O que é Agile Franchising?

O que é Agile Franchising?

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e mudanças no comportamento humano, os empreendimentos precisam acompanhar as transformações que acontecem. Dessa forma, as franquias e os franqueados precisam seguir as tendências. Mas, você sabe o que é Agile Franchising? É sobre este assunto que falaremos hoje!

As organizações não podem ser imutáveis, precisam ter vida. É importante que elas possuem agilidade, como se fossem organismos vivos. Em geral, é um estilo que segue um foco na estrutura ideal de trabalho, com o objetivo de criar valor para os consumidores

De fato, buscar uma metodologia ágil que possa ser aplicada no seu negócio é um dos objetivos. Com isso, a empresa consegue responder rapidamente aos estímulos que recebe do mercado e dos consumidores. Além disso, existem alguns outros detalhes que você vai conhecer ao longo do texto.

O que é Agile Franchising?

Com o passar do tempo é comum que surjam novos segmentos de empresas ou que algumas especializadas na venda de determinado produto também passem a comercializar outros itens. Os concorrentes estão por todas as partes e é preciso buscar maneiras de superá-los. Dessa maneira, os empreendedores devem estar atentos para os modelos de negócios que seguem.

Não adianta somente ter um bom volume de clientes na sua loja, é preciso trabalhar o desenvolvimento de projetos que melhorem a jornada de compra. Ou seja, é preciso eliminar tudo o que possa fazer a pessoa deixar a sua loja antes de realizar uma compra. Então, os empreendedores precisam encontrar um alinhamento entre valor e oferta.

Quanto mais ágil for a empresa, mais vantagens o cliente deverá encontrar. Então, o ponto focal do trabalho são os franqueados. Em geral, o objetivo é o mesmo: conquistar e fidelizar os clientes, onde a franqueadora oferece todo o suporte necessário para chegar lá.

Com o uso de metodologias bem desenvolvidas é possível fechar negócios em menos tempo, seguindo o conceito do MVP (mínimo produto viável). Isso traz mais riscos para a rede, exigindo testes mais rápidos e ajustes nos conceitos empregados, exigindo ainda um maior grau de consciência dos franqueados.

Como funciona o Agile Franchising?

Em geral, os franqueados do Agile Franchising possuem mais liberdade para lidar com os problemas que surgem. Alguns dizem que essa é uma jornada que já começou e aqueles que adotarem primeiro terão vantagens no futuro.

Agile Franchising é interessante para quem não tem medo de errar e prefere trabalhar com prazos curtos. Os empreendedores que participam precisam lidar com a chamada agilidade emocional, que consiste em um conceito criado por Susan David, pesquisadora da Universidade de Harvard. Ele tem relação com maleabilidade e fluidez, para perceber as próprias emoções.

Em geral, quando o trabalho é bem feito, os franqueados passam a ter um sentimento de confiança e de pertencimento. Neste modelo, os franqueados possuem liberdade para criar campanhas e buscar oportunidades, conquistando mais clientes. Mas, não devem abandonar o padrão definido pela marca.

Essa cultura precisa estar presente em toda a cadeia, começando geralmente pela franqueadora. Outra questão fala sobre a desburocratização de processos, para dar mais autonomia aos franqueados. Inclusive, são eles que passam a cuidar de suas redes sociais.

Principais características desse modelo de negócio

A metodologia Agile transformou algumas condições comuns no segmento de franquias, dando mais liberdade para os procedimentos e protocolos. Assim sendo, existem algumas características que podemos destacar, como:

Empoderamento das pessoas: com isso, os franqueados possuem mais liberdade para a tomada de decisões e a solução de problemas;

Modelo de gestão ágil: o sistema é orientado para a desburocratização, com a criação de processos rápidos e simples;

Estratégias servem de ponto de partida: é necessário entender os consumidores e buscar maneiras de surpreender;

Hierarquia mínima: óbvio que existe um padrão de funcionamento que precisa ser adotado, mas isso é mínimo, os franqueados atuam praticamente como se fossem donos da marca.

Agile Franchising é um modelo que está ganhando espaço, mas que ainda não é totalmente popular. Inclusive, algumas gigantes seguem com protocolos rígidos, para que a cada nova unidade aberta seja respeitado o mesmo padrão.

Franchising faturou quase R$ 200 bilhões em 2019

O franchising faturou R$ 186,7 bilhões no Brasil em 2019, segundo o balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Assim, houve uma elevação de 6,8% em relação a 2018. Além disso, houve uma ampliação no número de unidades, subindo 4,7% e totalizando mais de 160 mil.

Segmentos como Comunicação, Informática & Eletrônicos, Alimentação, Casa & Construção e Serviços Automotivos aparecem entre os que mais evoluíram neste período. Em 2020 os números não devem ser tão positivos, já que devido a pandemia de Covid-19 as pessoas passaram a comprar mais pela internet.

Esse estudo foi realizado com base em 443 marcas que compõe um universo com 2.918 redes. Assim, os dados consistem em 41% das unidades e a 48% do setor de franchising no Brasil. Ou seja, essa é uma pesquisa por amostragem, com dados coletados em entidades representantes de determinados setores.

Você já sabe o que é Agile Franchising e agora percebeu que os números são positivos. Então, por que não analisar modelos de franquias e trabalhar com um deles? O estilo franquia low cost é uma boa ideia para quem deseja começar a empreender, por exemplo.

Vale a pena abrir uma franquia?

De fato, quando uma pessoa compra o direito de usar uma marca, no estilo franquia, passa a trabalhar com um modelo de negócio já consolidado. Dessa maneira, a chance de erros é bem menor do que começando um projeto do zero e sem nenhum conhecimento.

Existem diversos tipos de franquias que você precisa conhecer e se estiver pensando em abrir um negócio desse tipo, aqui no Place2b você encontra as melhores alternativas. Alguns tipos de negócios combinam melhor com quiosques, enquanto outros são mais interessantes em lojas.

O melhor de tudo é que você pode conhecer oportunidades incríveis sem sair de casa. Temos um modelo 3D que permite um tour virtual sobre os pontos comerciais disponíveis para locação. Não perca tempo e conheça agora mesmo as melhores opções da cidade!