultados não serão tão bons.

13. Menor investimento na abertura

Além dos custos menores para manter uma loja em um centro comercial, os valores gastos para abrir a unidade também são interessantes. Os detalhes são menores do que os exigidos por shoppings centers, então é possível economizar. Basta contar com balcões e araras para abrir o seu negócio.

As taxas administrativas costumam não ser muito elevadas, assim como os valores do condomínio são atrativos. Esse investimento é refletido também na preparação da decoração para épocas comemorativas, como o Natal. Quem tem uma loja de rua deve cuidar de tudo sozinho, mas neste caso não, a decoração do local ajudará a chamar atenção para sua loja.

14. Opção para começar um negócio

Como os gatos para abrir uma loja em um centro comercial são menores do que em outros ambientes, esse pode ser o pontapé inicial da sua ideia. Existem empresários que iniciaram dessa maneira e que depois investiram em sedes próprias. É uma forma de testar o mercado e identificar se a opção realmente é boa.

Os quiosques aparecem entre as melhores alternativas para quem está pensando em investir dessa forma. O aluguel é interessante e inclusive podem ser abertas franquias nestes espaços. Se a ideia der certo, então pode partir para uma sala maior.

15. É fácil de alugar

Além de todas essas vantagens, é fácil de alugar um ponto comercial localizado neste tipo de empreendimento. E com o Place2b a tarefa é ainda mais simples, aqui você pode conferir modelos digitais em 360º dos ambientes disponíveis para locação, assim como pode enviar os documentos pela internet e encontrar menos burocracia.

Aqui você encontra diversos pontos comerciais prontinhos para instalar a sua loja. Pode fazer um tour virtual e depois marcar visita nos que mais gostar. É a forma mais tranquila de alugar, sem medo de errar e garantindo o sucesso do seu negócio.

O melhor de tudo é aproveitar cada um destes benefícios, potencializando o sucesso do seu empreendimento e contribuindo para atrair pessoas ao centro comercial. Então, se você quer alugar, está no lugar certo, aproveite as funções do Place2b e capriche na sua escolha!