Expansão de franquias: como acelerar o processo de crescimento da sua rede

Expansão de franquias: como acelerar o processo de crescimento da sua rede

Gerenciar um negócio pode ser uma tarefa das mais difíceis, é verdade. Mas, você sabia que é possível evitar dor de cabeça, ao mesmo tempo em que é possível expandir a sua rede? É isso mesmo, e você vai aprender, nesse texto, como melhorar a expansão de franquias. Então, consultor de expansão, chegou a hora de fortalecer o seu trabalho.

Mas, primeiramente, será preciso entender melhor sobre o que é uma rede de franquias. Isso porque, atualmente, esse é um dos segmentos que mais cresce no mercado nacional, sendo um dos mais fortes. É muito fácil comprovar essa popularidade das franquias: basta dar uma volta pelos shoppings da sua cidade. E é aí que entra a atuação do consultor de expansão.

Então, como profissional da área, você sabe que as redes de franquias são um dos meios mais seguros para facilitar o crescimento de um negócio. Além disso, elas também são uma forma de valorizar e ganhar espaço para uma marca no mercado. Entretanto, nem tudo são flores. Esse cargo traz muita responsabilidade, e será necessário muito conhecimento, e experiência, para ultrapassar desafios e dificuldades.

O que é expansão de franquias?

Antes de mais nada, você precisa entender, detalhadamente, o que é a expansão de franquias. Então, nada mais justo do que uma rápida explicação. Assim, a expansão de franquias é, nada mais do que replicar um conceito de negócio já existente, porém em outro local, ou mercado.

Assim, o novo negócio vai operar de maneira a se basear no modelo de atuação da marca original, mas de forma independente. Isso significa que, cada peça da franquia gerencia sua loja de maneira única, mas as orientações gerais de como realizá-las, será igual para ambas as lojas.

Qual é a importância da expansão de franquias?

Agora que você já sabe o que é a expansão de franquias, chegou o momento de entender qual a importância desse conceito. Isso porque, como visto acima, entrar no ramo das franquias pode ser um negócio muito lucrativo. Dessa forma, será possível expandir a atuação, e visibilidade, da marca.

Então, diferentes regiões, e mercados, serão atendidos pelos franqueados, todos operando de maneira similar, e com as mesmas características, da loja original. Assim, a marca poderá gerar muito mais lucro, caso a expansão da franquia ocorra de maneira inteligente e eficiente.

É por toda essa importância que a franquia pode ser a chance de muitos pequenos negócios se expandirem amplamente. Então, saiba que existem muitos exemplos como esses, de empresas que começaram pequenas, no interior do Brasil, e se expandiram para todo o estado, ou para todo o país.

Mas, entrar para o mundo das franquias é uma estratégia que também possui riscos. Então, como em todo negócio ou investimento, será preciso conversar muito bem com o empresário, e fazê-lo entender os pontos positivos das franquias. Por esse motivo, confira, a seguir, dicas para melhorar sua atuação na expansão de franquias.

1.               Conheça o mercado e faça um planejamento

Antes de mais nada, você precisa conhecer muito bem o mercado de atuação da empresa, para ter certeza de que franquear é a melhor opção. Isso porque, existem diversas maneiras de se expandir um negócio, sendo a franquia apenas uma delas.

Entretanto, como você viu mais acima, a franquia é um dos melhores jeitos de fazer uma empresa crescer. Além dessa forma, também é possível estudar a unificação entre empresas, venda de licença de produtos, entre outras formas.

Portanto, como profissional da área de expansão de franquias, é seu dever entender o mercado do seu cliente, e fazer um levantamento da região a receber a franquia. Dessa forma, será possível entender o comportamento, e as necessidades, do bairro, cidade, estado, ou até país, a receber a franquia.

Então, será preciso entender qual o nível de aceitação da marca neste novo local de atuação. Além disso, é bom saber o quanto será preciso investir, para que os novos franqueados saibam muito bem como tomar a decisão.

Dessa forma, após estudar todos os caminhos possíveis, será muito mais fácil entender como iniciar a construção do planejamento dessa expansão. Esse projeto vai oferecer ao possível franqueado, dados, informações, e uma base concreta para a expansão.

2.               Determine o modelo de expansão

Então, ao ter certeza de que a franquia é a melhor opção para o crescimento do negócio, será preciso seguir com o plano. Mas, existem alguns tipos diferentes de expansão a serem considerados para a franquia. O modelo mais famoso, e também utilizado, é o de Crescimento em Espiral.

Para que a franquia cresça em espiral, o plano inicial deve incluir poucos franqueados no primeiro ano de atuação da marca. Outra dica importante nessa etapa, é de que as franquias devem ser implantadas em locais de relativa proximidade com a unidade original. Ou, se possível, no mesmo mercado. Assim, terá mais segurança financeira antes de desbravar maiores batalhas.

3.               Desenvolva um plano de expansão

Agora, será preciso desenvolver o plano de expansão dessa franquia. Esse documento é essencial para guiar os franqueados na implantação das novas unidades. Isso porque, essas instruções trarão a forma de operar, e a identidade visual, da franquia. Então, é aqui onde os franqueados vão saber quais os tipos de mobiliário a serem utilizados, fachada, padrão de atendimento, e mais.

O documento também vai trazer outras informações, como o espaço físico da loja, e manuais de atendimento, treinamento, contatos importantes da franquia, documentos, e muito mais. Portanto, capriche no desenvolvimento do plano de expansão, pois ele será o primeiro contato da rede com novos franqueados.

4.               Selecione os franqueados com critério

Uma das maiores dicas para quem trabalha com expansão de franquias, é a seleção criteriosa dos franqueados. Isso porque, não basta apenas ter o valor a ser investido, mas os novos candidatos devem apresentar outras qualidades para o perfil da franquia.

Então, será preciso conversar, pessoalmente, com os interessados em investir na franquia. Essa etapa é extremamente importante, pois, caso a marca seja administrada por mãos erradas, poderá ser manchada para sempre. O ideal é sempre marcar uma reunião, cara a cara, com os possíveis investidores, e só fechar contrato caso todos os detalhes sejam repassados, e de comum acordo.

5.               Ofereça treinamentos necessários

Um ponto importante para o sucesso na expansão de franquias, é a manutenção necessária após o fechamento do contrato. Isso significa que não basta apenas coletar o dinheiro dos investidores. Então, a franquia deve oferecer capacitação para os profissionais que vão atender em nome da marca.

Essa etapa é importante, pois garante que mesmo os franqueados com pouca experiência, possam ofertar um bom serviço em outras unidades da marca. Assim, será preciso criar planos de treinamento para todos os funcionários das novas unidades, garantindo a boa execução das rotinas de trabalho dentro das unidades.

6.               Garanta suporte técnico

Além do treinamento, a franquia deverá oferecer apoio aos franqueados. Mas, é preciso deixar muito bem claro para as unidades, que a marca não exige bons padrões de qualidade, e atendimento, enquanto ignora suporte que possa vir a ser necessário.

Isso significa que, todo o apoio em divulgação, preparação e logística de produtos e materiais, e muito mais, serão ofertados pela marca. Logo, será preciso criar um documento que explique todas estas áreas de atuação da empresa para com seus franqueados.

7.               Acompanhe as novas unidades

Por fim, mas não menos importante, é preciso entender que não é possível assinar um contrato para uma nova franqueada, e deixá-la atuando de maneira totalmente independente. Então, faça o acompanhamento destas novas unidades, para saber se tudo está sendo realizado dentro dos conformes.

Assim, a franquia poderá ser fortalecida como um todo, com a matriz oferecendo o suporte necessário, e as franqueadas garantindo os padrões de qualidade e atendimento exigidos. Nunca se esqueça de que as franquias utilizam a marca da empresa que está sendo expandida, e é importante que essa marca seja muito bem preservada para maior sucesso na expansão.

Expansão de franquias e escolha dos pontos comerciais

O profissional responsável pela expansão de franquias pode auxiliar na escolha do ponto comercial que será ocupado pelos novos franqueados. Afinal, é uma pessoa que tem conhecimento na área e consegue ajudar com a sua bagagem.

Por isso, saiba que aqui no Place2b você encontra as melhores alternativas da cidade! Se está em busca de um ponto comercial para receber as novas unidades da marca, aproveite o nosso sistema e confira várias opções.