Como fazer pagamento com PIX na sua loja

Como fazer pagamento com PIX na sua loja

Você com certeza já deve ter ouvido falar no PIX, não é mesmo? Mas, será que conhece tudo sobre esse inovador método de pagamentos e transferências? E, além disso, será que é possível utilizar o PIX na sua loja, como forma de receber pagamentos? Então, nesse texto, você vai saber tudo sobre o PIX, incluindo como fazer pagamento com PIX na sua loja.

De início, já é possível saber que, como a tecnologia atual mostra, o uso do PIX na sua loja será de grande ajuda para controlar os seus lucros. Isso porque, através da facilidade e rapidez do novo sistema, é possível receber os pagamentos em velocidade instantânea, na hora. Dessa forma, fica muito mais fácil separar os pagamentos, mesmo que sejam por lojas digitais.

Portanto, confira o essencial que você deve saber sobre o PIX, as chaves PIX, e tudo o mais que essa nova tecnologia oferece. E não deixe de inserir os pagamentos instantâneos em seu negócio, melhorando a cadência de atendimentos e finalização de compras. Confira a seguir mais sobre o PIX.

VEJA TAMBÉM: 7 mega tendências para lojas em shopping centers

O que é PIX?

Primeiramente, antes de saber como integrar o PIX na sua loja, é preciso saber o que exatamente é esse novo método de pagamentos e transferências. Então, vamos lá. O PIX é uma nova tecnologia brasileira para realização de pagamentos e transferências bancárias. Ele foi anunciado pelo Banco Central (BACEN), e busca revolucionar o mercado financeiro.

Isso porque, com a nova tecnologia, muitas pessoas terão acesso a uma série de benefícios e facilidades na hora de realizar transações bancárias. A promessa tem relação com a função do PIX, que oferece transferências em tempo real, instantâneas, e disponíveis 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.

Sendo assim, o PIX é um bom candidato para ser o método favorito durante as transações bancárias, já que oferece tanta praticidade. Além de tudo, o sistema ainda conta com uma experiência de uso extremamente facilitada, dinâmica e prática. Sendo assim, é muito mais simples realizar suas transferências e pagamentos pelo celular, basta selecionar a chave PIX de destino, e pronto.

Outro ponto importante relacionado com o PIX, é o seu protocolo de segurança. Isso porque, uma das garantias do Banco Central, é a de que a instituição monitora todas as transações, 24 horas por dia, através de uma base de dados. Portanto, o PIX ainda é seguro, além de contar com todas as outras vantagens descritas acima.

Como cadastrar chaves PIX na sua loja?

Como você pode ver acima, o novo método de transações bancárias oferece diversas vantagens. Então, não existe motivo para não usar o PIX na sua loja. Sendo assim, se você pretende começar a utilizá-lo, será preciso cadastrar uma chave PIX para seu estabelecimento.

Primeiramente, para começar a utilizar o PIX, será preciso consultar sua instituição bancária, ou o serviço de pagamentos digitais que utiliza. Isso porque vai ser necessário se cadastrar lá, além de criar suas chaves de segurança. Após o processo, você terá acesso aos serviços das ferramentas disponibilizadas pelo banco, através da chave PIX.

E pronto, você já pode utilizar suas chaves PIX para realizar pagamentos, enviar e receber transferências, e muito mais. Para acessar o serviço, basta procurar a opção PIX no aplicativo de internet banking do seu banco, ou o app de pagamentos que costuma utilizar.

O que é a chave PIX?

Agora que você tem suas chaves PIX, já pode aproveitar tudo o que elas oferecem. Mas, o que é a chave PIX? Ela é a representação digital do seu endereço da conta PIX. Para identificar sua conta, é possível cadastrar uma chave PIX com seu CPF/CNPJ, número de celular, e-mail ou ainda a chave aleatória, gerada pelo sistema.

Então, se você ainda não confia na nova tecnologia, poderá utilizar uma chave aleatória. Elas nada mais são do que uma forma de realizar transações pelo PIX, mas sem precisar inserir seus dados pessoais. Elas são geradas de forma aleatória, uma combinação de letras e números, e que vão identificar sua conta para as transações.

Um detalhe importante para as chaves PIX, é a quantidade disponível para cadastro. No caso das pessoas físicas, é possível registrar apenas 5 chaves PIX por conta. E é necessário ser titular dessas contas. Já no caso das pessoas jurídicas, o número aumenta para até 20 chaves por conta.

Por fim, é preciso lembrar que, independente da sua instituição financeira, é impossível cadastrar a mesma chave PIX em mais de uma conta diferente. Sendo assim, cada informação pessoal inserida, como CPF, CNPJ, e-mails, ou outros dados, não poderá ser repetida. Portanto, se você pretende trocar de banco, será preciso deletar as chaves e recriá-las, ou pedir portabilidade.

VOCÊ DEVE GOSTAR: 15 vantagens de abrir uma loja em um centro comercial

Benefícios de vender com PIX na sua loja

Agora que você sabe exatamente o que é o PIX, chegou a hora de conhecer os benefícios que a nova tecnologia trará para sua loja. Inicialmente, o PIX na sua loja vai facilitar as compras de quem não está dentro do sistema bancário. Segundo o IBGE, (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são mais de 50 milhões de pessoas, metade da população economicamente ativa.

Dessa forma, muito mais compras serão realizadas, já que não será preciso que os clientes percam o interesse ao terem que passar por lotéricas ou caixas eletrônicos. Entretanto, os benefícios de se usar o PIX na sua loja vão muito além disso. Confira todos a seguir.

  • Pagamentos com mais agilidade e rapidez;
  • Menor necessidade de intermediários no processo de pagamentos eletrônicos;
  • Com menor cadência de recebimento dos pagamentos, mais otimizada a sua gestão de fluxo de caixa. Dessa forma, como consequência, você terá facilidade de automatização de conciliação bancária;
  • Fim da necessidade do uso de cédulas de dinheiro e moedas, além de outros instrumentos que envolvem custos para se fazer compras e vendas;
  • A competitividade entre os prestadores de pagamentos tende a gerar melhor qualidade e menor custo nos meios já existentes;
  • Potencialização da inclusão financeira.

Portanto, com todos esses benefícios, não existe motivo para deixar sua loja de fora do uso do PIX. Entretanto, além disso tudo, o PIX ainda está sendo reconhecido como um marco na experiência de compra. Isso porque o cliente tem acesso facilitado ao processo, e os pagamentos não possuem custos por transações realizadas.

Benefícios de usar o PIX na sua loja

Esses benefícios servem tanto para os clientes, que vão adorar a novidade, quanto para as lojas. Isso porque, para as empresas, o pagamento vai ser recebido muito mais rápido. Assim, se você possuir um e-commerce, poderá acelerar os processos de separação de estoque e envio, sem precisar receber confirmação de pagamento.

Já para as lojas físicas, será muito mais eficiente do que a necessidade de se ter troco em caixa, ou ainda conferir cheques, passar cartões, e outros. Dessa forma, o cliente sentirá que o atendimento é mais autossuficiente em sua loja, e vai querer comprar novamente.

Atualmente, com as compras sendo realizadas em massa pela internet, o PIX também funciona como um dos melhores aliados ao e-commerce. Isso porque ele facilita a gestão do financeiro em sua loja, e otimiza a separação de estoque. Além disso, ele remove custos desnecessários, e facilita o acesso a todos os tipos de clientes. Abaixo, confira as 5 novidades mais interessantes sobre o PIX.

1.     Velocidade

Com o PIX, todas as compras serão aceleradas, já que as transferências demoram até, no máximo, 10 segundos para serem completadas. Sendo assim, é muito mais prático realizar os pagamentos e transferências necessárias para as compras.

2.     Segurança

Um outro ponto importante para as transações via PIX, é a segurança. Isso porque, como visto anteriormente, todos os processos contam com tecnologias de proteção. Elas são asseguradas pela Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), e vão garantir muito mais segurança para compradores e vendedores.

3.     Comodidade

É muito mais prático, ágil e fácil utilizar o PIX para os pagamentos. Dessa forma, praticamente todos os bancos e instituições financeiras terão acesso a ele. Além disso, todas as lojas e pessoas poderão acessar o PIX para realizar suas transferências, eliminando a necessidade do uso de outras formas antigas e lentas de pagamento.

4.     Disponibilidade

Outro ponto importante que o PIX na sua loja vai oferecer, é a disponibilidade. Não interessa se o cliente realizou a compra ao final do dia útil, com as lotéricas e bancos já fechados. O PIX funciona 24 horas, todos os dias da semana. E, caso seja um e-commerce, o cliente poderá facilmente realizar compras e pagamentos em qualquer horário, como num domingo à noite.

5.     Flexibilidade

Por fim, o PIX oferece transações sem limite de valores para todos. Sendo assim, é possível realizar pagamentos e transferências entre pessoas e empresas, lojas virtuais ou físicas, e até pagamento de impostos.

Aproveite a tecnologia e use o PIX na sua loja

Como você pode conferir neste texto, o PIX na sua loja é alvo vantajoso. Portanto, pode ser uma boa ideia considerar adotar esse novo método de transações bancárias. Dessa forma, sua otimização de estoque e de caixa serão otimizadas, além de facilitar o acesso dos clientes aos seus produtos.

Aqui no Place2b nos preocupamos com a saúde financeira do seu negócio. E caso esteja pensando em alugar um novo imóvel comercial, entre em contato agora mesmo!