Ponto comercial para alugar: 5 dicas para fazer o investimento certo

Ponto comercial para alugar: 5 dicas para fazer o investimento certo

Uma empresa pode ter um grande potencial, mas se estiver no lugar errado, dificilmente conseguirá atingir o nível mais alto. Escolher o ponto comercial para alugar é algo que deve ser feito com cuidado, pensando em alguns detalhes. É muito mais do que apenas pensar na localização e no valor do aluguel.

Empreendedores que já possuem uma empresa e estão dispostos a expandir o negócio podem estar em busca de uma nova sede. Assim como aqueles que acabaram de abrir o CNPJ e ainda procuram estruturar o negócio para atender o público. Uma série de itens devem ser considerados neste momento.

O contrato de aluguel muitas vezes é longo, o que pode causar dor de cabeça para o inquilino. E em alguns casos é necessário pagar uma multa para desocupar o espaço. Mas, ninguém pensa nisso quando está procurando o imóvel, por isso é essencial fazer uma escolha certeira, para não ter arrependimentos depois.

Reunimos 5 dicas para fazer o investimento certo ao escolher um ponto comercial para alugar, apostando em um imóvel que realmente vai atender todos os anseios do seu negócio. Não tenha pressa neste momento, isso é algo que fará a diferença entre o sucesso e o fracasso. Confira agora a lista que preparamos para você:

Como escolher um ponto comercial para alugar?

O empreendedor precisa tomar alguns cuidados quando for escolher um ponto comercial para alugar. De fato, existem diversas opções, por isso é fundamental ter em mente alguns detalhes que fazem a diferença neste momento. Não adianta chegar e assinar o contrato logo com a primeira opção que surgir.

Um empresário que está ligado nas questões de sua empresa consegue tomar essa decisão com mais cautela e sabedoria. Afinal, precisa avaliar aquilo que o imóvel comercial oferece, bem como as exigências que o negócio tem para funcionar bem. Não é um processo rápido, exige estudo para acertar na escolha.

Quando o empreendedor consegue encontrar o local perfeito, todo esse esforço é convertido em clientes, negócios fechados e satisfação para todos os envolvidos no processo. A tendência é que a empresa consiga lucrar muito mais quando os devidos cuidados são tomados neste momento. Confira 5 dicas para fazer o investimento certo.

1. Entenda o que a empresa necessita ao escolher um ponto comercial para alugar

Escolher um ponto comercial para alugar é um desafio importante para os empreendedores de diferentes segmentos. Por isso, é preciso conhecer o cenário atual da sua empresa, para avaliar quanto existe disponível em caixa, quais as necessidades que existem e o que o imóvel comercial deve oferecer. Faça isso de maneira antecipada, para evitar problemas na hora da busca.

Liste todas as principais necessidades para o bom funcionamento do seu empreendimento. Alguns precisam de um espaço calmo para receber pacientes e fazer consultas, outros exigem a presença de uma vitrine para conquistar os clientes que passam na rua. Portanto, avalie com cautela.

No caso das empresas que trabalham com estoque de produtos, é fundamental contar com um espaço para funcionar como depósito. Não adianta tentar cortar questões fundamentais, apenas para alugar um ponto comercial menor e pagar menos aluguel. Afinal, isso pode comprometer o funcionamento do seu negócio.

2.     Valor para investir em um ponto comercial

Não existe um valor determinado para investir em um ponto comercial, é preciso fazer uma conta para chegar aos números corretos. Então, é necessário considerar a situação financeira atual, as expectativas de resultados e as projeções para o futuro da empresa. Afinal, não é recomendado pagar um valor que não corresponda à realidade.

O valor disponível para pagar de aluguel deve partir de uma equação que envolve o valor investido e o potencial de mercado para um novo ponto comercial. Caso você já tenha uma empresa aberta, sabe quanto lucra por mês e a conta fica mais fácil. Mas, se está buscando a primeira sede para o negócio, terá que fazer projeções.

Alugar o ponto comercial certo pode fazer total diferença para o lojista e qualquer empreendedor que dependa de um fluxo constante de pessoas. Além disso, é necessário estar próximo ao público-alvo, fazendo com que a localização ganhe ainda mais importância.

Para chegar a um número que não irá prejudicar o negócio quando procurar um ponto comercial para alugar, busque pagar entre 8% e 11% do seu faturamento. Quando esse gasto ultrapassa os 15% da sua receita, os valores são considerados muito elevados e podem comprometer o funcionamento do negócio.

3.     Gastos além do aluguel

Por mais que o aluguel seja o grande destaque nesta equação, existem outras coisas que precisam ser consideradas neste momento. De fato, o empreendedor precisa considerar todas as contas antes de assinar o contrato, indo desde o valor de água, luz e internet, até os custos que podem surgir neste período.

Em alguns casos, vale a pena apostar em um ponto comercial que possua estacionamento. Desse modo, os clientes passam a ter mais comodidade até chegar ao seu estabelecimento. Essa é uma opção interessante para os restaurantes, por exemplo.

O pagamento do condomínio também é algo que deve ser considerado ao escolher um ponto comercial para alugar, já que entrega serviços como portaria e câmeras de segurança. Nestes casos, o custo do aluguel é um pouco mais elevado, mas o empreendedor terá menos preocupações. Em outros, pode pagar menos no aluguel, escolhendo um imóvel mais enxuto.

4. Oportunidades da região

Normalmente os pontos comerciais para alugar que são bem localizados ficam próximos de outros comércios e é preciso trabalhar bem com essa questão. Desse modo, é essencial que o empreendedor tenha uma visão estratégica, para encontrar as oportunidades que isso tem a oferecer. Basta avaliar todo o cenário e encontrar possibilidades.

Existem diversos segmentos que se completam, onde é possível apostar e conquistar o público de lojas próximas. Avalie todos os pontos comerciais e elementos que compõem o bairro. Por exemplo, próximo de uma escola sempre é interessante investir em papelarias e livrarias, é uma das melhores combinações.

Além disso, imóveis que ficam próximos das famosas lojas âncoras podem ser excelentes opções para quem pretende alugar de maneira correta. Então, um hipermercado é algo que consegue atrair pessoas com os mais variados perfis. Assim, abrir uma empresa na redondeza pode ser uma grande jogada, para captar parte destes clientes.

5. Posicionamento do ponto comercial para alugar

Ao pensar em um ponto comercial para alugar, muitas pessoas podem não ficar atentas para essa questão. A posição no quarteirão é algo importante e que deve ser considerada neste momento, fazendo parte da estratégia de escolha. De fato, sabemos que apostar nas esquinas é uma boa ideia, só que isso vai além.

É interessante observar o fluxo dos carros e pedestres que passam em frente ao imóvel comercial, além do horário em que isso acontece. Porque é comum que exista uma mudança, conforme as pessoas vão de casa para o trabalho e voltam do expediente para seus lares.

O ideal é escolher o lado da rua que tenha sombra durante a tarde, já que neste período o movimento costuma ser maior. Assim, a tendência é que as pessoas passem próximas de sua loja e a chance de entrarem se torna maior. Esse é o motivo que leva um lado ter várias placas de "aluga-se" e do outro lojas movimentadas.

Aqui você encontra o melhor ponto comercial para alugar!

O Place2b é uma plataforma virtual, que conecta pessoas interessadas em alugar um imóvel com proprietários. Por isso, se você precisa escolher um ponto comercial para alugar e não quer perder muito tempo procurando, está no lugar certo. Porque aqui é possível conhecer as opções de maneira online, sem ter que sair de casa.

Confira todas as opções disponíveis com nossos modelos em 360º, além de conferir as fotos. Depois, agende uma visita nas alternativas que mais gostar. Isso facilita e muito o processo de locação de um imóvel. Contamos com pontos comerciais perfeitos para o seu negócio, é só fazer uma avaliação.

O que está esperando? Entre em contato agora mesmo, navegue pelo nosso site e garanta a melhor sede possível para o seu negócio! Aposte em um bairro perfeito para o comércio e colha os frutos ao longo do tempo.