Ideias de negócios para publico infantil

Ideias de negócios para publico infantil

Foi-se o tempo em que empreender com produtos para crianças era tido como algo menor ou, até mesmo, menos lucrativo. Hoje em dia, esse mercado é visto com muito bons olhos pelos empreendedores, sendo uma oportunidade e tanto também para quem quer inovar. Sendo assim, você precisa conhecer algumas das melhores ideias de negócios para o público infantil. 

Quando se fala em mercado infantil, a grande maioria das pessoas tende a pensar somente em brinquedos. Apesar de ainda ser um segmento e tanto a ser explorado, e extremamente lucrativo, este não é o único. Na verdade, os negócios para esse público são muito mais diversificados do que pode parecer. 

O fato é que existem vários tipos de produtos e serviços para o público infantil nos dias de hoje. Alguns inclusive, são voltados mais para os pais do que para as crianças em si, mas ainda assim envolvem os pequenos e despertam o desejo de compra ou interesse das figuras maternas e paternas.

Neste artigo, você irá conhecer algumas das melhores ideias de negócios para o público infantil nos dias de hoje. Além disso, falaremos um pouco mais sobre o panorama desse mercado no Brasil, o quão ele vem crescendo nos últimos anos e explicar porque investir nele pode ser tão interessante atualmente.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Antes de conhecer ideias de negócios para o público infantil, entenda o atual cenário

Antes mesmo de conhecer algumas das melhores ideias de negócios para o público infantil, é interessante que você entenda qual o atual cenário desse segmento. Afinal de contas, estamos falando de um mercado que, como já citado anteriormente, tem crescido bastante nos últimos anos - sobretudo em algumas áreas.

Para se ter uma ideia, o Brasil é considerado o quinto maior mercado infantil do mundo. São muitos os empreendimentos dessa área que nasceram aqui e se desenvolveram com sucesso. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, nem todos se concentram na produção de brinquedos - a qual também é extremamente relevante.

Uma pesquisa divulgada há não muito tempo pelo Sebrae mostra que as crianças movimentam cerca de R$ 50 bilhões por ano no Brasil. Esse número é simplesmente gigantesco, e mostra não apenas o quão lucrativo esse mercado é como, também, o quão pode ser. 

No entanto, não são apenas os dados atuais que contribuem para que o segmento de negócios para o público infantil seja visto com bons olhos. O fato desse mercado crescer mais ou menos 14% ao ano no Brasil, simplesmente o dobro do que os setores para adultos, é o que realmente impressiona.

Dito isso, confira algumas ideias de negócios para o público infantil:

Brinquedos e entretenimento 

Apesar do mercado de produtos para crianças não se resumir às lojas de brinquedos, não dá para simplesmente ignorá-las. Afinal de contas, querendo ou não, trata-se de uma das mais efetivas ideias de negócios para o público infantil, a qual costuma ter um bom retorno financeiro para os empreendedores.

Empreender no ramo de brinquedos e entretenimento para crianças é uma oportunidade e tanto nos dias de hoje. No entanto, é preciso entender duas coisas: quais são as características do seu público-alvo (sobretudo financeira) e quais são os tipos de produtos que estão na moda na atualidade.

Oferecer os brinquedos mais desejados e que realmente despertam interesse nas crianças é uma forma de fazer sucesso nesse segmento. Além disso, não se limite a bonecos, bonecas e carrinhos. Aposte também em jogos de tabuleiros e outras atividades voltadas para esse público, porém um pouco diferentes.

Moda e beleza 

Engana-se quem pensa que o segmento de moda e beleza é dedicado totalmente para os adultos. Na verdade, já há estudos que apontam para um crescimento significativo do mercado de roupas para crianças nos últimos anos, sobretudo no e-commerce. Sendo assim, não há como negar que essa é uma das melhores ideias de negócios para o público infantil. 

Apostar em lojas de roupas, acessórios, calçados e produtos para crianças é uma oportunidade e tanto nos dias de hoje. Em suma, você não irá captar sempre o desejo dos pequenos, mas sim dos pais, que querem sempre que seus filhos estejam bem vestidos e arrumados, com itens novos e bonitos.

Nesse segmento em específico, é interessante não apenas entender as características do seu público-alvo mas, também, saber se diferenciar dos concorrentes. Muitas vezes a forma de atendimento para com os pais e as crianças, ou até mesmo a inclusão de brindes nas compras, pode fazer com que o seu empreendimento se destaque e muito em comparação com os demais. 

Educação para o público infantil

A pandemia do novo coronavírus escancarou o problema da educação à distância em muitas escolas, sobretudo as públicas, e a sua ineficiência em muitos casos. No entanto, também acendeu uma lâmpada quanto a oportunidades: a de educação extra voltada justamente para o público infantil.

Sendo assim, saiba que, nos dias de hoje, a educação também é uma das ideias de negócios para o público infantil. Estamos falando de empreendimentos como escolas de idiomas para crianças, cursos específicos para os pequenos ou, até mesmo, aulas de música, dança, esportes e por aí vai.

São muitos os pais que querem que seus filhos tenham contato com uma educação extra ainda nos primeiros anos de vida, enquanto são pequenos. No entanto, faltam empresas e empreendimentos que entendam essa necessidade e a atenda com qualidade - com bons professores, preços acessíveis e por aí vai. 

Festas infantis 

E para finalizar a lista de ideias de negócios para o público infantil, temos um segmento que é muito popular nos dias de hoje: a de organização de festas infantis. Organizar um evento para as crianças pode ser uma tarefa dificílima e muito estressante para os pais, sobretudo aqueles que costumam trabalhar o dia inteiro.

Sendo assim, empreender nesse segmento, organizando por completo festas para crianças é algo que vem sendo buscado por muitos. Da decoração até a comida, esses são temas e necessidades que precisam ser atendidos por quem empreende nesse ramo que, cada vez mais, tem se mostrado em alta.