15 dicas para não errar na hora de alugar um ponto comercial

15 dicas para não errar na hora de alugar um ponto comercial

Muitas vezes a empresa desenvolve um produto bacana, mas o seu ponto comercial está mal posicionado geograficamente. Isso pode acontecer pelo afastamento do público-alvo, que fica em uma região da cidade, mas a empresa atua em outra. Uma pesquisa antes de definir o local é interessante para não errar na hora de alugar um ponto comercial.

A estrutura do ponto comercial é algo que precisa ser levado em consideração. Se for muito pequeno, mas as atividades da empresa exigem algo grande, será um problema com o passar do tempo. O tipo de construção e a conservação também precisam ser bem definidos, para atrair mais clientes.

A região em que a loja ou a empresa será instalada precisa ser considerada, já que a atração de clientes depende disso, quanto mais fluxo existir, melhor será. É interessante também pensar na questão do estacionamento, dando mais conforto para quem for visitar o seu estabelecimento.

O empreendedor deve ficar atento para todas as permissões exigidas antes de fechar o contrato. E por falar neste documento, ele precisa ser feito em papel, ou mesmo virtual, e nunca somente de boca. É a melhor forma para evitar problemas no futuro e garantir os seus direitos e deveres.

1. Para não errar na hora de alugar um ponto comercial saiba o que a sua empresa precisa

O primeiro ponto a ser considerado na escolha de um imóvel comercial é saber o que realmente a empresa necessita. O ambiente deve ser adequado para receber bem todos os clientes e frequentadores da loja, além disso, a acomodação dos funcionários e o estoque de materiais são outros fatores que precisam ser levados em consideração.

Tente encontrar um ambiente que traga mais comodidade para todos que irão trabalhar por lá e também para aqueles que vão visitar o espaço. Podem custar mais caro, mas salas comerciais que possuem cozinha, banheiro e outros detalhes são interessantes para satisfazer algumas necessidades e podem ajudar a economizar no futuro.

Economizar no custo do aluguel pelo tamanho não é uma boa opção. O ponto comercial deve atender tudo o que é exigido para o bom funcionamento da empresa. Não adianta nada ter uma nova sede que não ofereça aquilo que é preciso. Quem pesquisa bem acaba encontrando um ambiente com o tamanho ideal.

2. Procure por diferentes opções de ponto comercial

Tende em mente o que a sua empresa precisa, é o momento de começar a fazer buscas por imóveis que possam atender todas a necessidades elencadas. Hoje em dia, com a internet ficou muito mais fácil para conhecer as opções disponíveis, já que são apresentadas fotos e características dos imóveis.

A pesquisa preliminar vai servir para dar uma noção de mercado, assim o interessado saberá o que lhe aguarda mais para frente. Quando faz esse tipo de atividade, fica mais fácil de encontrar opções com preços mais atrativos, primeiro porque saberá qual é o valor adequado e segundo porque obviamente, quanto mais buscar, mais opções terá.

Alguns donos de lojas e empresários podem sair caminhando pelas ruas em busca de imóveis para alugar, outros fazem isso de modo online. Quem prefere fazer a busca caminhando vai conseguir alguns benefícios em sua saúde, mas não terá um método muito eficaz, a menos que disponibilize boas horas ou até mesmo dias para fazer a procura.

Existem diversos sites que trabalham com imóveis, como a Place2B, prontos para lhe atender da melhor forma e garantir que a opção escolhida para ponto comercial seja a mais interessante.

3. Para não errar na hora de alugar um ponto comercial escolha uma boa região para o seu ponto comercial

Um dos primeiros passos na escolha de um ponto comercial é identificar a região. Procure conhecer empresas que atuem nas redondezas, para saber se tem alguma que possa ser concorrente. Outra coisa que precisa ser considerada são polos atratores de pessoas, como grandes empresas ou mesmo um shopping center ou supermercado.

Seja num bairro qualquer ou no centro da cidade, ficar perto de empresas que fazem parte do mesmo nicho de atividades é uma boa ideia, já que assim a tendência é de que o público-alvo já frequente a região e assim o seu negócio poderá sair ganhando. Quanto mais elevado for o fluxo de pessoas interessadas nas suas atividades, mais indicado é o local para ser o seu ponto comercial.

Concorrentes podem não ser interessantes, mas empresas de segmentos parecidos sim. E quando falamos em concorrentes, considere principalmente as grandes empresas, por exemplo, se você vai abrir uma loja de eletrodomésticos, não é interessante concorrer com as gigantes do varejo. Escolher bem a região é muito importante para o sucesso das atividades que serão desenvolvidas.

4. Saiba onde está o seu público-alvo

Dependendo da sua atividade comercial, é mais indicado ir atrás do público-alvo. Se os serviços oferecidos são destinados a um nicho específico de pessoas, quem sabe seja mais interessante descobrir onde elas moram e instalar a empresa nas redondezas. Muitos deles possivelmente nem saberão que a loja existe se estiver em outra região.

Normalmente as empresas que são instaladas nos centros das cidades possuem um público bem segmentado, atendendo os mais diferentes perfis. Criar uma persona é uma das maneiras de identificar o que buscam de diferente na sua empresa, o que é oferecido que os concorrentes não fazem.

Quem foca no público-alvo, ou pelo menos considera essa condição para a escolha de um imóvel que servirá de ponto comercial, tende a escolher certo. Ir contra a maré nunca é uma boa opção, descubra onde estão seus potenciais clientes e o que eles esperam da empresa.

5. Conheça as permissões

Isso vale principalmente para as cidades grandes, em algumas delas nem todas as atividades são permitidas em determinados bairros. Acontece que algumas regiões são propícias para o comércio, enquanto outras são focadas em residências. Mas, não é só isso, é interessante conferir na prefeitura se as atividades comerciais são liberadas no bairro.

Dependendo do ramo de atuação da sua empresa, o Corpo de Bombeiros poderá exigir uma vistoria, com a emissão de laudos garantindo o funcionamento tranquilo das atividades, sem causar problemas a ninguém. Quem sabe, também seja preciso de uma autorização de órgãos ambientais. Fazendo isso, evitará problemas que podem ocasionar em multas.

A parte de permissão da atividade comercial no bairro deverá ser perguntada para quem está alugando, quem sabe eles possam lhe ajudar, enquanto a questão dos laudos o próprio empresário irá saber. São questões as vezes chatas, mas que precisam ser levadas em consideração para evitar problemas.

6. Conheça a estrutura e o tamanho do imóvel

Muitas vezes conferimos informações sobre um imóvel pela internet e acreditamos ser uma coisa, mas quando vamos até lá para ver com nossos olhos, é outra completamente diferente. A área informada até pode ser a mesma, mas com alguns espaços que acabam ficando inutilizáveis. Por isso, é fundamental verificar a estrutura antes de fechar um contrato de locação.

O empreendedor também deverá analisar o estado de conservação do imóvel, verificando, se possível, os sistemas elétricos e hidráulicos, ninguém quer abrir um ponto comercial e ficar se incomodando depois, né? Se for necessária alguma reforma, é fundamental solicitar um alvará na prefeitura, para que a obra possa ser tocada de maneira legal.

É preciso saber quantas pessoas vão trabalhar no local, para conseguir encontrar o tamanho ideal. Se for uma loja, tente fazer uma conta identificando qual é o índice médio de clientes que devem passar pelo estabelecimento a cada instante. É importante que o tamanho seja de acordo com aquilo que precisa, para evitar custos extras.

7. Para não errar na hora de alugar um ponto comercial faça uma pesquisa de preços

Antes de partir para a assinatura de contrato, é interessante fazer uma pesquisa relacionada com o preço do aluguel. Tente descobrir qual é o valor médio do metro quadrado na região em que está buscando opções para locar. Uma dica é tentar encontra imóveis parecidos, para descobrir os preços que são cobrados.

O tempo de contrato pode influenciar no preço que será acertado. Por exemplo, se o contrato for firmado por cinco anos, certamente o preço será mais baixo do que em casos de assinatura por um ano. Podem combinar um reajuste anual, que fique bom para as duas partes. Acontece que quando o vínculo é maior, o dono tem a segurança de que manterá a estrutura ocupada por mais tempo.

Por mais interessante que a sala comercial seja, assinar o contrato com a primeira que encontrou não é tão interessante. Ela até pode ser realmente a melhor escolha, mas comparar os valores de alugueis é importante e vai trazer uma economia interessante para o seu bolso. Você até poderá fazer uma contraproposta e conseguir alugar por um valor menor.

8. Os valores do aluguel

Antes mesmo de procurar por um ponto comercial, o empreendedor deve fazer algumas contas em relação as finanças. É interessante definir o valor que estará disposto a investir no aluguel do local. Fazendo isso, evitará que pague mais do que arrecada, diminuindo a sua lucratividade. Alguns podem acabar apostando que indo para um novo ambiente mais clientes serão atraídos.

Quanto maior for o ambiente, certamente ele será mais caro. Outro fator que determinará o preço do aluguel é a localização, aqueles que ficam em bairros destinados ao comércio tendem a ser mais carros, assim como aqueles que ficam em shoppings centers ou hipermercados, no estilo shopping. A acessibilidade precisa ser considerada.

Se você definiu a localização perfeita para a empresa, mas os custos com o aluguel são elevados, uma boa alternativa pode ser alugar uma sala menor, quem sabe com um padrão mais modesto. E se o ponto comercial não representa tanta necessidade, então buscar por outros bairros pode ser uma boa opção, gerando aquela economia necessária.

A locação é uma espécie de acordo entre o proprietário e quem busca por uma opção para instalar a sua loja. Assim, existe a possibilidade de fazer uma negociação, não existe um preço fixo, que é imposto por quem está locando. Se o espaço é ideal, não perca a chance e converse com o dono do imóvel.

Veja aqui se o preço do seu aluguel está justo.

9. Fique de olho no estacionamento

Um ponto comercial que oferece vagas próprias na garagem tende a ter aluguel mais caro do que os que não possuem este item. Porém, se o desenvolvimento das atividades depende de os clientes chegarem de carro, pode ser interessante buscar por um local que conte com este item. É uma forma de agradar os clientes.

Uma opção é fazer convênio com algum estacionamento que exista nas proximidades, assim os clientes podem frequentar a sua loja e não precisarão gastar com estacionamento. Nas cidades grandes, os motoristas perdem um tempo considerável procurando uma vaga, essa condição pode ser sanada quando a escolha do ponto comercial é feita pensando no estacionamento.

Quanto mais comodidade a sua empresa oferecer para os visitantes, mais chance haverá de que eles se tornem clientes fiéis. Isso vale principalmente se os serviços oferecidos forem genéricos, ou seja, aqueles que existem outras empresas disponibilizando algo parecido, mas com maior facilidade na chegada.

Veja aqui porque é importante ter estacionamento no seu ponto comercial.

10. Deve existir um contrato por escrito

Depois que você já tiver escolhido o ambiente onde vai levar a sua loja, então é preciso tomar cuidado com o contrato. No passado as pessoas definiam as coisas apenas de boca, no fio do bigode. Muitos ainda acreditam que a palavra vale mais do que o papel e por isso não se preocupam com a forma legal de fechar um contrato.

Provavelmente o empreendedor não conhecerá os donos da empresa que está alugando o ambiente, por isso a celebração por escrito de um contrato é fundamental. Tendo este documento, depois de cinco anos o locatário poderá solicitar a renovação do vínculo pelo mesmo período e com as mesmas condições de negociação.

É a melhor maneira de evitar problemas legais. É interessante que esteja no contrato tudo o que pode ser feito e o que não pode. Em alguns casos, as empresas que alugam exigem a devolução nas mesmas condições que o imóvel foi cedido.

11. O contrato do ponto comercial deve ter um prazo determinado

Todos os contratos de locação precisam ter um prazo determinado. É necessário que ele seja cumprido até o fim. Se a negociação for tomada sem a definição de um prazo para a locação, o dono do espaço pode decidir encerrar o vínculo a qualquer momento, é só avisar com 30 dias de antecedência. Isso pode resultar em sérios prejuízos, por isso, tente definir um prazo de locação.

Como citamos em uma dica anterior, depois de cinco anos o contratante poderá renovar o vínculo pelo mesmo período, aliás, este é o prazo mínimo para garantir esta condição. A renovação deverá ser solicitada um ano e meio antes do fim do contrato. Quando estiver ocupando o imóvel há três anos e meio, já deverá tomar este cuidado.

O prazo do contrato deve ser discutido entre o locador e o interessado no espaço, para garantir condições que sejam boas para os dois lados. O mesmo vale para a situação que acontece na renovação automática, tentar novos valores e condições pode ser interessante e se não der certo, então entre com o pedido de ação renovatória.

12. Se o imóvel for vendido, o contrato deve seguir

Além de tomar cuidado com a duração do vínculo, o empreendedor deve exigir que o contrato garanta a permanência no imóvel mesmo se existir uma venda. Muitos não colocam esta cláusula e depois acabam perdendo o seu ponto comercial que tanto vinha fazendo sucesso. É possível que algum concorrente compre o espaço para remover a sua empresa dali.

Caso um imóvel esteja sendo vendido, o locatário terá a preferência pela compra. Se outra pessoa fizer a aquisição, poderá vir a rescindir o contrato, deixando o empreendedor a ver navios. Essa cláusula garante que o contrato siga até o seu fim, embora o imóvel tenha sido comprado por outra pessoa e não pertença mais ao antigo dono.

13. O contrato deve ser registrado em cartório

Não basta apenas registrar tudo em papel, é preciso que o contrato seja registrado junto com a matrícula do imóvel. Esse procedimento é comum em grandes empresas, mas não muito utilizado nos negócios menores. É algo que dá mais segurança para o empreendedor e evita dor de cabeça em ambos os lados envolvidos no negócio.

14. Faça uma vistoria

É interessante visitar o imóvel que será alugado, para identificar se o espaço realmente é adequado para o desenvolvimento das suas atividades. A vistoria vai evitar problemas posteriores. Se tiver por lá algo que você não gostou, mas a localização é boa, é possível solicitar uma redução no aluguel, negocie com o proprietário.

15. As principais dicas para acertar na escolha do ponto comercial

Já falamos bastante sobre dicas que vão te ajudar a escolher um ponto comercial, mas quais delas são as mais importantes para não errar neste momento tão importante de uma empresa? É necessário que o empresário tenha a visão dos consumidores, então busque por um ambiente acessível e com estacionamento nas redondezas.

A conservação do prédio precisa ser verificada, se for muito velho, talvez exista a necessidade de uma reforma, que exigirá um investimento. Antes de assinar o contrato é fundamental visitar o ambiente, para conhecer as reais condições da estrutura que está prestes a locar por um bom tempo.

É fundamental que o empreendedor preste atenção no contrato que irá assinar. Fatores como o custo do aluguel e o período são os mais importantes, mas a cláusula de rescisão também precisa ser considerada e se for inclusa trará mais segurança jurídica ao empresário.

E quem faz pesquisas com antecedência consegue identificar as melhores alternativas do mercado. Escolher uma empresa de credibilidade é fundamental, assim o que for acordado realmente será cumprido e a sua loja ou empresa não enfrentará problemas neste ponto comercial.

A Place2B tem tudo o que você precisa para achar seu ponto comercial

Somos uma empresa especializada em oferecer espaços para quem está procurando, como um ponto comercial. Quem tem um ambiente para alugar, cadastra o seu imóvel, depois os interessados conhecem essa opção. Na Place2B existem muitas alternativas de imóveis destinados a empreendimentos comerciais, por onde você poderá fazer um tour virtual.

Prezamos pela agilidade nos atendimentos, através da internet é possível agendar uma visita, para conhecer o local pessoalmente e identificar se realmente é aquilo que está buscando. E se der certo, poderá enviar fotos de seus documentos e então será possível fazer a assinatura do contrato de modo online, com mais praticidade para você.

Visitando o nosso site o interessado pode conferir as opções de ambientes, que podem ser o ideal para virar seu ponto comercial. São alternativas que vão desde 6m² até 100m², utilize os filtros de busca e ache aquele que é mais interessante para o seu negócio.