7 tendências de franchising para 2021

7 tendências de franchising para 2021

Como em todas as coisas que existem no mundo, as franquias também possuem uma lógica de funcionamento. Então, para lhe ajudar a planejar o seu negócio, nesse artigo vamos falar das tendências de franchising para 2021. Assim, você vai poder ter uma boa noção de qual será a melhor área para investir e conseguir lucrar.

Todos os anos os setores que vão apresentar crescimento mudam bastante, por inúmeros fatores. Por isso, é sempre importante observar os setores que mais devem crescer no ano. Assim, as tendências de franchising para 2021 estão citadas nesse texto, e assim você poderá apostar no negócio certo.

Muitas pessoas possuem um capital interessante para fazer o investimento, mas como não conhecem o setor que estão investindo, podem perder muito dinheiro. Além de saber qual é o melhor caminho para empreender, alugar o ponto comercial ideal é importante. Quer saber mais sobre o assunto? Contaremos a seguir!

O que é franchising?

Franchising é um sistema em que o dono da franquia cede a pessoa que possui o desejo de abrir a franquia o direito de uso da marca ou patente. Assim, juntamente com o direito de distribuir exclusivamente ou semi-exclusivamente os produtos ou serviços oferecidos pela marca. Desse modo, todo o modelo de negócio pode ser explorado pelo franqueado.

A franquia é um modelo de negócio que pode ser bastante benéfico para as duas partes, pois permite o uso de uma marca já consolidada. Ao mesmo tempo que dá ao dono da franquia recebe um valor satisfatório, que lhe permite ampliar os seus negócios. Esse é um modelo muito comum nos Estados Unidos e que vem ganhando popularidade em nosso país.

Em suma, franchising é apenas uma forma diferente de chamar as franquias. Enfim, para que o modelo funcione é necessário que exista um franqueador (o dono da marca) e o franqueado (empresário que abre unidades).

Quais as vantagens de abrir uma franquia?

As vantagens de obter uma marca já relevante são inúmeras, uma vez que você vai dispor de um nome já forte no mercado e que vai lhe oportunizar obter muitos negócios. Existem marcas de franquia que vendem só pelo seu nome. Mas, se você ainda não está convencido, vamos fazer uma lista de vantagens de ser franqueado:

  • Possuir um sistema testado e aprovado;
  • Ter um índice de sucesso maior;
  • Obter auxílio de uma equipe experiente;
  • Ser procurado pelo público fiel daquela marca;
  • Adquirir um auxílio na negociação de ótimos pontos comerciais.

Realmente são muitas as vantagens de abrir uma franquia, principalmente se ainda não existir uma empresa desse setor no lugar em que você mora. Então, não espere mais tempo e corra atrás do seu sonho, de ser um empreendedor de sucesso.

Tendências de franchising para 2021

Investir em uma rede de franquias como um todo é um mercado muito lucrativo para quem faz parte do negócio. E em 2021 isso não vai mudar, a recuperação econômica geral do país já começou, assim os franchising vão se tornar ainda mais lucrativos. No entanto, existem alguns formatos que merecem mais destaques para 2021. Que são:

Home Based: devido à situação atual, é necessário que muitas empresas trabalhem de maneira remota. Isso muito provavelmente iniciará uma mudança nas empresas que passaram a ver benefícios em manter colaboradores no home office.  Por isso, deve ser uma tendência das empresas apostar em Home Based em 2021.

Micro franquias: essa é outra das tendências que devem ter uma ascensão ainda maior em 2021. Esses investimentos demandam no máximo um valor de R$ 90 mil. E cabem no bolso dos mais diversos empreendedores. Podendo ter os mais diferentes negócios, elas têm apresentado uma taxa de crescimento bastante elevada nos últimos anos, e em 2021 não deve parar.

1.     Investir em franquias de alimentação

Outra das tendências de franchising para 2021 são as franquias de alimentação. Basicamente esse é um setor que consegue se manter bem todos os anos, desde que ofereça um bom produto. Você pode pensar, mas como eles foram bem em 2020 se essas empresas não puderam abrir para receber clientes? Bom, a resposta é bem simples, delivery.

Basicamente todas as empresas desse setor em 2020 tiveram um aumento gigantesco de pedidos de delivery devido a pandemia. Então, mesmo não podendo abrir as suas portas, esse foi um dos setores menos atingidos pela Covid-19. E com a tendência de as medidas de restrições serem diminuídas em 2021, o setor deve voltar a faturar recebendo clientes em suas lojas.

2.     Apostar em modelos sustentáveis e saudáveis

Existem pessoas que são mais sensíveis às causas sociais e o impacto delas no mundo. Assim, devido ao marketing 4.0 ter chegado com força, muitas empresas e marcas passaram a realinhar os seus valores. Pois, muitos consumidores têm optado em fazer compras em lojas de marcas que defendem alguns ou vários valores que eles também possuem.

Por isso, várias das empresas começaram a se humanizar, visando atrair esse tipo de cliente. Também começaram a apostar em soluções consideradas mais sustentáveis, como reciclar o seu lixo, utilizar energias alternativas, inclusão social, entre outras medidas. No entanto, empresas que já nascerem com esses ideais terão uma vantagem por não precisarem se adaptar.

3.     Franquias na área da educação

Devido a pandemia em 2020, muitas pessoas tiveram que ficar em suas casas para não se expor à doença. E com isso, parte desse grupo procurou encontrar qualificação profissional. Para isso, buscaram nas diversas plataformas de cursos online a qualificação necessária para dar um upgrade em suas carreiras.

As franquias que mais se destacaram nessa área foram as que viram a oportunidade e investiram em propagandas, além de oferecer conteúdos gratuitos que chamaram a atenção do público. Com isso, ficou provado que esse é um ramo bastante rentável das franquias. Afinal, podem operar de maneira totalmente online, reduzindo os custos que teriam com infraestrutura.

Seu maior gasto seria investimentos na área de TI, para manter a estrutura do seu site funcionando. Por isso, a educação é uma das tendências de franchising para 2021.

4.     Investir em marketing digital

Muitas empresas finalmente passaram a perceber que investir em marketing digital é algo que dá muito retorno. Então, essa é uma área de muito crescimento em 2021, onde muitas empresas procuraram apoio para a sua área de comunicação. Desse modo, abrindo espaço para novas franquias de marketing digital que possua boas ideias.

Uma das maneiras de diminuir o impacto da crise derivada da pandemia tem sido investir reforçar a sua imagem no meio digital. Por isso, abrir uma empresa buscando explorar esse ramo parece ser uma ótima oportunidade. Ainda mais, que os custos para criação e implementação de uma empresa do ramo não necessitaria de grandes investimentos.

5.     Casa e construção

Esse foi um dos segmentos que apresentou um bom crescimento, tendo uma alta no último ano. Além de ser um dos principais destaques em relação ao faturamento em 2020. Aliás, só ficou atrás do ramo de comunicação, informática e eletrônicos, sendo que em 2020 praticamente vivemos nos comunicando a distância, foi um excelente desempenho.

Basicamente, nesse setor existe a possibilidade de se fazer um formato de Home Based, e assim criar uma micro franquia sem acabar gastando muito. O que é excelente para quem quer abrir uma franquia sem possuir muito capital. Mas, mesmo assim, ela é bastante rentável.

6.     Setor de informática e eletrônicos

Esse foi um dos setores mais importantes no ano de 2020, ou talvez o mais importante. Afinal, foi devido a ele que ainda podemos continuar trabalhando mesmo mantendo distância. A diversificação de produtos oferecidos, talvez seja o fator mais extraordinário deste setor, uma vez que ele oferece diversas possibilidades de serviços e produtos.

A possibilidade de trabalhar por home office na área é um dos pontos de maior impacto em seu crescimento. Pois, as franquias podem ser expandidas sem maiores custos, uma vez que basta contratar funcionários responsáveis que consigam exercer a função. Assim, esse setor está acompanhando as transformações do mercado de trabalho e do mundo.

7.     Serviços inovadores

Esse é um setor que investe nos serviços diferenciados, que acabam fugindo do padrão e por isso existem pouquíssimos concorrentes. Podemos citar exemplos como portaria, aluguel de bagagens e até telecomunicação.

Outra parte dessa área que pudemos citar é o mercado pet, que vem ganhando uma grande adesão por parte dos donos de animais que buscam lhe dar vidas confortáveis.

Com a economia brasileira voltando a se recuperar depois da crise, causada pela pandemia. Esse é um setor que deve apresentar crescimento e também é uma das tendências de franchising para 2021.

Tendências de franchising para 2021: escolha o ponto comercial perfeito

Agora que você já conhece quais são as tendências de franchising para 2021, basta escolher um ramo que combine com o perfil do negócio. Em seguida, pesquise sobre modelos de franquias que fazem parte e assim ficará mais fácil escolher uma. Não é difícil acertar, basta avaliar bem.

E tem mais uma condição que é fundamental para o sucesso do seu negócio: o aluguel do ponto comercial. Acontece que é preciso estar perto do seu público-alvo, oferecendo um ambiente agradável para as pessoas que visitam a sua loja. Por isso, o Place2b é o local ideal para encontrar a melhor opção da cidade!