Como vender online: 7 dicas para começar agora

Como vender online: 7 dicas para começar agora

Nesta pandemia muitas pessoas têm recorrido a meios alternativos para ganhar dinheiro, como vender online. Mas, nem todo mundo tem experiência com esse tipo de coisa, por isso trouxemos esse texto para ajudar nossos leitores que estão começando a atuar nesse ramo.

Como vender online? É uma questão complicada porque existem muitas formas, não é uma matemática exata. São diversas as possibilidades de vendas oferecidas quando entramos no mundo virtual. Mas, nesse texto tentaremos lhe dar dicas importantes para ser bem-sucedido nessa área.

1.     Planeje o que vai ser vendido

Mesmo esse sendo um item um pouco óbvio, ele é muito importante. Pois, para saber qual é a melhor forma de vender um produto, antes é necessário possuir conhecimento de qual será o item que vai ser vendido.

Existem duas opções de itens que é possível vender: a primeira são itens que o próprio vendedor fabricou. E a segunda é revender itens adquiridos pela internet ou em sua cidade mesmo.

A melhor forma de escolher o produto certo para comercializar é fazer um bom estudo do mercado. Para assim ver quais são as maiores tendências do ramo que foi escolhido para vender produtos.

Contudo, caso opte por produzir o seu próprio produto para vender será necessário que destine um espaço para isso. Além de também precisar de espaço para guardar seu estoque, seja de produtos prontos ou de materiais utilizados na fabricação.

No entanto, caso opte por revender produtos, o espaço físico utilizado vai depender da maneira como vai gerir seu negócio. Provavelmente precisará destinar algum espaço para estoque, para não depender do seu fornecedor. Aliás, aqui no Place2 você encontra os melhores pontos comerciais da cidade.

Para encontrar o melhor fornecedor possível é interessante falar com diferentes opções e ver qual oferece as melhores condições. Nessa etapa vai ser necessário estudar os concorrentes para poder assim precificar os seus produtos.

2. Conheça o seu público-alvo para vender online

Depois que é definido qual produto vai ser oferecido, definir os preços e conhecer os concorrentes, é a hora de definir, conhecer, e entender o seu público-alvo. Afinal, assim será mais fácil negociar com os mesmos.

Dessa maneira vai ficar muito mais fácil encontrar os melhores métodos de chegar até os seus clientes. Pois, normalmente, cada público-alvo costuma usar plataformas diferentes de comunicação e notícias.

Logo, conhecendo os clientes será possível escolher os melhores meios de chegar até eles e atraí-los com os seus produtos. Só assim será possível vender seus produtos tanto para quem está perto quanto para pessoas de outros estados ou países.

E é claro que para vender para pessoas de outros lugares é necessário possuir uma logística de entrega, que precisará ser planejada.

Escolha uma ou mais plataformas de vendas online

Como vender online é algo que necessita de divulgação, então é necessário encontrar uma plataforma para vender. Atualmente existe uma grande quantidade de plataformas que possibilitam que sejam realizadas vendas pela internet.

Com essa grande quantidade de opções é necessário que o vendedor passe algum tempo analisando quais podem ser as mais rentáveis. Além de identificar quais são as que o seu público-alvo mais acessa.

No entanto, as plataformas de vendas das redes sociais costumam ser as mais rentáveis. Afinal, a circulação nas redes sociais é muito grande. Por isso, sempre acaba aparecendo alguém interessado em produtos que você está vendendo.

Por exemplo, o Facebook possui o Marketplace, que é uma ferramenta tremendamente útil para aquelas pessoas que desejam vender algo pela internet. O processo é bastante facilitado, pois apresenta um visual bastante agradável, além de ser uma plataforma com muitos acessos.

Essa rede social ainda lhe permite focar bastante no seu público-alvo. Pois, como todo mundo sabe, o Facebook possui grupos, então é possível explorar esses grupos para oferecer seus produtos para o público mais interessado nele.

Mas, não é só o Facebook que apresenta uma boa opção de vendas. Por exemplo, existem ferramentas interessantes que trabalham com vendas comissionadas, como o Hotmart, onde é pago uma comissão por cada venda dos seus itens. Existem também os anúncios pagos do Mercado Livre, que destacam os seus produtos.

Se quiser também pode criar o seu próprio site ou e-commerce, e trabalhar divulgando ele em outros lugares. Pode até mesmo apostar em pagar o Google para o buscador postar seus anúncios.

Como vender online fazendo um planejamento financeiro

A melhor forma de evitar que lhe apareçam surpresas desagradáveis é realizar um planejamento financeiro. Onde vai ser possível projetar as suas despesas e receitas e assim perceber o quão rentável é o seu negócio.

Vários fatores devem ser considerados no seu planejamento financeiro. Pois, quase tudo em um negócio possui custos e precisam ser avaliados. Por exemplo, o vendedor terá gastos com:

  • Tecnologia;
  • Estoque;
  • Transporte;
  • Matéria-prima;
  • Marketing;
  • Entre outros fatores.

Tudo isso precisará ser considerado para que possa ter maior certeza de o quão rentável é o seu negócio. Além de saber o quanto será possível gastar em cada setor sem comprometer a sua receita.

Prepare um bom estoque para vender online

O estoque é um ponto interessante que precisa de planejamento, mas não é muito difícil de ser feito. Contudo, é interessante fazer para usar no seu planejamento financeiro, por exemplo. Além de ser útil para se ter um bom controle de produtos disponíveis.

Basicamente, para fazer o planejamento de estoque será necessário definir a quantidade de produtos que serão produzidos e se eles serão guardados, ou só serão feitos sob encomenda.

Claro, a matéria-prima também precisará ser estocada, mas isso vai ser definido com base no modo como será feito o produto. Assim, é possível saber a quantidade que deverá armazenar.

Planeje a sua logística

Algo que é importante quando se pensa em como vender online é a logística. A venda é online, mas como vai ser feita a entrega? Bom, isso vai precisar ser planejado, e felizmente hoje temos algumas diferentes opções.

Podemos utilizar os correios, transportadora e até mesmo aplicativos de entrega. O custo dessa entrega precisará ser considerado no seu planejamento financeiro. Por isso, pense bem antes de escolher a melhor forma para o seu negócio.

Lembre-se que entregar o produto dentro do prazo e intacto. Afinal, isso é tão importante quanto o preço que será pago à empresa que vai transportar o produto.

Divulgue seu produto, essa é alma do negócio

O ponto mais importante para quem quer saber como vender online é a propaganda. Se os internautas não conhecem o seu produto, eles não tem como comprá-lo. Para divulgar seus produtos é possível fazer através de um blog ou pelas redes sociais.

Até mesmo investir em propagandas pagas é uma alternativa interessante. No entanto, pagar por marketing também precisará ser considerado no planejamento financeiro, mas costuma dar um bom retorno se bem feito.