Como fazer um plano de negócio para lojas físicas

Como fazer um plano de negócio para lojas físicas

Criar um plano de negócio para lojas físicas nada mais é do que fazer a antecipação de possíveis situações e assim poder criar estratégias para lidar com elas. Não é sempre que estamos preparados para tudo o que vai nos acontecer, mas já ter uma boa base é interesse.

Diversos empreendedores jovens acabam tendo muita dificuldade, logo nos meses iniciais que seus empreendimentos abrem. Isso porque não se planejaram corretamente. E acabam tendo que lidar com as situações sem estar preparado.

O plano de negócio é importante, além de ser útil para se ter ideias, achar o ponto comercial e conhecer os custos do empreendimento. Afinal, também serve para fazer o planejamento futuro da empresa, algo importante para que ela seja bem-sucedida.

Essa será a maneira mais fácil que você vai encontrar para diminuir os riscos futuros. Por isso, a elaboração do plano de negócio é indispensável.

O que é o plano de negócio para lojas físicas?

O plano de negócio é basicamente um instrumento que serve para traçar um retrato verídico do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É através dele que você consegue obter as informações fundamentais para o sucesso da empresa como:

  • Informações detalhadas do seu ramo;
  • Produtos;
  • Serviços;
  • Clientes;
  • Concorrentes;
  • Fornecedores.

No entanto, o plano de negócio também serve para notar quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa. Assim, fazendo com que seja mais fácil observar qual é a viabilidade econômica do seu empreendimento. Além de lhe ajudar com a gestão da empresa.

plano de negócio para lojas físicas é importante para as empresas?

O plano de negócio é importante para lojas físicas e também digitais. Além de ser de grande relevância tanto para quem está criando a loja ou expandindo a mesma. Pois, realizar esse planejamento é parte importante para reduzir os riscos de falência ou outros problemas.

É óbvio que não existe como eliminar todos os riscos, no entanto o plano de negócio evita que muitos erros sejam cometidos. Já que boa parte dos primeiros problemas ocorrem devido à falta de análise prévia.

Como fazer um plano de negócio para lojas físicas?

Hoje você vai passar a saber como se faz um plano de negócio para lojas físicas. Aliás, obviamente que para empreendimentos virtuais o processo é semelhante, só algumas coisas são alteradas. No entanto, a parte que seria mais difícil adaptar permanece igual.

Qual será que é a parte mais importante na hora de abrir um empreendimento? Muitos afirmam que é alugar um ponto comercial, mas quando negócios são feitos com o Place2b, essa será a parte mais fácil no plano de negócio. Então vamos agora para a parte prática de como fazer esse excelente documento.

Dando início ao plano de negócio para lojas físicas

Obviamente, para começar o empreendimento você precisa ter algum conhecimento do ramo que está entrando. Então, caso não possua informações, dê uma boa estudada antes de começar o plano de negócio.

Os primeiros passos são simples, como: definir produtos e analisar o local em que o seu empreendimento vai ser instalado. Essas são algumas das medidas mais importantes para você se sair bem-sucedido na hora de lançar a loja.

Afinal, tendo todas as opções de pontos comerciais que o Place2b lhe oferece, você deve encontrar o local ideal rapidinho. Então, reserve algum tempo para observar os pontos comerciais que melhor se encaixam com seu empreendimento.

Faça uma boa análise de mercado

Uma das principais etapas do plano de negócio de lojas físicas e virtuais é realizar uma boa análise do mercado. Pois, isso é fundamental para saber quais são os seus clientes, concorrentes e seus possíveis fornecedores.

Vai ser assim que você vai definir bem certinho, quais serão os produtos ou serviços que vai oferecer em sua loja. Nesse momento, definirá qual é o seu público-alvo e também como chegar até ele.

Focando em um público-alvo e encontrando a melhor maneira de atraí-lo, o empreendedor consegue economizar recursos e ainda chegar no objetivo. Depois de traçar o seu público-alvo, chega o momento de pensar no produto que vai ser oferecido, assim como o posicionamento dele no mercado.

Todas essas informações obtidas irão servir para você traçar um retrato do mercado. Assim, ficará sabendo se a sua empresa está no caminho certo. E também será possível prever os resultados nos primeiros meses.

Plano de marketing

Um dos principais pontos para uma empresa ser bem-sucedida é a sua campanha de marketing. Existem várias atividades envolvidas no marketing de uma empresa, todos eles tem objetivo de atender os desejos e as necessidades dos clientes.

O marketing tem suas atividades divididas em áreas básicas, sendo que elas ganharam o nome de 4 "Ps", sendo elas:

  • Produto;
  • Pontos de Venda;
  • Promoção (comunicação);
  • Preço.

Um produto carrega um valor além do seu preço, como a qualidade. É baseado nisso que você toma diferentes decisões para realizar anúncios. Mas, em suma, o marketing precisa conhecer o produto que está vendendo para convencer o cliente a comprá-lo.

Plano operacional

Basicamente nessa parte do plano de negócio para lojas físicas você define como vai fazer as coisas. Em suma, o plano operacional vai descrever a estrutura da empresa, ou seja, sua localização, instalações físicas e equipamentos.

O responsável pelo plano também vai realizar estimativa em relação a capacidade produtiva ou quantidade clientes que vai atender no mês. Dependendo do tipo de empreendimento, também será necessário definir o número de funcionários e as tarefas deles.

Plano Financeiro

Outra parte fundamental do plano de negócio é o plano financeiro. É através dele que você vai ter uma boa noção de quanto vai precisar gastar para concretizar o seu negócio. Esse documento vai precisar conter diversas informações, como:

  • Estimativas de custos iniciais;
  • As estimativas de despesas e receitas;
  • Estimativas de capital de giro;
  • Estimativas de fluxo de caixa e de lucros.

É recomendado que você apresente cada um dos itens detalhados. Para assim poder definir qual é o panorama da operação inicial do negócio. Assim, vai poder evitar que ocorram quaisquer desperdícios, além de otimizar a sua rotina.

Análise de Cenários e Análise Estratégica

Uma das ferramentas mais importantes é a análise de cenário. Pois ela lhe ajuda a prever diversas situações que podem ocorrer no seu empreendimento e afetar diretamente a sua empresa.  Senão podemos prever o futuro, o que podemos fazer é pensar em cenários para já estar preparado aos problemas.

Já a análise de estratégias é o passo que vem na sequência, baseado nos cenários levantados, serão pensadas táticas para resolver a situação. Essa preparação para situações complicadas é um dos motivos que deve ser feito um plano de negócio para lojas físicas.

Avaliação do plano de negócio para lojas físicas

Depois do seu plano de negócio estar pronto, é hora de começar a avaliar cada detalhe sobre ele, para depois colocá-lo em prática.

Obviamente o plano de negócio é uma ferramenta, por isso deve ser bem usado para dar bons resultados. Depois de implementar o negócio você pode continuar usando ele e o atualizando.

Vai ser bastante válido revisá-lo periodicamente, para que ele continue lhe servindo para realizar previsões. Mas, não esqueça, caso queira encontrar um ponto comercial para alugar, aqui no Place2b estão as melhores alternativas da cidade!