Como montar uma padaria?

Como montar uma padaria?

Abrir um novo empreendimento definitivamente não é uma das tarefas mais fáceis. É preciso muita dedicação e planejamento para tirar do papel um projeto da maneira correta e ainda arcar com toda a logística de funcionamento. Mas, afinal de contas, por acaso você sabe como montar uma padaria de sucesso?

Empreender no ramo de alimentos, de uma maneira geral, é uma tarefa bastante difícil nos dias de hoje. Isso porque você estará competindo com uma série de outros negócios, os quais oferecem basicamente a mesma opções ao consumidor, a não ser que decida se dedicar a um nicho bastante específico.

No caso das padarias, é preciso encontrar um diferencial para o seu empreendimento, o qual fará com que ele se destaque em meio a tantos outros. Além disso, é preciso alinhar a qualidade dos pães, bolos e salgados servidos com o atendimento e o próprio estabelecimento para fazer do espaço um ambiente único.

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre como montar uma padaria de sucesso nos dias de hoje. Além disso, falaremos sobre a importância de se planejar para a abertura de um empreendimento do gênero, assim como alguns passos que poderão fazer com que o seu negócio seja mais bem sucedido.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Você precisa de um bom planejamento para montar uma padaria

O fato é que ninguém abre um empreendimento da noite para o dia e faz com que ele se torne bem-sucedido. Na verdade, o sucesso, sobretudo no ramo de alimentos, é resultado de muita pesquisa e planejamento, os quais servem como um norte para as muitas ações de um negócio do gênero.

Para abrir uma padaria você terá que pensar no modo de funcionamento desse tipo de empreendimento. É preciso levar em consideração o fato de que irá precisar de um espaço físico, pensar como será esse ambiente, planejar não apenas a decoração como a área de atendimento e por aí vai.

O planejamento de um empreendimento como uma padaria, por exemplo, também envolve a definição de um público-alvo. É extremamente importante que você entenda quem é o seu público consumidor, quais são as características, do que eles gostam e precisam para, então, fazer com que o seu negócio seja uma solução para os seus problemas.

Ao traçar um plano de negócios para o seu empreendimento, você consegue ter ações muito mais eficientes e direcionadas. Dessa forma, não se sentirá perdido na hora de tirar o projeto do papel e abrir por definitivo a padaria, iniciando a produção dos pães e bolos e atendendo o seu público.

Confira mais algumas dicas importantes de como montar uma padaria:

1.    Escolha uma boa localização

Para montar uma padaria de sucesso você deve escolher uma boa localização, a qual esteja de acordo com o seu projeto. Isso porque de nada adianta abrir um empreendimento que seja inacessível para a grande maioria das pessoas, localizado em um lugar muito afastado e longe de residências ou estabelecimentos comerciais, por exemplo.

A boa localização para uma padaria de sucesso irá depender muito da cara que você queira dar para o seu negócio. Se a sua intenção é abrir um empreendimento de bairro, que atende a população de uma determinada região da cidade, é importante que ele fique em uma rua conhecida e acessível.

No entanto, caso o seu objetivo seja abrir uma padaria que atenda as pessoas que estão indo para o trabalho ou querem tomar aquele café de fim de tarde, talvez um lugar mais próximo ao centro seja a solução. Tudo irá depender justamente da cara que você quer dar para o seu empreendimento, do principal objetivo do mesmo.

VEJA MAIS: Marketing digital para empreendedores

2.    Invista em um espaço confortável e adequado

Outro ponto que deve ser levado em consideração por quem busca montar uma padaria de sucesso é a construção de um espaço confortável e adequado. Isso porque muitas padarias são conhecidas por serem apertadas, com filas de pessoas que querem apenas comprar um pão ou salgado e irem para casa.

No entanto, para se destacar em meio a tantos empreendimentos do gênero, é importante que você faça com que o ambiente do seu negócio seja confortável. Ou seja, é necessário ter uma área apenas para atendimento, e outra somente para exposição, assim como uma exclusiva para quem irá consumir no local.

É importante que todos esses espaços sejam bastante amplos, para que um não acabe interferindo no outro. Ou seja, você precisa sentar para tomar o seu café na padaria sem que as pessoas fiquem fazendo filas ao seu redor. Da mesma forma que precisa ir para a fila pegar o pão do dia sem que os funcionários fiquem passando.

3.    Invista em uma boa equipe de profissionais

O fato é que não há como desenvolver um bom empreendimento sem estar rodeado de bons profissionais, não é mesmo? É por isso que, para montar uma padaria de sucesso, você precisa investir em pessoas qualificadas e que estejam capacitadas para cada pequena função do seu negócio.

Uma boa padaria precisa contar com um (ou uma) excelente padeiro (ou padeira), responsável por aquele pão incrível que conquista o cliente. Da mesma forma, deve contar com alguém que saiba fazer um bom bolo e torta, assim como um excelente salgado - profissionais experientes e habilidosos na área.

No entanto, não é somente a parte de produção de uma padaria que precisa contar com bons profissionais. Nesses empreendimentos é importante contar com boas pessoas no atendimento, às quais saibam atender os clientes com educação, cordialidade e, também, com bastante rapidez.

VEJA TAMBÉM: Diferenças entre micro empresa, pequena empresa e MEI

4.    Aposte na divulgação da sua padaria

Quem nunca olhou a foto de um doce ou salgado em um stories no Instagram e ficou interessado em saber onde vende, não é mesmo? Pois é, isso só mostra que uma boa divulgação de um produto do ramo alimentício é essencial para o crescimento e sucesso de estabelecimentos do gênero.

Sendo assim, para montar uma padaria de sucesso você precisa apostar na divulgação em redes sociais e outros pontos da internet. Aposte, sobretudo, em boas fotos dos seus principais produtos, como o pão quentinho saindo do forno ou aquela grande bandeja de sonhos recheados preparados com amor.

Fotos assim, bem planejadas e devidamente editadas, conseguem conquistar a atenção de quem está passando pelo feed das redes sociais. Com isso, você consegue atrair mais clientes para a sua padaria através das suas publicações nessas plataformas, o que é meio caminho andado para o sucesso.

É preciso tempo para montar uma padaria de sucesso

Saiba que um empreendimento de sucesso não surge de uma hora para a outra. Não vai ser nos primeiros dias de atuação que o seu negócio contará com filas de clientes na porta. É preciso tempo para montar uma padaria de sucesso, para que a qualidade do seu produto seja conhecida pelo seu público-alvo.

Mais do que isso, você precisa encontrar o ponto comercial ideal para o seu negócio, aquele que vai ajudar a atrair clientes. E nós podemos ajudar, entre em contato!