Como escolher a localização do ponto comercial

Como escolher a localização do ponto comercial

Se você é um empreendedor você deve imaginar as inúmeras responsabilidades que tem, inclusive sobre como escolher a localização do ponto comercial.

Você terá todas essas respostas nesse artigo.

Por isso, saber escolher a localização do ponto comercial perfeita não é uma tarefa fácil para o empreendedor devendo ser levado em conta alguns pontos importantes que você vai saber tudo aqui. Vale a pena saber de todas as dicas essenciais para a escolha perfeita da localização do seu empreendimento.

Para que você tome a melhor decisão no momento de escolher alocalização perfeita para o seu ponto comercial aqui a sua pergunta: Alocalização do ponto comercial importa? Será respondida aqui!

Saber escolher a localização do ponto comercial é importante para o sucesso do negócio

Quem é empreendedor sabe como é difícil a escolha do pontocomercial de sucesso, mas é um fator importante para o sucesso do seu negócio.

Por isso, você que é empreendedor deve saber todas as vantagens de uma boa localização. A escolha certa do local de seu ponto comercial já é o ponto crucial para atrair clientes. Depois da escolha certa é o momento de atrair os clientes para que o seu empreendimento ande movimentado e dando lucro.

Antes de escolher a localização do ponto comercial é necessário que sejam realizadas algumas pesquisas, que são:

  • Identificar qual o público que mais passa por esse lugar;
  • Qual o público reside nas proximidades;
  • Qual o público que passa diariamente por o local de onde pretende abrir a sua empresa;
  • Quais pessoas passam para ir para o trabalho, estudar ou lazer;
  • Descobrir o motivo que as pessoas passam por aquele local (podem ser clientes em potencial);
  • Quais pessoas frequentam os comércios vizinhos;

Todos esses pontos supracitados são de suma importância

A pesquisa de localização e saber quem passa por aquele local vai fazer com quem você saiba quem são os seu futuros clientes em potencial. Por que é sempre muito importante saber sobre as pessoas que passam pelo local escolhido, quem mora perto, quem passa por ali constantemente, pois poderão vir a ser seus clientes.

A localização do ponto comercial importa? Agora você pode começar a perceber que a localização do ponto comercial é o início do sucesso do seu negócio.

Escolhendo o pontocomercial certo para o seu negócio

Agora que você sabe que a localização do ponto comercial éimportante para o sucesso da sua empresa é necessário que saiba algumas coisasimportantes como:

  • Saiba quem são os seus “vizinhos”, se são concorrentes ou não;
  • As empresas vizinhas tem um fluxo bom de pessoas? Qual a movimentação?
  • A concorrência vizinha tem tradição no mercado? Qual o porte dessas empresas?

Essas perguntas deverão ser respondidas de acordo com a pesquisa realizada por você, pois é bom saber o necessário sobre as empresas ao redor.

A localização do ponto comercial é importante

Sendo um vizinho que não é concorrente e tem uma boa movimentação, isso pode te ajudar a ter novos clientes.Já os vizinhos que vendem produtos semelhantes ao seu, você deverá ser o diferencial no mercado.

​Muitas vezes não é um concorrente, mas pode ser uma empresa que completa o seu negócio. Exemplo: você tem uma loja de calçados e o seu vizinho de roupas. ​Outro ponto que pode garantir o sucesso do seu empreendimento é a localização que exista a sinergia.

​A localização do ponto comercial é importante para o sucesso e crescimento do seu empreendimento. Por isso, saiba escolher com as dicas a seguir.

Dicas para escolher a localização do ponto comercial perfeita

Muitas pessoas investem e abrem empresas e muitas vezesfecham muito rápido sem retorno algum, a escolha certa da localização do pontocomercial faz toda a diferença para manter o seu negócio aberto.

Muitas vezes o negócio dá certo em um lugar e não dá certo em outro lugar, isso tudo é por causa da localização. O local escolhido por você empreendedor deverá ter “a cara” de seu negócio para que assim você colha frutos de todo o investimento. Antigamente as pessoas locavam ou compravam pontos comercias que tinham o maior fluxo de pessoas, ainda isso acontece, mas não é o ponto principal.

É crucial saber que o êxito de seu negócio depende dalocalização certa, por isso a equipe da Place2bseparou para você algumas dicas que vão te ajudar nessa escolha:

  • Realização de pesquisas: como já dito mais acima, deverá ser realizada uma pesquisa sobre a localização. Uma pesquisa minuciosa sobre a movimentação, público-alvo, os comércios vizinhos;
  • Público-alvo: outro ponto importante é saber quem é seu público alvo e a frequência que passam em frente ao seu ponto comercial, este tópico será abordado mais;
  • Pesquisa econômica: aqui a pesquisa será realizada na região do ponto comercial para saber dos investimentos necessários para que possa abrir o negócio no lugar escolhido, cada bairro tem uma realidade e o ponto deve ser de acordo com a localidade escolhida;

Dicas

Todas essas dicas é reforçando ainda mais como a pesquisa éde suma importância para o seu negócio e para a localização de seu pontocomercial.

Saiba fazer a escolha do seu ponto comercial com sabedoria e lembrado que o local é escolhido de acordo com a atividade que sua empresa realiza.

Invista no pontocomercial

Ao escolher o ponto comercial certo o próximo passo éinvestir nele para que possa dar mais conforto aos seus clientes.

Você comprou ou alugou o ponto comercial? Isso é outro ponto que merece destaque é a partir daí que você vai saber o valor que vai investir. Para quem está começando agora no empreendimento é mais indicado que seja alugado o ponto comercial, até mesmo para ver o retorno financeiro do local escolhido.

Quem prefere comprar o ponto comercial e tem dinheiro para isso, caso você queira vender futuramente e sendo um ponto comercial lucrativo fica mais fácil para vender. Agora que você já tem o ponto comercial chegou o momento de você deixar a cara do seu público alvo.

Estrutura e espaçofísico do ponto comercial

Escolher o ponto comercial ideal é o início do seu sucesso edo negócio escolhido, mas depois da escolha certa tem outros pontos que devemser analisados.

No momento de escolher você tem que ficar atento a toda a estrutura do local que pretende locar ou comprar. Porque um bom imóvel para o seu negócio é aquele que não apresenta problemas na estrutura.

Saiba analisar a conservação do imóvel. Toda a parteelétrica e hidráulica devem ser analisadas.

Preste atenção nas paredes, no piso, nas portas, se existe infiltração para que você não seja pego de surpresa futuramente. Por que tudo deve ser examinado para ver quanto vai gastar com reformas. Geralmente sempre precisa de algum reparo ainda mais se for um imóvel mais antigo, mas evite gastos altos com reformas.

Leve em conta os reparos e tamanho

Caso o lugar que escolheu precise de muitos reparos e você percebeu que vai gastar muito com reforma é melhor procurar um outro ponto comercial. Por isso, o espaço físico é outra característica muito importante o tamanho real do lugar que escolheu. O tamanho local é para ter uma noção de quantas pessoas você espera atender no seu negócio, seja nos horários de pico ou nos que têm menos movimentação.

Pergunte-se

Você tem que se perguntar: os clientes que vou receber o lugar escolhido acolhe bem todos? O espaço do ponto comercial é confortável para os clientes em horário de pico? Tendo essas respostas você terá noção sobre o espaço do local.

A parte administrativa também deve ser levada em conta, pois você merece um conforto no local que irá trabalhar.Um lugar confortável ajuda a ter melhores resultados em seu empreendimento.

Não precisa exagerar no tamanho do local, um lugar grande demais pode resultar na perda de capital, por isso escolha o tamanho ideal para o seu negócio. Por isso, escolha o tamanho certo para acolher os seus cliente e tem sucesso no seu ponto comercial.

Visibilidade para oponto comercial

Aqui você vai utilizar a pesquisa que foi realizada para que acerte ainda mais no ponto comercial de sucesso. Você precisa de um lugar que tenha visibilidade e isso ajuda com a movimentação do lugar escolhido.

É sempre bom destacar o erro de alugar um lugar que tenha ponto de ônibus, pois atrapalha na acessibilidade de seu negócio. A fachada do seu ponto comercial deve ter uma boa visibilidade por todos que passam por ali, observe bem a visibilidade do lugar escolhido.

Faça do seu ponto comercial o sucesso de seu negócio fazendo as escolhas certas.

Passe durante todos os horários para ver qual é a real movimentação e se realmente vai fazer uma boa escolha caso feche negócio. A fachada do seu negócio vai ser de acordo com o que você está oferecendo aos seus clientes. Por isso, invista no marketing do seu negócio e um fachada que realmente chame atenção do seu público-alvo e de todos que por ali passam.

Cuidados que devem ser tomados ao escolher a localização do ponto comercial

Não erre no momento da escolha do ponto comercial e paraevitar erros e problemas futuros é necessário tomar alguns cuidados como:

  • Assinar o contrato de locação é o momento mais importante para iniciar o seu empreendimento;
  • Tenha o auxílio de um advogado para que o mesmo analise todas as cláusulas existentes;
  • O prazo do seu planejamento deverá ser utilizado nesse momento para estipular o tempo que pretende ficar no imóvel;
  • Certifique que antes de assinar o contrato se o local escolhido é realmente o certo para o seu negócio;
  • Verifique em frente o ponto comercial a visibilidade e evite locais que tenham ponto de ônibus na frente, pois faz com que a visibilidade do seu ponto seja comprometido com aglomeração de pessoas;
  • O ponto comercial deverá ter a visibilidade de pessoas que passam por ali e não que ficam paradas como é o caso do ponto de ônibus, pode ser um lugar de frente para um ponto de ônibus do outro lado da rua de preferência;

Pense no cliente

  • Não deixe a ansiedade atrapalhar na escolha do seu ponto comercial, escolha com cautela;
  • Conheça bem o seu público-alvo e escolha o local, a fachada da sua empresa pensando neles;
  • A acessibilidade é o ponto forte do seu negócio;
  • Não compre um ponto comercial pensando em vender depois, pense apenas no seu empreendimento e não em vender futuramente;
  • Pense na sua segurança e dos clientes, pesquisando sobre a segurança do local escolhido e acerte na escolha do ponto comercial.

Dicas para escolher a localização do ponto comercial

​Já está evidente que o ponto comercial influencia diretamente no nível de vendas do seu negócio. Sendo assim, considera-se a escolha da localização também como uma estratégia de marketing. Por isso, você deve se atentar a alguns pontos específicos, os tópicos abaixo vão te ajudar a escolher o ponto ideal para o seu negócio.

1. Qual o seupúblico-alvo?

O seu negócio deve estar acessível ao seu público-alvo.Sendo assim, é de extrema relevância você traçar as características do perfildas pessoas que você deseja alcançar.

Para isso saiba, em primeiro lugar, o sexo do seu público-alvo e a idade do mesmo. Após isso, defina o nível de escolaridade dos seus possíveis clientes. Depois do nível de escolaridade, saiba a classe social do seu público e aspectos culturais dele. Porque, feito isso você conseguirá identificar os possíveis locais onde o seu público está localizado.

2. Seu ponto éacessível?

A acessibilidade é um dos fatores cruciais, como foi ditoanteriormente. Para testar se seu ponto comercial é bom, é importante você secolocar no lugar do cliente.

Por exemplo, se o seu negócio tem uma boa visibilidade e ocliente demonstra interesse enquanto passa de carro na rua, mas não encontra umlugar para estacionar, apesar da boa visibilidade, o seu negócio não éconsiderado acessível.

Portanto, a depender da sua localização, é importante você ter um estacionamento de carro, motocicletas e bicicletas. Porque isso valoriza o seu negócio.

3. Posicionamento

O posicionamento é importante. O seu ponto além de visível eacessível deve estar bem localizado.

Comércios em esquinas, em semáforos ou em paradas de ônibus, é o sonho de qualquer empreendedor, não é mesmo? Isso é porque os tráfego de pessoas é grande em todos os turnos. Mas sabendo do seu público-alvo, do seu horário de pico de vendas, é importante que o seu ponto comercial esteja em um lugar agradável, com sombra e bem arejado.

4. Acompanhe aevolução

O mercado sempre está em constante evolução. Portanto, o ponto comercial ideal para bons rendimentos é aquele que acompanha a evolução. O design do lugar onde ele está localizado devem estar em harmonia. Verifique também se no local existe esgoto a céu aberto, acúmulo de lixo, etc, se tiver, não invista em um lugar assim.

5. Pesquise o custo

Em todo lugar que você transita existe placa de “Aluga-se”.Mas antes de você alugar o seu ponto comercial, pesquise acerca dos valores.

Analise bem se o custo-benefício é lucrativo para você. Lembre-se que o desespero, em muitas das vezes, acaba atrapalhando no momento de escolha. Por isso, analise bem o local que você está negociando e peça a opinião de uma pessoa de confiança e que entenda do assunto.

A importância de como escolher um ponto comercial perfeito

​Agora que você já sabe os como escolher o melhor ponto comercial quero que saiba a importância de escolher um bom ponto comercial. Sendo assim, não adianta você ter um bom produto e um ótimo serviço se você não tem uma boa localização, esse é o início do sucesso de sua empresa, a localização.

​Não cometa o erro de escolher o seu ponto comercial apenaspela movimentação da rua.

Todos os pontos aqui analisados são de suma importância.​Use o seu tempo para fazer uma pesquisa sobre o seu público, sobre o localescolhido, a concorrência, segurança, a acessibilidade, tudo isso vai fazer adiferença no seu ponto comercial.

​O seu público-alvo deve identificar com o ponto comercial escolhido por você é o fundamental para que o seu negócio tenha sucesso.​

Gostou do Artigo como escolher um ponto comercial? Então, siga a nossa página no Instagram e saiba mais.