O que é e para que serve uma administradora de imóveis comerciais?

O que é e para que serve uma administradora de imóveis comerciais?

Alugar um ponto comercial é uma missão que pode ser um pouco difícil, já que tem a parte burocrática e a negociação com os interessados em fechar o contrato. Isso faz com que muitas vezes o processo não vá para a frente. Hoje você vai entender o que é e para que serve uma administradora de imóveis comerciais, que ajudará a acabar com essa situação.

Nem sempre quem tem um imóvel disponível conta com tempo livre para fazer tudo aquilo que é buscado pelos interessados. Por exemplo, a falta de tempo para receber visitas pode dificultar o fechamento de negócios. E tem mais, é preciso manter a relação durante todo o vigor do contrato, algo que pode ser desgastante.

Contudo, ao possuir o auxílio de uma administradora de imóveis é possível superar essas condições. Aliás, existem diversos benefícios, porque toda a relação com os inquilinos passa a ser conduzida por ela. Entenda agora como é que funciona essa relação.

O que é uma administradora de imóveis comerciais?

Uma administradora de imóveis comerciais é uma espécie de imobiliária, mas que tem um foco diferenciado. Nas imobiliárias comuns, que alugam imóveis residenciais, basta anunciar o imóvel e então alguém aparece para alugar. Embora também sirvam com intermediários entre donos e locatários.

No caso da administradora de imóveis comerciais, após a assinatura de um contrato, eles passam a responder pelo ponto comercial. Desse modo, o dono encontra muito menos dificuldades para fechar um aluguel. Afinal, é um grande prejuízo deixar o espaço fechado, ainda mais quando fica meses nessa situação.

O Place2b, por exemplo, conta com um sistema digital, com o objetivo de conectar pessoas dispostas a alugar com aquelas que possuem um ponto comercial. Os interessados não precisam sair de casa, podem conferir imagens de qualidade e fazer um tour 360º pelo nosso site.

Quando o empreendedor decide fazer uma visita, para conferir todas as condições do imóvel comercial, esse processo é conduzido pela administradora. Então, é algo que garante muito mais praticidade neste momento.

Para que serve uma administradora de imóveis comerciais?

A administradora de imóveis comerciais serve para facilitar a vida do proprietário de um ponto comercial. Sabemos como a vida é cada vez mais corrida, e sozinho não conseguimos dar conta de tudo. Por isso, o processo de aluguel pode se tornar mais tranquilo.

Podemos dizer que funciona como uma espécie de “assessoria para aluguéis”, já que praticamente tudo passa a ser uma responsabilidade dessa empresa. Veja a seguir quais os benefícios e o que eles podem fazer por você:

1.     Avalição de imóvel

O proprietário de um imóvel pode não saber qual é o modo correto para determinar os valores que devem ser cobrados em um aluguel. Dessa forma, a administradora de imóveis comerciais pode auxiliar, já que essa é uma de suas principais atividades. Aqui no Place2b podemos ajudar você com essa questão.

Alguns proprietários podem colocar um valor muito acima do indicado, seja por considerar o imóvel bem localizado ou pelas características que a estrutura possui. Outros podem deixar o preço abaixo do mercado, o que também não é nada bom. Afinal, teria prejuízos em comparação com os valores que poderia receber.

Existem algumas regras que devem ser respeitadas, para que seja possível calcular um valor dentro da realidade. Porque quando o preço está muito alto para alugar, a tendência é que a propriedade fique vaga. A avaliação de um imóvel por profissionais é uma das melhores formas de garantir um aluguel justo e mais velocidade no fechamento de contrato.

2.     Divulgação do imóvel

Para fechar um contrato de aluguel de maneira mais veloz é necessário que existam pessoas interessadas nesta propriedade. E como fazer isso? A divulgação com o uso de fotografias profissionais é uma das melhores maneiras de produzir anúncios. Aliás, uma administradora de imóveis pode fazer total diferença neste momento.

Não adianta somente ter um ótimo imóvel, é necessário que ele seja mostrado para os empreendedores. A divulgação é essencial, assim como para a venda de qualquer produto. De fato, atualmente a internet ajuda com isso, e no Place2b contamos com um sistema exclusivo, onde os interessados podem conferir o imóvel em 360º.

Normalmente as empresas que trabalham com o aluguel de imóveis conhecem as melhores maneiras de anunciar. As fotos profissionais fazem uma boa diferença na comparação com imagens feitas pelo proprietário ou por qualquer outra pessoa. Aliás, nós oferecemos isso de maneira gratuita, o que auxilia bastante para fechar o aluguel.

3.     Acompanhamento de visitas

Quando o processo envolvendo o aluguel de um imóvel comercial é conduzido por uma empresa especializada, o proprietário pode ficar mais tranquilo. Desse modo, não é preciso se preocupar com o atendimento aos interessados e nem com as visitas que estes podem realizar. Tudo passa a ser conduzido pela imobiliária.

É importante ter uma postura profissional quando receber o visitante no imóvel, assim como esclarecer todas as dúvidas que possam surgir. O objetivo é mostrar as principais características, para fazer com que a pessoa tenha interesse em levar o negócio adiante. Afinal, esse é um processo muitas vezes demorado.

E nem sempre o dono do imóvel possui tempo livre em sua agenda para tomar conta dessa questão. Imagina ter que atender um cliente daqueles que gosta de conferir todos os detalhes, várias vezes? Certamente isso tomaria boa parte do seu tempo, mas não precisa ser assim.

4.     Análise de crédito e perfil do inquilino com uma administradora de imóveis comerciais

Os contratos de imóveis comerciais costumam ser longos, onde a quebra pode resultar em multa. Por isso, é importante que seja feita uma análise de crédito em relação a empresa que está buscando fazer a locação. Aliás, esse é um dos tantos processos burocráticos que existem no Brasil.

A administradora de imóveis comerciais poderá auxiliar você neste momento. Existem recursos e ferramentas que podem ser explorados neste momento, só que nem todos eles são conhecidos por leigos. Então, esse tipo de avaliação é importante para evitar prejuízos já com o contrato assinado.

O ideal é alugar para uma empresa já consolidada no mercado, que terá condições totais para pagar os valores todos os meses. Contudo, nem sempre é isso que acontece, por isso a análise é tão fundamental. O seu imóvel pode até mesmo ser a primeira sede de um novo negócio, que pode florescer e ficar neste ambiente por anos.

5.     A administradora de imóveis comerciais conduz a parte burocrática

Investir no setor imobiliário é uma boa ideia, já que é possível ganhar bons valores todos os meses com o pagamento de aluguéis. Acontece que encontrar um inquilino, ainda mais quando a peça é bem localizada e o custo elevado, pode ser difícil. Essa questão desanima quem pensa em investir em um imóvel comercial.

Mas, saiba que ao contar com o auxílio de uma administradora de imóveis comerciais essa condição pode ser superada. Toda a parte burocrática da negociação, como a ida em cartórios, receber visitas e ainda a parte jurídica é conduzida pela empresa. O proprietário pode ficar tranquilo.

O Brasil é um país onde existe muita burocracia e isso desanima muitas vezes. Por isso, contar com o apoio de quem entenda é interessante no momento de alugar um imóvel. Aproveite tudo o que a Place2b pode lhe entregar, é só Anunciar o seu Ponto Comercial.

6.     Assessoria jurídica

Qualquer negócio imobiliário deve ser feito conforme a legislação, cumprindo tudo o que determina a lei. De fato, uma boa administradora de imóveis comerciais possui um setor jurídico qualificado e confiável, capaz de garantir a tranquilidade dos proprietários. Assim é na Place2b, nossa equipe é de primeira, com foco em resolver as questões de maneira preventiva.

A Lei do Inquilinato conta com diversas regras, que tratam sobre o contrato de aluguel. Ela deve ser levada em consideração para elaborar um contrato que seja seguro ao proprietário, impedindo que o locatário decida sair do imóvel antes do prazo e sem pagar nada por isso. Também é uma forma de proteger o patrimônio contra danos.

7.     Administração do imóvel

Para que serve uma administradora de imóveis comerciais? Ora, para administrar o seu imóvel! Embora exista uma série de questões burocráticas, conforme citado nos outros tópicos, podemos afirmar que basicamente tudo passa a ser uma responsabilidade dessa empresa.

Toda a jornada, desde a publicação do anúncio, o surgimento dos primeiros interessados, até a assinatura do contrato, todos os detalhes são acompanhados de perto. Além disso, durante o período de vigência do contrato é a imobiliária que será a responsável pela relação com os inquilinos.

O proprietário não precisa se preocupar com esse tipo de problema. A empresa responsável irá prestar o suporte necessário para o locatário, explicando dúvidas e questões pertinentes, sempre que estas surgirem. E o dinheiro do aluguel todos os meses cairá na conta do dono do imóvel.