O que é uma franquia social?

O que é uma franquia social?

Você sabe o que é franquia social? Atualmente, as franquias estão em alta. Mas, será que existem diferentes tipos desse modelo de negócio? E quais são as diferenças entre eles? Nesse texto, você confere tudo sobre o tema.

Primeiramente, é preciso entender que o modelo de franquias é chamado de franchising. Hoje em dia, esse tipo de empreendimento está presente em todo o planeta, e trouxe bons resultados para empresários em diferentes localidades.

Isso porque fica claro que as franquias podem ser adaptadas para as diversas culturas e ambientes ao redor do globo. Além disso, o franchising é um modelo de negócio escalável, o que favorece muito a economia local.

Então, assim que a rede é desenvolvida, também é criada uma cadeia gigante de novos empreendedores. Essas são pessoas que vão trabalhar para a geração de emprego. Dessa forma, cria-se uma nova classe econômica.

Isso significa que o franqueador vai ganhar um aumento na sua rede. Já o franqueado poderá acessar a marca e modelo de negócios da franquia, além do ganho de escala. Assim, todo mundo sai ganhando.

É interessante notar que esse modelo de negócios é único e muito característico. Ou seja, o franchising possibilita com que se repliquem conceitos de maneira viável e sustentável. Para tanto, são utilizados produtos e serviços com um bom custo-benefício, além de carregar a identidade da marca.

Por conta disso, as franquias estão cada vez mais populares. E é por conta disso que é preciso saber o que é uma franquia social. Atualmente, esse modelo de negócios se espalhou até em contextos ambientais e sociais.

LEIA MAIS: Formas de adaptar a loja física para superar a pandemia

Saiba o que é uma franquia social?

Para entender mais sobre o assunto, você deve compreender as diferenças entre a franquia social e a tradicional. Então, é preciso ficar de olho em dois fatores importantes para a forma como cada uma dessas franquias age. Eles são:

Econômico

Nessa maneira de se realizar o franchising, a franquia é comercial. Então, é normal que a marca espere com que o consumidor pague pelos produtos ou serviços consumidos.

E é claro que o valor pago deve suprir o valor do produto oferecido, obtendo lucro.

Assim, a diferença aqui é que a franquia social não tem como objetivo o lucro. A ideia é ser autossustentável, ampliar a rede de atuação e levar a franquia para mais localidades.

Com isso, o projeto social cresce. Por fim, todos os recursos obtidos são revertidos para investir no próprio projeto.

Finalidade

Outro fator tem relação com o objetivo da franquia. Nas comerciais, o que se quer é vender um produto que os clientes vão querer. E isso pode ir do mais comum, como sanduíches, até o mais diverso, como roupas e afins. 

Essa é a diferença chave, já que numa franquia social, o foco é vender o que as pessoas necessitam. Então, aqui entram produtos ou serviços básicos, como água limpa e potável, educação, atendimento médico, enfim.

Porém, pode ser que você acredite que esse tipo de produto não é realmente uma necessidade. Mas, não se esqueça de que em alguns países, esses recursos são escassos e demandam urgência.

As diferenças entre o que é franquia social e ação social

Além disso, a franquia social também é diferente de outras ações sociais comuns. Abaixo, você confere as diferenças entre elas, por conta de três aspectos muito importantes.

Processos

Primeiramente, a forma como a solução vira efetiva é através da replicação. Então, formaliza-se essa replicação para que o que não funciona seja abandonado e as práticas que funcionam sejam passadas adiante.

Sendo assim, é preciso ter cuidado para que as técnicas empregadas passem a trazer efeito para a franquia e a localidade. Confira a seguir os fatores a serem levados em conta.

Gestão

Para uma franquia social, é importante garantir que o processo esteja sendo seguido corretamente e de maneira eficaz durante todas as etapas. Assim, a gestão é importante para que o objetivo final seja cumprido de maneira sustentável.

Escalabilidade

Por fim, a ideia é resolver problemas e apresentar soluções para a maior quantidade de pessoas que for possível. Com isso, espera-se que o problema social seja eliminado, ou ao menos reduzido.

Além desses três fatores, as ações sociais também encontram alguns problemas. Entre eles, o foco na resolução imediata do problema é o principal. Um bom exemplo está na falta de água para uma comunidade.

Uma ação social iria construir um poço. Já uma franquia social iria planejar a construção, realizar a manutenção, garantir de que a água está potável e vá durar anos, enfim. Ou seja, é preciso garantir que o objeto social perdure por um longo tempo.

LEIA TAMBÉM: 7 tipos de franquias que você precisa conhecer

O que é preciso para implantar uma franquia social sustentável?

Agora que você sabe o que é uma franquia social, é preciso aprender como implantar uma. Então, saiba que os passos são exatamente iguais aos da implantação comercial. Porém, existe uma diferença, e ela é a necessidade em se medir e projetar o impacto social e ambiental da implantação.

Em geral, quando se instala uma franquia comercial, o primeiro passo é medir os lucros que o local vai trazer. No caso da social, é preciso identificar a necessidade básica que deve ser atendida.

Sendo assim, essa necessidade pode ser social ou ambiental. Para resolvê-la, a franquia social vai utilizar ferramentas de gestão para desenvolver as soluções. Mas, não se deve esquecer as partes financeiras e legais. Tudo isso impacta o negócio.

Entretanto, é comum que tudo dê certo justamente por conta do franqueador. Isso porque, como você viu antes, a franquia já conta com um modelo de funcionamento planejado, testado e aprovado.

Com tudo isso, será possível garantir a sua franquia social, e trazer melhorias ao ambiente onde ela está inserida. Entretanto, como visto nesse texto, é preciso ter cuidado para que os processos, gestão e objetivo saiam como planejado.

Se for preciso, você pode contar com o auxílio e conhecimentos do franqueador, já que ele entende sobre como a franquia atua. Além disso, não se esqueça de realizar pesquisas para saber se a localidade a receber a franquia realmente possui necessidades a serem atendidas.