Quero abrir uma loja: como empreender no ramo de eletrônicos

Quero abrir uma loja: como empreender no ramo de eletrônicos

Abrir uma loja é sempre uma boa alternativa para as pessoas que possuem uma grana a mais e desejam investir para ter retorno no futuro. Ter uma loja é o sonho de muitos brasileiros que acreditam que consigam a independência financeira ao obter isso. E empreender no ramo de eletrônicos é uma boa alternativa.

Uma vez que a tecnologia vem se tornando cada vez mais presente na nossa sociedade, empreender no ramo de eletrônicos, por exemplo, é um ótimo negócio. Porque você está mirando o futuro, pois essa é uma parte da sociedade que nunca vai deixar de se atualizar e nos ser útil.

Por isso, decidimos fazer esse texto para auxiliar você que deseja empreender no ramo de eletrônicos, pois na hora de dar um grande passo como esse, qualquer ajuda é bem-vinda. Então lhe daremos dicas fundamentais para que sua loja tenha sucesso, e também é claro, para que você saiba onde está se enfiando.

Entenda o segmento antes de empreender

Em qualquer ramo de negócio é importante que você segmente o mercado, ou seja, que separe os seus clientes em grupos distintos que podem exigir produtos e métodos de marketing diferenciados. Tendo isso em mente e fazendo essa divisão você parte para ação.

No segundo momento, é hora de criar métodos específicos para lidar com cada grupo, de acordo com as características que eles apresentam. Pois, com essa separação em grupos fica mais fácil entender como eles pensam e quais produtos desejam.

Quem vai empreender no ramo de eletrônicos precisa compreender que deve oferecer produtos para as mais diversas classes sociais. Por isso, vai precisar ter sensibilidade quando montar o seu estoque, para comprar itens que atendam a demanda tanto dos mais pobres, quanto dos mais ricos.

Pois, são os clientes os responsáveis na maior parte das vezes por indicar a sua loja. Aliás, essa propaganda boca a boca é o que faz o sucesso de um negócio. Então agradar todos os públicos é fundamental. Por isso, quando for montar o estoque da loja, compre itens com preços acessíveis também.

Para empreender no ramo de eletrônicos, conheça a concorrência

Novos empreendedores têm muitos problemas para lidar com os concorrentes, pois eles são mais velhos, experientes e conhecidos no mercado. Por isso, acabam sendo uma espécie de barreira entre você e os clientes. Então você precisa conhecer bem o "inimigo" para poder lidar com os problemas que eles podem lhe impor.

Algumas empresas concorrentes fazem "jogo sujo" quando veem que uma nova loja do ramo vai abrir próxima. Desse modo, podem realizar promoções absurdas que só visam atrapalhar a concorrência. No entanto, existe o Instituto Brasileiro de Defesa da Competitividade que busca combater a pirataria e a informalidade, além de ajudar em questões como essa.

Com isso, você estará um pouco mais protegido quanto às medidas que o seu concorrente pode fazer para lhe prejudicar. Contudo, você também pode aprender com eles, antes de abrir a sua loja é interessante visitar os principais rivais na disputa por clientes. De maneira discreta observe os produtos e o jeito que ele trata os clientes. Para que você possa oferecer um serviço melhor.

Quem quer empreender no ramo de eletrônicos tem que saber: o mercado está Aquecido

Saiba que o mercado de eletroeletrônicos está bastante aquecido, segundo pesquisas. Na verdade, essa crescente já vem de alguns anos, pois os itens vendidos nesse tipo de loja se tornaram fundamentais para nossas vidas. Entre os produtos mais relevantes, se destacam os de informática e de utilidades domésticas.

As pessoas que decidem adquirir produtos desse tipo costumam ser consumidores jovens, que buscam novidades tecnológicas que facilitem o seu dia a dia. Mas, não ache que somente jovens procuram os produtos eletrônicos, pessoas de idade frequentando esse tipo de loja tem se tornado cada vez mais comuns.

Um dos motivos que têm movimentando tanto o mercado tecnológico são os incentivos que o governo promove para o setor. Isso acontece com a redução, como por exemplo do IPI, que faz com que os preços fiquem mais baixos tanto para a importação quanto para exportação.

Investimentos

Infelizmente, empreender no ramo de eletrônicos não é a coisa mais barata do mundo, os custos iniciais serão diversos. Sendo que os principais se darão em coisas como:

  • Instalação;
  • Equipamento;
  • Registro nas juntas e órgãos públicos;
  • Automação;
  • Imóveis;
  • Máquinas;
  • Móveis;
  • Pessoal.

Ainda nos investimentos iniciais podem ser considerados também no cálculo, o capital de giro. Que é o valor responsável por suportar todas as despesas do mês, geradas por atividades produtivas e outros imprevistos.

Aliás, possuir um sistema integrado para fazer a gestão do estoque e da contabilidade é algo bastante relevante. Porque permite que você também controle os custos. Desse modo, fazendo com que as vendas se tornem algo mais organizado e assim o lucro seja mais visível e de fácil controle.

Equipamentos necessários para uma loja de eletroeletrônicos

Para gerenciar uma loja do ramo de eletroeletrônico você vai precisar de coisas básicas. Entre eles, material de escritório e móveis, além de um sistema de ar condicionado bem calculado para climatizar todo o ambiente. Diferente de outras lojas, climatizar o ambiente nesse ramo é fundamental, pois, os aparelhos eletrônicos são bastante sensíveis a altas temperaturas.

Por fim, você vai precisar de equipamentos para realizar reparos. Além de mesas, cadeiras, armários e estantes para os produtos. Mas, antes de comprar, faça um desenho projetando o ambiente.

É preciso de um bom ponto comercial para ter sucesso no ramo de eletrônicos

Talvez a parte mais importante de qualquer loja física seja a sua localização. Conseguir um bom ponto comercial é meio caminho andado para atingir o sucesso no seu empreendimento. Pois, é preciso estar onde o cliente passa, para ser notado, já que assim é possível atrair mais pessoas interessadas nos seus produtos.

Já percebeu que entre as lojas que você mais visita, algumas estão no caminho de volta para a sua casa? Bom, é porque ela está bem localizada para você. Mas, para empreender no ramo de eletrônicos é fundamental ser acessível ao público-alvo, por isso contar com lojas âncoras nas proximidades é uma boa ideia.

Então observar as lojas próximas de onde vai abrir o empreendimento é bastante importante. Pois, poderá obter uma boa noção do tipo de clientela que frequenta aquele local. Mas, o jeito mais fácil de encontrar o ponto comercial ideal é por meio do nosso site, aqui no Place2b você encontra os melhores imóveis da cidade, prontos para receber a sua empresa!