Reajuste de aluguel: Como calcular o IGPM?

Reajuste de aluguel: Como calcular o IGPM?

O reajuste de aluguel é algo que assusta muita gente. Mas, você sabia que é possível realizar o cálculo do principal indicador desse reajuste? O índice Geral de Preços – Mercado, ou IGPM, é esse indicador, e pode ser calculado.

Porém, esse cálculo deve ser feito com muito cuidado. Mas, ele também é extremamente necessário, visto que o número de imóveis alugados no Brasil é alto. Atualmente, são mais de 18%. Então, as imobiliárias e corretores precisam saber como fazer o cálculo.

Então, nesse texto, você vai aprender tudo o que é necessário para o cálculo de reajuste de aluguel. Com isso, vai ser possível garantir com que seus imóveis permaneçam dentro das medidas e bases legais.

VEJA MAIS: 9 vantagens de alugar uma loja em uma galeria comercial

O que é preciso saber para calcular o reajuste do aluguel?

Antes de começar a fazer o cálculo propriamente dito, é preciso ter em mente alguns dados. Isso porque será necessário entender o cálculo do preço inicial do imóvel que será realizado. Em geral, o valor inicial do aluguel varia entre 0,5% e 1% do valor total do imóvel em questão.

Mas é preciso levar outros fatores importantes em conta. Sendo assim, considere qual é a localidade onde o imóvel está inserido. Isso porque a vizinhança é um dos principais motivos para encontrar esse valor.

Além da vizinhança, considere se o imóvel é mobiliado, tempo de uso, idade da estrutura, infraestrutura ao redor, entre outros. Então, ao identificar esses fatores, e em cima do valor inicial do aluguel, é possível fazer o cálculo do reajuste.

As diretrizes e indicativos para que esse cálculo seja feito estão inseridas na Lei do Inquilinato. É de lá que se tem a ciência de como o cálculo de reajuste do aluguel é feito. Além disso, ela também permite com que se use um ou mais índices base para a conta.

Como calcular o reajuste de aluguel?

Atualmente, existem ferramentas automatizadas para se realizar esse cálculo. Uma delas é a do site do Banco Central. Mas, é sempre bom que o corretor saiba como calcular o reajuste de forma pessoal.

Mas, em ambos os casos, é importante entender que o valor correto precisa ser calculado com um ano de antecedência. Ou seja, você deve realizar o cálculo 12 meses antes da chave ir até as mãos do inquilino. 

Dito isso, siga para a ferramenta de cálculo do Banco Central e insira as informações específicas sobre o aluguel. Elas incluem:

  • Mês e ano de início do contrato de aluguel;
  • Valor atual do aluguel. É ele que deve ser ajustado.

E pronto. Agora você está com os resultados do cálculo de reajuste do aluguel. Então, é possível utilizar esses números para apresentar aos inquilinos.

Porém, as facilidades da vida digital ainda exigem com que você saiba quais são os principais itens do cálculo. Eles são o IGPM e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, ou IPCA. O primeiro é o mais utilizado pelas imobiliárias para realizar os processos necessários.

Assim, é mais simples de se entender o cálculo de reajuste de aluguel. Então, tanto o corretor quanto o inquilino poderão saber o valor a ser cobrado de forma facilitada e acessível. Portanto, é essencial que o cálculo seja realizado. Abaixo você confere um passo a passo.

Como calcular o reajuste de aluguel: passo a passo

Pode ser que você ainda esteja com dificuldades em relação ao cálculo a ser realizado. Então, confira o passo a passo a seguir para aprender de forma definitiva.

  1. Primeiramente, você precisa acessar o site do Banco Central;
  2. Agora, procure a barra lateral esquerda. Ali, você encontrará a opção “Calculadora do Cidadão”;
  3. Após entrar na calculadora, selecione a opção “Correção de valores”;
  4. Em seguida, selecione o índice que deseja utilizar no cálculo do reajuste de aluguel;
  5. Insira os dados do contrato, que são a data inicial e a data final dele;
  6. Então, insira o valor do aluguel a ser reajustado;
  7. Por fim, clique no botão “Corrigir Valor”;
  8. E pronto! Seu cálculo foi concluído.

Sendo assim, é possível imprimir o seu documento, ou ainda gerar um arquivo digital em PDF. Agora os resultados estão em suas mãos, e é possível utilizá-los como quiser.

Entendendo os índices do reajuste de aluguel

Mesmo com o cálculo completo, um bom corretor, ou proprietário de imóvel, deve saber quais são os índices usados, e o que representam. Então, chegou a hora de conhecê-los.

Inicialmente, o preço do reajuste de aluguel é informado pelo “índice do aluguel”. Mas, esse índice é genérico, e visto como simples por conta da divulgação simplificada que os veículos de comunicação fazem.

Na verdade, existem muitos outros por trás disso. Eles são os dois principais que você já viu acima, o IGPM e o IPCA. Abaixo você confere um pouco mais sobre cada um deles.

O que é o IGPM?

IGPM é a sigla para Índice Geral de Produtos – Mercado. Ele é uma variação que informa, de maneira mensal, a inflação em produtos e serviços variados. Quem cuida de fazer esse cálculo é a FGV, ou Fundação Getúlio Vargas.

Porém, o famoso IGPM é composto, ainda, por um agrupamento de outros índices. Isso significa que outros serviços são incluídos na conta. Eles podem ser internet, água, luz, entre outros.

Eles afetam diretamente os valores que o proprietário vai ter que gastar com o inquilino. Sendo assim, a inflação é o parâmetro para calcular o reajuste de aluguel. Mas, o IGPM gera um valor que pode ser somado com o do aluguel inicial, resultando no reajuste.

Por afetarem os gastos que o proprietário possui com o inquilino, a inflação pode ser utilizada para o reajuste. No entanto, com o valor do IGP-M, você pode somar com o valor do aluguel primeiramente contratado para obter o valor do reajuste.

O que é o IPCA?

Por fim, o IPCA, ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor, é o medidor que aponta o custo de vida das famílias brasileiras. Mas, para isso, elas precisam receber entre 1 e 40 salários-mínimos.

Sendo assim, o IPCA pode ser mais específico do que a outra opção, que é o IGPM. Isso ocorre por conta de o IGPM, como você viu acima, ser um agrupado de outros índices menores.

Então, o melhor é saber quais são os índices mais relevantes para o seu caso. Mas, em geral, o cálculo do IPCA engloba todas as famílias que vivem em áreas urbanas. Essas pessoas representam, em um valor aproximado, 90% de todos os brasileiros.

SAIBA MAIS: O que é e para que serve uma administradora de imóveis comerciais?

Escolhendo o índice: entre IGPM e IPCA

Agora é preciso selecionar qual o índice que você vai utilizar. Porém, o melhor é sempre utilizar ambos os indicadores para o cálculo de reajuste de aluguel. Assim é possível fazer a conta de acordo com a inflação do IPCA, mas também utilizar índices importantes que se encontram no IGPM.

Portanto, quando os gastos do proprietário foram apontados, mas não estiverem sendo contemplados pelo IPCA, o IGPM pode completar. Mas é preciso estudá-los.

Além disso, você deve saber que esses indicadores devem ser especificados no contrato do aluguel, desde o começo. Com isso, é possível evitar futuros problemas com os inquilinos.

Então, não se esqueça de indicar quais são os índices que você vai utilizar no contrato. E deixe bem claro como eles funcionam, e como eles vão impactar no aluguel do inquilino.

Aqui no Place2b atuamos como uma ponte entre quem possui um imóvel para alugar e quem está em busca de um ponto comercial para o seu negócio. Para saber mais, entre em contato agora mesmo ou confira nossas opções sem sair de casa. É só clicar em “ANUNCIAR”.