Por que ter estacionamento no seu ponto comercial?

Por que ter estacionamento no seu ponto comercial?

Ter estacionamento no seu ponto comercial é algo que torna o empreendimento mais grandioso. Dessa forma, os clientes passam a ver a empresa com outros olhos, como uma marca que está preocupada com a comodidade e que deseja atender bem todos aqueles que vão até lá.

A presença de um estacionamento é algo fundamental para supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos onde as pessoas passam bastante tempo. E elas não querem rodar em busca de uma vaga para deixar o carro. Por isso, oferecer o estacionamento é algo que pode atrair quem busca praticidade.

Dependendo do segmento de sua empresa, isso até pode ser um diferencial, mas em outros casos é tratado como algo fundamental para o sucesso do empreendimento. Hoje você vai descobrir por que ter estacionamento no seu ponto comercial é algo tão importante em relação ao sucesso do negócio.

Vale a pena ter estacionamento no seu ponto comercial?

Os clientes desejam ter conforto e comodidade quando estão fazendo compras, ninguém gosta de ficar rodando em busca de uma vaga para estacionar. Por isso, é muito importante levar o estacionamento em consideração no momento de escolher um ponto comercial.

O estacionamento pode ser próprio deste ponto comercial ou então aquelas vagas coletivas, que qualquer motorista pode usar. Neste caso, é importante apenas selecionar um ponto comercial que seja próximo de um estacionamento.

O problema é que os pontos comerciais com estacionamentos próprios possuem um aluguel mais caro. Neste caso, é preciso avaliar bem se os clientes que passam pelo seu estabelecimento realmente precisam de estacionamento.

Como os clientes chegam ao seu estabelecimento?

Ao escolher ter um estacionamento no seu ponto comercial pense neste fator importante: como o público-alvo chega até o seu estabelecimento comercial? Além disso, é preciso entender muito bem do seu negócio, para considerar o objetivo das pessoas que vão até ele.

Assim, é importante que o empreendedor avalie se a empresa é considerada de passagem ou de destino. No primeiro caso, são aqueles negócios que atraem clientes pela fachada, enquanto o segundo leva os clientes se deslocarem até lá, especialmente para isso.

Os restaurantes, bares e salões de beleza, por exemplo, são considerados empreendimentos de destino. Por isso, devem ter uma ótima visibilidade e oferecer um amplo estacionamento para os clientes. Então, é fundamental que o empreendedor faça uma escolha correta, optando por um ambiente que atenda a todas as necessidades do negócio.

A presença de estacionamento pode atrair clientes para o seu negócio

A simples presença de estacionamento pode ajudar a atrair clientes para o seu negócio, quer ver? Isso atrai principalmente os consumidores impulsivos, aqueles que buscam por um ambiente com acesso facilitado e com espaços disponíveis para estacionamento. Esse é o seu cliente ideal? Então não hesite e alugue um ponto comercial com estacionamento!

É um diferencial também para os clientes que costumam procurar estabelecimentos por aplicativos. Assim, aqueles que possuem estacionamento próprio tendem a ter melhores avaliações. Aliás, um dos critérios mais relevantes é a localização e a acessibilidade, onde o tamanho do estacionamento é algo que pode ser levado em consideração.

A quantidade de vagas oferecidas pode ser uma régua para o sucesso do seu empreendimento. Provavelmente alguma vez você já passou em frente a uma pizzaria lotada de carros e ficou pensando que a comida devia ser deliciosa. Afinal, se o movimento é grande é porque a coisa é boa.

Os clientes ficam mais tranquilos, com seus veículos seguros

É normal as empresas não se responsabilizar por veículos deixados em seus estacionamentos, ainda mais quando estes não são clientes. Mesmo assim, os consumidores ficam bem mais tranquilos quando deixam seus veículos em estacionamentos privados e não na beirada da rua.

Quando um consumidor deixa o seu carro nos estacionamentos comuns a tendência é que ele vá embora mais rápido, já que existe essa preocupação. Mas quando o carro está num lugar privativo, então ele não tem por que se preocupar, fica mais tempo e gasta mais dinheiro na sua empresa.

O investimento mensal a mais no aluguel, na escolha de um ponto comercial com estacionamento, pode ser superado devido a essa questão.

Ajuda no desenvolvimento de campanhas publicitárias

Hoje em dia as campanhas são focadas na internet, no chamado marketing digital. Então, é comum que as empresas invistam em anúncios no Google e no Facebook, mas a publicidade antiga continua trazendo bons resultados.

A presença de um estacionamento no seu ponto comercial é algo que ajuda no desenvolvimento de campanhas com o objetivo de conquistar novos clientes para o seu negócio. Assim, é possível destacar a praticidade para os consumidores que desejam ir até o local, trazendo ainda segurança durante a realização das compras.

Evite problemas para a sua empresa com os estacionamentos de rua

Quem costuma andar pelos centros das cidades já deve ter percebido alguma calçada rebaixada, funcionando como estacionamento para determinada empresa. Será que essa é uma situação que segue a lei?

A seguir você confere todos os detalhes que envolvem recuos em ruas para a criação de “vagas exclusivas” de estacionamento. Mas, fica um spoiler: é melhor evitar essa situação.

O que diz a lei sobre estacionamento exclusivo para clientes?

Existem muitas lojas que oferecem estacionamentos exclusivos para clientes de uma forma irregular e isso pode implicar em problemas sérios com a justiça. Aliás, é comum encontrar estacionamentos comerciais, alguns inclusive formados por recuos em calçadas, em um espaço entre a rua e a loja.

É comum que algumas empresas rebaixem parte da calçada, tornando as guias da sarjeta vagas exclusivas para seus clientes. Isso não é permitido, já que cada unidade imobiliária tem direito a apenas uma entrada de garagem.

Muitos comerciantes se acham no direito de rebaixar a guia e tornar este espaço um tipo de estacionamento. Portanto, rebaixar a guia e formar uma espécie de estacionamento exclusivo não é permitido pela lei, embora seja algo comum.

Estacionamento exclusivo com meio fio rebaixado

Você já entendeu que é proibido criar um estacionamento exclusivo junto a calçada, por mais que algumas empresas até coloquem placas informando que o espaço é destinado aos clientes. Aliás, a questão da exclusividade vai contra a resolução 302/2008 do CTB, que impede a tomada da via pública para a construção de um estacionamento privado.

Quando uma calçada é rebaixada os motoristas ficam impedidos de estacionar junto ao meio-fio e perdem uma opção de estacionamento. Além disso, para fazer o rebaixamento do meio-fio é necessário ter uma aprovação junto à prefeitura. Somente assim o comerciante seguirá a lei e ficará longe de problemas.

Por mais que o estabelecimento consiga a autorização para fazer o rebaixamento na calçada, a vaga não poderá ser considerada exclusiva e os pedestres devem continuar passando normalmente pela calçada. De modo geral, para que o estacionamento seja considerado exclusivo as vagas devem fazer parte da planta do prédio e não da calçada.

Qual é a punição para quem não segue a lei?

As empresas que não seguirem a lei e fizerem estacionamentos rebaixando a calçada sem autorização podem sofrer uma advertência por escrito ou receber uma multa por circulação, estacionamento e parada indevidas. De fato, os pedestres e motoristas estão de olho e podem denunciar quem comete essa irregularidade.

Dessa forma, antes de investir em um estacionamento para os clientes é bom verificar como funciona a lei. Então, é melhor avaliar bem o CTB e qual é a melhor maneira de melhorar o conforto dos clientes.

Evite erros, alugue um ponto comercial com estacionamento próprio

Percebeu que ter estacionamento no seu ponto comercial é algo importante? É necessário apenas tomar cuidado com a escolha do local, para não criar estas falsas vagas exclusivas. Ou mesmo alugar um ponto comercial acreditando que estas vagas realmente são destinadas apenas aos clientes do seu negócio.

No Place2b você encontra as melhores oportunidades do mercado, com pontos comerciais bem localizados e que possuem estacionamentos exclusivos de verdade. Assim, é um bom diferencial para o seu empreendimento, ajudando a manter aquela clientela hard core, que se preocupa mesmo com a praticidade o conforto.

As pessoas querem velocidade e agilidade quando estão comprando algo. A rotina está cada vez mais corrida e os consumidores não querem perder tempo buscando por um estacionamento. Então, oferecer vagas exclusivas é algo que pode conquistar pessoas e aumentar suas vendas. Pense nisso!