Como descobrir quem é o público alvo da sua loja?

Como descobrir quem é o público alvo da sua loja?

Descobrir quem é o público alvo da sua loja serve para que? Serve basicamente para determinar se o seu empreendimento dará lucros ou não. Um dos maiores erros dos empreendedores é não conhecer os seus clientes ou potenciais consumidores. Aliás, o achismo em relação a essa questão é algo péssimo e que precisa ser combatido.

O conceito de público alvo ganhou ainda mais força com o desenvolvimento da internet nos últimos anos. Assim, campanhas no Facebook ou no Google podem ser criadas com facilidade, mas é preciso segmentar as pessoas que receberão o conteúdo. Porque quem não faz isso, acaba atirando para todos os lados e dificilmente acerta um alvo.

Então, quem são os seus clientes? Qual é o perfil de pessoas que costumam frequentar a sua loja? Qual é a motivação que possuem para fazer tais aquisições? São questões fundamentais e que devem ser aplicadas no momento de definir o seu público alvo. Além disso, permitirá o desenvolvimento de estratégias específicas para atingir os futuros clientes.

De modo geral, descobrir o público alvo de um negócio é um dos pontos principais para o sucesso do empreendimento. Aliás, quando você encontra o cliente certo, percebe que ele realmente está disposto a investir. Porém, muitas empresas ainda não sabem como chegar lá e seus proprietários não sabem como definir o público alvo.

O que é público alvo?

Antes de falarmos sobre como deve ser feita a definição do público alvo, é preciso que você entenda o que realmente representa essa questão. De modo geral, significa uma parte da sociedade em que vivemos e que pode consumir os produtos vendidos pela sua loja.

Ajuda a ter uma segmentação de perfis, para facilitar a escolha do ponto comercial para a sua loja e também para melhorar a comunicação. Assim, são pessoas que certamente terão mais interesse nos produtos vendidos pela sua loja.

Para chegar numa definição correta, devem ser levados em consideração diversos aspectos e hábitos de consumo, as preferências desses consumidores e outros detalhes. Aliás, quanto mais ricas forem as informações, mais bem definido será o seu público alvo.

Por isso, se você é empreendedor, precisa pensar nas melhores estratégias para captar estes dados. Então, vale a pena fazer uma reflexão e colocar em prática as melhores dicas para isso.

Por que é importante descobrir quem é o público alvo da sua loja

Escolher, ou melhor, identificar o seu público alvo é algo fundamental para o sucesso de sua loja. Acontece que essa estratégia será fundamental para que os lucros de sua empresa aumentem.

Com a definição do seu público alvo será possível determinar melhor ações de marketing, que poderão ser baseadas nisso. Contudo, para chegar aqui é preciso passar por todas as etapas antes da definição do tal público alvo.

Quem queima etapas pode acabar desperdiçando dinheiro com gastos desnecessários, já que investir capital em marketing pode representar perdas para o negócio. Por isso, é importante fazer essa análise completa e definir bem quais são os principais perfis de consumidores do seu negócio.

Como identificar o público alvo da minha loja?

O ideal é que o público alvo seja definido antes mesmo de alugar um ponto comercial para receber a sua empresa. Mas, se isso não for possível, talvez o rendimento do seu negócio não seja bom conforme o planejado. Contudo, não adiantará quase nada vender ótimos produtos ou ter um serviço especializado e não conhecer as pessoas que se identificam com eles.

O público alvo consiste nos potenciais clientes do seu negócio, aquelas pessoas que certamente teriam interesse pelo serviço ou itens vendidos na sua loja. Por isso, é muito importante definir e entender quais são as pessoas mais propensas a fazer compras no seu estabelecimento comercial.

Podemos dizer que é um grupo de pessoas com interesses e características em comum, como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Lugar onde mora;
  • Faixa salarial.

Dessa forma, fica mais fácil para identificar quais são as pessoas realmente interessadas em comprar o seu produto. Além disso, quanto mais detalhes forem definidos nesta etapa de identificação do público alvo, melhores devem ser os resultados das vendas.

Não adianta apenas dizer que o seu produto é voltado para homens. Ou você acredita que um senhor de 65 anos, já aposentado, tem os mesmos interesses de um jovem de 18 anos? Ou então de um homem com 35 e filhos pequenos? Certamente não. Então, é preciso segmentar.

Mas, como definir o público alvo da minha loja? Para chegar lá, é preciso adotar algumas estratégias especiais, que citaremos a seguir. A partir disso, a escolha do ponto comercial e o desenvolvimento de campanhas será facilitado.

Avalie o mercado para descobrir quem é o público alvo da sua loja

Essa dica vale principalmente para quem ainda não abriu a sua loja e pensa em fazer tudo da melhor forma possível. Então, tente fazer uma pesquisa no mercado, para descobrir onde estão as oportunidades escondidas. Aliás, muitas vezes determinados públicos não contam com serviços que gostariam, por isso pode ser uma boa investir neste aspecto.

Durante essa avaliação, tente identificar a forma como a concorrência atua, quais são os diferenciais oferecidos por cada uma dessas empresas e o que você poderia fazer diferente. Além disso, identifique os canais de comunicação utilizados, onde está concentrado o público e qual é a forma de linguagem adotada.

Quando estiver analisando o mercado, tenha uma postura de consumidor e não apenas de empresa. Assim, uma boa opção é fazer compras nestes concorrentes, para descobrir quais são os pontos fortes e os pontos fracos dos negócios.

Então, a primeira coisa para identificar o público alvo de sua loja é fazer uma análise de mercado, pesquisando principalmente nas empresas que serão suas concorrentes.

Fale com pessoas e identifique opiniões

Se você tem um objetivo definido - neste caso identificar qual é o público alvo de sua loja - pode ser um ótimo negócio falar com diferentes pessoas. Assim, poderá encontrar aqueles que realmente teriam interesse nos produtos vendidos pela sua loja.

E essas conversas não precisam ser realizadas de maneira pessoal. Hoje o Facebook tem dezenas de milhões de usuários no Brasil e milhares de grupos, então pode fazer perguntas nestas comunidades ou mesmo chamar pessoas no privado.

Tente adquirir informações sinceras destes consumidores, para que consiga definir qual realmente é o seu público alvo. Além disso, será uma maneira de melhorar o atendimento e focar naquelas pessoas que possuem mais chances de comprarem do seu negócio.

Faça uma pesquisa com quem já comprou

Ainda não consegui identificar o público alvo da minha loja, o que fazer? Uma boa solução é pesquisar com pessoas que já compraram produtos anteriormente no estabelecimento. Então, prepare um questionário simples, que pode ter questões como:

  • Faixa etária;
  • Estado civil;
  • Se possui filhos;
  • Onde trabalha;
  • Renda mensal.

A pessoa não precisará informar o seu nome, basta preencher estas informações e colocar em uma urna. Assim, você terá acesso a detalhes fundamentais para definir quem é o seu público alvo.

O público alvo pode ser segmentado

O público alvo para a sua loja pode ser amplo, por isso é preciso definir parâmetros e identificar formas de segmentar. Acontece que mesmo dentro de um grupo específico de pessoas, os perfis são completamente diferentes, então é preciso atender diferentes expectativas.

Para isso, o primeiro passo é a segmentação. Assim, isso pode ser realizado de acordo com alguns índices, como: idade, profissão ou estado civil. A partir disso, conteúdos variados poderão ser produzidos, para atender as diferentes categorias segregadas.

Isso pode ser importante no momento de definir quais serão os preços dos produtos vendidos na sua loja. Além disso, um mesmo produto pode ter diferentes modelos, que podem ser focados em públicos específicos.

Desenvolva um cadastro de clientes

Uma das formas de identificar o público alvo de sua empresa é por meio da máquina de leads. Então, você pode desenvolver conteúdos inteligentes para o seu site, onde os usuários só terão acesso se deixarem o e-mail e o número do telefone.

Isso também pode ser feito na sua loja física, caso ela já esteja funcionando. Então, busque formas de estimular os consumidores a fornecer suas informações, neste caso pode ter ainda a data de nascimento, o endereço completo e outras características.

Com o cadastro desenvolvido, será possível enviar e-mail marketing para as pessoas que passaram as informações para o seu negócio. Mas, saiba que muitos nem irão abrir a sua mensagem, então é preciso ter foco e não desistir.

Resolva os problemas do seu público alvo

As empresas só existem para resolverem problemas e dúvidas das pessoas. Por isso, empresa que não resolve problema algum não tem demanda. Isso pode ser levado em consideração no momento de identificar qual perfil de pessoa é provável que compre seus produtos.

Quais problemas os produtos vendidos pela sua loja são capazes de resolver? Qual benefício trazem para os consumidores? Pense nisso!

É preciso encontrar qual é o diferencial, para superar os concorrentes e principalmente para identificar qual é o público alvo. Além disso, será possível identificar o lado negativo do produto e evitar ou tentar superar.

Outra forma de pensar nisso é tentar identificar quais problemas os clientes precisam resolver. Isso certamente auxiliará no momento de definir o público alvo.

Defina uma persona

Afinal, como definir o público alvo da minha loja? Bom, isso vai ficar mais fácil com o desenvolvimento de uma persona. O que vai ajudar principalmente com o desenvolvimento de campanhas de marketing, servindo para segmentar bem o público.

Isso é algo mais profundo do que apenas definir o público alvo, já que a persona apresenta uma definição específica, trata sobre os hábitos e trabalho, mostrando qual é o consumidor mais provável para os produtos de sua loja.

De modo geral, é o desenvolvimento detalhado, como se realmente fosse uma pessoa real. Dessa maneira, será possível otimizar as suas estratégias e pensar em novas formas de divulgação, para chegar em quem realmente é um potencial consumidor dos produtos da sua loja.

O desenvolvimento da persona será possível seguindo as dicas anteriores. Assim, já terá uma bagagem e será mais fácil para definir qual é o perfil ideal de consumidor para a sua loja.

Desenvolva campanhas e analise as métricas para descobrir quem é o público alvo da sua loja

Com tudo muito bem desenvolvido, você que já tem uma loja aberta poderá começar a realizar campanhas pagas. Além disso, será possível analisar as métricas, para identificar se as pessoas identificadas como alvo realmente estão demonstrando interesse pelos produtos anunciados.

É normal que alterações sejam feitas no meio do procedimento, fazendo uma sintonia fina e conquistando melhores resultados na sequência. Mas, para que os resultados sejam possíveis, as métricas devem ser analisadas constantemente.

A sua loja não vai vender apenas para o público alvo

Boa parte dos lucros do seu negócio serão gerados por vendas feitas para consumidores definidos como público alvo. Mas, não somente eles serão os responsáveis pelos lucros da loja.

Então, por que é importante descobrir o público alvo da minha loja? Porque não adianta tentar abraçar o mundo inteiro a acabar tendo um mal desempenho por causa disso.

Além disso, o volume de negócios gerados por quem não faz parte do público alvo será bem menor. Mas, isso não quer dizer que eles também não devam ser tratados bem.

A Place2b está ao seu lado para descobrir quem é o público alvo da sua loja

A Place2b é uma empresa preparada para lhe auxiliar com todas as questões que envolvem a abertura de uma loja. Então, se você está buscando por um ponto comercial, aqui é o lugar certo para isso. Dessa forma, leve alguns detalhes em consideração neste momento, fazendo a melhor escolha possível.

Qual é o público alvo da minha loja? Essa é uma pergunta que deve ser feita no momento dessa definição. Além disso, podemos ajudar com outras questões pertinentes, como o procedimento para a abertura de um negócio, dicas para os varejistas enfrentarem a crise e tudo sobre a forma como a pandemia atingiu os pequenos negócios.

A Place2b está ao lados dos empreendedores em todos os momentos. Por isso, entre em contato agora mesmo e garanta um auxílio completo no momento de alugar um ponto comercial e abrir a sua loja!