O que é e como funciona uma master franquia

O que é e como funciona uma master franquia

Existem diversos modelos de negócio, sendo que o sistema de franquias tem ganhado força nos últimos tempos. Mas, dentro desse conjunto de atividades que tem como objetivo a expansão de uma marca e a busca pelo lucro, existem alguns conceitos. O que é e como funciona uma master franquia? Você já ouviu falar sobre isso?

Esse é um sistema de negócios que ajuda no desenvolvimento de uma empresa em uma região nova ou em um país. A partir disso, um empreendedor, conhecido como máster franqueado, passa a ser o responsável pelo desenvolvimento da marca em determinado território. Mas, se ele terá mais obrigações, também lucrará mais do que os franqueados normais.

Dessa forma, se tornar um máster franqueado é algo interessante para regiões que ainda não contam com determinada franquia. Aliás, hoje em dia esse tipo de negócio é um dos que mais tem crescido, por isso essa pode ser uma boa oportunidade, ainda mais se o negócio já contar com certa fama.

Entenda como funciona o mercado de franquias

Quando falamos sobre franquias, logo vem à mente o modelo convencional desse negócio, onde existem duas entidades com funções e responsabilidades diferentes. A primeira delas é a franqueadora, que é a dona da marca e responsável pelo know-how do negócio.

A partir disso, a empresa conta com um modelo de atuação já consolidado, oferecendo mais facilidades para os franqueados. Assim, os treinamentos serão oferecidos pela franqueadora. Outra figura importante é o empreendedor ou franqueado, que será o responsável pela gestão de sua unidade.

Para manter a unidade operando, é preciso pagar um valor todos os meses para a empresa que concede a permissão para uso de sua marca, conhecido como taxa de royalties. Além disso, muitas franquias cobram um "valor de adesão", no momento em que recebem novos franqueados, será preciso ainda bancar a compra dos equipamentos.

Tem ainda redes de franquias que cobram um valor como taxa de publicidade. Dessa maneira, o valor pode ser uma parte do percentual sobre o faturamento bruto ou um valor definido fixo.

O que é master franquia?

A master franquia é um tipo de modelo de negócio que busca dar suporte para franqueados, seguindo um método local. Geralmente o modo de atuação é diferente, de acordo com a rede. Assim, é possível escolher se o auxiliador local terá mais obrigações e direitos ou não.

A partir disso, podemos dizer que o licenciado de suporte é um franqueado com mais qualificações do que os outros normais. Ou seja, ele possui capacitação para fazer a implementação, operação e comercialização dos serviços e produtos oferecidos pela rede. Assim, isso tem um custo, mas também oferece vantagens.

Dessa maneira, o interessado em se tornar um máster franqueado deve assinar um contrato para ser o principal responsável pelo suporte na região. A partir disso, ele será o responsável por buscar novos interessados em serem líderes, deverá treinar os franqueados e auxiliar em tudo o que for necessário.

Mas, nem todos conseguem ser um máster franqueado, já que para isso é preciso fazer um investimento maior do que para abrir uma franquia normal. Aliás, será preciso pagar uma taxa de master franquia. Por outro lado, receberá uma parte dos lucros gerados nas unidades instaladas em sua região.

Entenda o objetivo da master franquia

Às vezes uma marca tem o objetivo de expandir as suas atividades em um país ou por uma região específica dentro de um território e por isso busca um suporte localizado. Assim, é nesse momento em que a master franquia aparece. Aliás, como você deve saber, as empresas que trabalham no sistema de franquias não possuem lojas próprias, por isso é importante que "tenham uma base", em novos territórios.

Em boa parte dos casos a aplicação desse modelo de negócios acontece visando uma expansão internacional. Mas, como o Brasil é um país continental, algumas empresas nacionais adotam esse modelo, buscando crescer e conquistar novos públicos. Além disso, é interessante que a franqueadora conheça bem o seu máster franqueado.

A franqueadora e o máster franqueado devem desenvolver em parceria um plano estratégico de atuação, levando em consideração o tamanho e a complexidade da região onde serão desenvolvidas as atividades. Assim como devem buscar maneiras de adaptar os serviços para o local onde a franquia será instalada, com o objetivo de conquistar o público e obter bons lucros.

Quem pode ser um máster franqueado?

O máster franqueado deve ser um empreendedor com uma capacidade maior de investimento do que os franqueados normais. Além disso, é um modelo interessante para quem já possui experiência dentro do modelo de franquia, bem como é necessário que conheça o modelo adotado, para que o sistema possa funcionar de maneira correta.

Nesse sentido, é preciso destacar que o máster franqueado deverá saber quais são os direitos e os deveres das partes envolvidas e a legislação do país onde a franquia será instalada. Em outras palavras, é importante que saiba qual é o mercado em que está se metendo, a cultura e os hábitos locais, assim como o potencial de consumo.

No melhor cenário possível, o máster franqueado deve operar a sua própria unidade, seguindo as características da empresa. Em primeiro lugar deverá buscar acumular experiência no modelo de negócio, demonstrando os resultados financeiros obtidos e identificando as reações dos consumidores. Em segundo lugar, essa empresa poderá ser usada para treinamento de novos franqueados da região.

Com tudo isso, o máster franqueado conseguirá atuar de maneira plena, buscando dar o suporte adequado para os franqueados de sua região. Além disso, a empresa franqueadora poderá auxiliar em possíveis treinamentos, para que o máster franqueado consiga dominar todos os conceitos e contribuir com o avanço da marca.

Quando adotar o modelo de master franquia?

Vamos falar sobre os dois pontos de vista, por parte de quem pretende se tornar um máster franqueado e também pela visão daqueles que pretendem expandir os seus negócios, indo para novos países ou região dentro do Brasil.

Em relação aos futuros máster franqueados, é uma ótima oportunidade para explorar novos mercados, seja em regiões do Brasil que ainda não contam com determinado serviço ou então abrindo uma unidade no exterior, levando para fora um conceito aqui existente e que busca a internacionalização.

Partindo desse ponto, existem marcas buscando parceiros para se instalarem em novas regiões ou países. Assim, a parceria pode ser feita com alguma marca brasileira ou mesmo estrangeira. Aliás, redes internacionais adotam o método de master franquia para chegarem em novos países e consolidarem suas marcas.

Quais são os benefícios para o máster franqueado?

O máster franqueado terá uma série de benefícios, como por exemplo a exclusividade na comercialização de produtos dentro da região onde a sua unidade está inserida. Dessa forma, isso é uma grande vantagem, já que não haverá outras franquias com a mesma bandeira em sua região e assim os lucros podem ser bem grandes.

Na sequência, quando o seu negócio já estiver fazendo sucesso e seguindo com o plano de expansão da marca, será o momento de abrir espaço para novos franqueados. Assim, parte dos lucros obtidos por essas unidades ficarão com o máster franqueado, já que ele atuará como uma espécie de tutor, oferecendo todo o suporte exigido.

Diferenças entre master franquia e desenvolvedor de área

O desenvolvedor de área também é um franqueado, que possui liberdade para atuar em determinada área geográfica. Assim, pode abrir novas unidades da empresa e buscar novos parceiros, até mesmo concorrentes na área de atuação. Mas, os contratos com novos franqueados continuarão sendo assinados de maneira individual e sem um intermediário.

Ser desenvolvedor de área é uma boa opção para quem tem bastante recursos financeiros, já que assim poderá abrir novas unidades. Assim como no estilo máster franqueado, é interessante que já tenha alguma experiência na área em que começará a atuar, já que dessa maneira conseguirá ter maior controle sobre tudo o que acontece com a marca.

Diferente disso, na master franquia é assinado inicialmente um contrato para desenvolver um projeto piloto em uma região. Em seguida, quando essa estiver consolidada novas unidades começam a ser abertas. Em contrapartida ao desenvolvedor de área, nesse estilo é possível ampliar o seu negócio sem ter capital para isso.

Por outro lado, quem trabalha como master franqueador não terá tanta liberdade de atuação, já que terá que seguir uma espécie de calendário, com os objetivos traçados pela empresa franqueadora. Porém, quanto menos a marca é conhecida na região, mais difícil fica para operar e conquistar o público, permitindo o lançamento de novas unidades.

Outros modelos de franquias

As franquias estão na moda e os números envolvendo esse tipo de negócio não param de crescer. Assim, fica cada vez mais fácil adotar esse estilo em vez de usar capital próprio para abrir novas unidades, seja na mesma região ou em outras partes do país.

Além da master franquia, que já demos bastante detalhes por aqui, tem outros modelos interessantes, como é o caso do low cost, que consiste em empresas com baixo custo de instalação, mas que garantem uma boa lucratividade. Além disso, é um termo bem comum em relação a venda de passagens aéreas com baixo custo.

As franquias podem atuar nos mais variados segmentos do mercado, conquistando clientes que se sentem órfãos de algum serviço. Igualmente, quando são instaladas em shoppings ou hipermercados contribuem com a ampliação no mix de serviços oferecidos naquele espaço. Veja alguns tipos:

  • Alimentação: China in Box, McDonald’s e Burguer King;
  • Limpeza e conservação: Igui e Limpidus;
  • Moda: Havaianas, Cantao e Quiksilver;
  • Serviços educacionais: CNA, Wizard e Kumon.

Master franquia: uma opção para expandir sua rede

É fundamental planejar cada passo de uma vez, para que a expansão de uma marca não cause problemas. De modo geral, podemos dizer que o perfil dos brasileiros é de executor, assim muitas vezes não consideram o planejamento de um negócio, desconsiderando os riscos e as oportunidades que surgem.

Às vezes a ganância acaba atrapalhando, aquele desejo de crescer muito rápido é um perigo. Até mesmo pela falta de experiência no negócio, tudo pode acabar indo por água abaixo. Assim como devemos considerar a importância de uma análise territorial, para descobrir se as pessoas necessitam do serviço que será oferecido pela franquia.

Os investimentos em master franquia já são realidade no Brasil, até mesmo algumas empresas de fora estão vindo para o nosso país investir nesse sistema. Essa é uma opção interessante para quem deseja se tornar empreendedor ou mesmo lucrar mais com a própria empresa, sem arriscar capital com a abertura de filiais.

Com tudo, é preciso que os interessados em aderir ao modelo de master franquia tenham cautela, o que vai muito além da escolha do imóvel comercial. Por fim, esse é um ótimo investimento, desde que seja feito de maneira cuidadosa e sem extrapolar os limites.

A Place2b pode te ajudar a abrir uma master franquia

Se você está pensando em se tornar um máster franqueado, a Place2b pode te apoiar durante esse procedimento, ainda mais que possuímos diversas alternativas de imóveis comerciais para alugar. Durante o processo de instalação de uma franquia a escolha do local é uma das etapas mais demoradas.

Não basta apenas chegar e assinar contrato com a primeira opção que aparecer em frente aos olhos, já que isso pode ser um baita tiro no pé. Assim, dependendo do modelo de franquia utilizado, é possível que os quiosques apareçam como a melhor opção de ambiente para a instalação delas.

Em nosso site você pode conferir modelos 3D de diversos ambientes comerciais disponíveis para locação. A partir disso, poderá conhecer as alternativas antes de visitar todas elas, fazendo uma pré-seleção e evitando a perda de tempo. A Place2b está preparada para te atender da melhor maneira possível.

Aliás, contamos com imóveis nos principais pontos da cidade, atuando como uma ponte entre pessoas que possuem um espaço para alugar e quem está necessitando de um ambiente para instalar a sua empresa ou franquia. Entre em contato agora mesmo e comece a buscar por opções sem sair de casa.