Saiba como encontrar um ponto comercial ideal para a sua loja

Saiba como encontrar um ponto comercial ideal para a sua loja

Encontrar um ponto comercial ideal para a sua loja pode ser o diferencial do seu negócio. Isso pode definir a longevidade e a rentabilidade de um estabelecimento. Sendo assim, pode ser que a melhor opção seja realmente buscar por esse ponto comercial ideal para a sua loja.

Porém, se você tem o desejo de abrir um comércio, precisa ter um bom planejamento para estruturar a ideia. Por esse motivo, escolher um ponto comercial ideal para a sua loja é uma etapa importante.

Isso porque um ponto mal escolhido pode ser a sentença de morte do seu negócio antes mesmo de ele começar. Então, se deseja encontrar um bom ponto comercial para a sua loja, acompanhe as dicas a seguir.

Planeje o modelo do negócio da loja antes de procurar o ponto comercial ideal para a sua loja

Antes de procurar ponto comercial ideal para a sua loja, é preciso pensar em tudo. Isso inclui desde o que vai vender, para quem vai vender e até mesmo por qual preço vai vender. Além disso, a localização deve atuar a seu favor e não contra a você.

Por exemplo, abrir uma loja de 1,99 no bairro nobre da cidade pode ser uma ideia arriscada. Mas não é só isso, já que uma loja de grife em um bairro popular também pode ser um tiro no próprio pé. Cada uma dessas lojas possui características próprias feitas para locais específicos.

Sendo assim, o seu imóvel deve ser condizente com a sua localização e a proposta do seu negócio. Portanto, é preciso realmente planejar todo o processo de início do empreendimento, principalmente o local onde ele vai funcionar.

Contrate um corretor de imóveis para encontrar um ponto comercial ideal para a sua loja

Se você tem dificuldades, pode contratar um corretor de imóveis. Isso porque você poderá passar suas exigências e ele vai encontrar um ponto que satisfaça suas necessidades.

Esse profissional atua de duas formas distintas. Na primeira, ele pode ser contratado pelo dono de um local para vendê-lo ou alugá-lo. Já na segunda forma, ele é contratado por uma pessoa que está procurando um imóvel para alugar ou comprar.

Sendo assim, se você optar em contratar um corretor, vai se encaixar no segundo caso. Então, é você que terá que remunerar esse profissional pelo serviço.

Porém, se o investimento for justo, então ele valeu a pena. Isso ocorre já que o corretor só vai receber se ele entregar um imóvel que se encaixe em todas as necessidades exigidas por você.

Estabeleça uma metragem mínima para o espaço

Ao procurar um ponto comercial ideal para a sua loja, é importante definir a metragem mínima e repassar esses dados para o corretor de imóveis.

Não pense apenas no local em que serão exibidas as mercadorias. Leve em consideração se tem local para estoque, local para armazenar produtos de limpeza e outros. Todos esses exigem espaço.

Uma dica para poupar o espaço é ter uma parte de armazenagem externa, onde os produtos ficam estocados fora da sua loja.

Não pague mais do que você pode pelo ponto comercial ideal para a sua loja

A partir do momento que você estoura o orçamento com o ponto comercial, seu negócio já começa ruim. O princípio é não dar o passo maior que as pernas. Primeiramente, você precisa avaliar se todo o esforço financeiro vale a pena.

Por esse motivo, é importante levar em consideração o estabelecimento. Por exemplo: o corretor pode apresentar um local espaçoso e caro, mas que está além do que você precisa.

Já em outros casos, ele pode apresentar um ponto do tamanho exato que você precisa, mas que precisa de boas reformas. Das duas formas você vai acabar gastando mais do que poderia, o que vai impedir com que o ponto comercial ideal para a sua loja seja o melhor.

Fuja de pontos que não darão certo

Fuja daqueles locais que nos últimos anos abrigaram vários negócios diferentes. Esse local deve ser evitado a todo o custo, e não é superstição, é lógica.

Se nenhum estabelecimento consegue permanecer nesse local por muito tempo, provavelmente há algo nele que prejudica as vendas desses negócios.

Pode ser que o local não seja seguro o suficiente, o que acaba por prejudicar as lojas. Também existe a possibilidade de o valor do aluguel seja caro ou possua um recuo, o que diminui o fluxo de clientes.

Sempre terá algum motivo, então se você não quer que seu negócio faça parte da estatística, não se instale nesses locais.

Avalie potenciais concorrentes pelo ponto comercial ideal

O desejado por todo mundo é ter uma loja sem concorrentes por perto, pois assim não precisa competir por atenção de ninguém. Mas esse nem sempre é o caso. Sendo assim, é importante prestar atenção para as lojas rivais.

Lojas com produtos de beleza próximas costumam concorrer uma com a outra. Ainda assim, a procura por elas é grande. Ao pesquisar o preço dos serviços, as pessoas costumam visitar locais que possuem estabelecimentos próximos uns aos outros.

Dessa forma, os lojistas se beneficiam um dos outros com o fluxo de pessoas. Sendo assim, talvez uma galeria comercial seja uma boa ideia.

Observe a infraestrutura e a segurança do ponto escolhido

Quando for procurar pelo ponto comercial ideal para a sua loja, dê a preferência para locais com boa infraestrutura. Isso porque essa atitude atrai mais clientes em potencial.

Um acesso facilitado com bastante segurança faz a diferença no sucesso do seu negócio. Esses fatores influenciam diretamente sobre o fluxo de pessoas na região. Ruas mal iluminadas ou locais de difícil acesso tendem a afastar clientes em potencial.

Estabeleça um valor para eventuais modificações

Por melhor que seja o ponto, é impossível encontrar um que dispense qualquer adaptação. Então, mesmo que seja apenas para mudar as cores da parede, sempre terá algum trabalho necessário.

Dessa forma, esse custo precisa estar incluído no seu controle de gastos. E, como essas mudanças são imprevisíveis, é necessário ter uma reserva de emergência para fazer essas eventuais modificações.

VOCÊ VAI GOSTAR: 7 vantagens de alugar uma loja em um posto de gasolina

Informe-se sobre a lei de zoneamento local

Consulte se a lei de zoneamento da região permite que você abra seu negócio no local. Atualmente, todo município possui uma lei que rege o uso do espaço. Essa é a Lei de Zoneamento e Uso do Solo.

Dessa forma, ao procurar um ponto comercial ideal para sua loja, é preciso checar se a construção está conforme a legislação. Caso contrário, isso poderá gerar problemas no futuro.

Um exemplo é um local ter estacionamento na calçada sem a permissão da lei. Se houver fiscalização, é obrigatório fazer a correção e o ponto perderá essas características.

Analise as condições impostas pelo proprietário no contrato de aluguel

Logo após ter encontrado um espaço que atenda suas necessidades e com um aluguel justo, é hora de analisar o contrato. Então, é preciso tomar cuidado e prestar atenção às condições impostas pelo proprietário.

Porém, fique atento. Se tiver alguma cláusula abusiva, você pode pedir que ele a retire. Essa é uma forma de garantir seus benefícios ao encontrar um ponto comercial ideal para seu empreendimento.

Você também deve ficar atento a eventuais alterações que podem ser realizadas no espaço desejado. Em caso de descumprimento das regras, você deve pagar uma multa, geralmente retirada da caução.

Portanto, é preciso atenção para que todos os detalhes sejam respeitados da melhor forma possível. Assim vai ser mais fácil garantir a integridade do espaço que você vai alugar para começar seu negócio.

Aqui você encontra o ponto comercial ideal para a sua loja!

Aqui no Place2b você encontra os melhores pontos comerciais da cidade! Trabalhamos com um sistema diferenciado, permitindo que o número de opções disponíveis sempre aumente. Então, os comerciantes podem navegar por nossas opções e selecionar aquelas que são mais interessantes.

Aproveite para conhecer todos os detalhes do ponto comercial e marque uma visita naqueles que mais lhe agradar. Sabemos como é importante fazer a escolha certa, para aumentar a lucratividade do negócio. Não perca mais tempo, entre em contato agora mesmo!