5 ideias de negócios lucrativos

5 ideias de negócios lucrativos

Hoje em dia, pessoas de todo o Brasil sonham em construir o seu próprio modelo de negócio. Mas essa não é uma tarefa tão simples assim. Apesar disso, é um desejo possível de se alcançar, e o primeiro passo para isso é entender sobre os modelos que estão em alta no momento. Traçar o caminho a partir daí será um pouco mais fácil pois, ao conhecer um pouco mais sobre quais são os nichos em destaque, você terá maiores chances de obter sucesso com a sua ideia. 

O caminho pode até parecer assustador no início, o que é comum de acontecer. Afinal, você terá que lidar com o medo de o negócio fracassar, de perder todo o investimento, ou até mesmo com a não aceitação dos clientes. No entanto, o que deve estar bem claro em sua mente é que existem meios para diminuir esses riscos. E um deles é o estudo! Em outras palavras, quanto mais você procurar saber sobre projetos lucrativos, menores são as chances desses problemas acontecerem .

E é para te ajudar nessa missão que estamos aqui! Nas linhas abaixo, você encontrará um conteúdo cheio de modelos de negócio para pôr em prática. E não só isso. Trouxemos também algumas dicas essenciais que vão esclarecer uma dúvida bastante comum na área, que diz respeito a como ser um empreendedor de sucesso. Portanto, se você quer ampliar sua bagagem nesse assunto, não deixe de ler o que separamos para você. Acompanhe com a gente e descubra!

Crescimento do Empreendedorismo no Brasil 

Antes de mais nada, devemos contextualizar o assunto e entender um pouco mais sobre o porquê abrir um empreendimento vem sendo um bom negócio no país. Mesmo com a pandemia da Covid-19, o espírito empreendedor do brasileiro não foi deixado de lado. Muito pelo contrário, o setor nunca cresceu tanto. 

Um estudo feito pelo Ministério da Economia, batizado de “Mapa de Empresas”, apontou que, em 2020, foram abertas nada menos do que 3.359.750 empreendimentos no Brasil. Por sua vez, isso representou um aumento de 6,0% na abertura de empreendimentos se comparado ao ano anterior, 2019. E tem mais. O mapa informou ainda que, de Setembro a Dezembro de 2020, surgiram cerca de 2 milhões de empreendimentos - 15% acima frente ao mesmo período de 2019.

Com isso, o total de empresas ativas em território nacional chegou a quase 20 milhões. Destas, 79,3% são MEIs (Microempreendedores Individuais). Nessa infinidade de negócios, alguns setores aparecem com mais frequência. São eles:

  • Vestuário e acessórios: 200.662 negócios abertos;
  • Promoção de vendas: 149.063 negócios abertos;
  • Cabeleireiros, manicure e pedicure: 134.992 negócios abertos;
  • Alimentação: 110.261 negócios abertos.

Ademais, cabe ainda destacar o sucesso do comércio eletrônico (e-commerce) que, de acordo com um estudo publicado pela ISTOÉ Dinheiro, em 2020, faturou cerca de R$ 87,4 milhões e cresceu 41%. 

O que, de fato, todos esses números apontam é que, no Brasil, o empreendedorismo está cada vez mais aquecido. E ainda conta com a tendência de que a economia volte a crescer nos próximos anos. Logo, os empreendedores que derem vida a um novo negócio, em breve podem esperar por cenários melhores.

5 Modelos de negócio para você

Em primeiro lugar, vale ressaltar que um modelo de negócio nada mais é do que um insight, isto é, uma possibilidade de empreendimento que possa dar certo em um nicho de mercado. E isso envolve, por exemplo, conquistar um bom público e alcançar resultados financeiros positivos. 

Nesse sentido, por mais simples que essas ideias de negócio sejam, é preciso que você não as descarte logo de cara. Portanto, busque conhecê-las a fundo. Para isso, estude, pesquise, e use a internet à sua disposição. Afinal, você pode estar se deparando com uma excelente oportunidade. Confira a seguir!

1. Cosméticos

O brasileiro se destaca quando o assunto é cuidado pessoal. Essa, sem dúvida, é uma das principais características da nossa população, e não somos nós que estamos afirmando isso. De acordo com um estudo feito pela Forbes, o Brasil é o país que representa o 4º maior mercado mundial no quesito beleza e bem-estar. 

Isso faz deste nicho de mercado uma opção considerável para quem tem interesse em montar seu próprio negócio. E serve tanto para loja online quanto física. Com isso, você pode vender maquiagens, perfumes, esmaltes, e cosméticos no geral. Lembre-se de ficar de olho aberto nas tendências do ramo, buscando oferecer produtos diferenciados da concorrência!

2. E-commerce

Que tal aproveitar o avanço da tecnologia para tirar seu modelo de negócio da imaginação? O comércio eletrônico pode ser a sua saída, ainda mais com o seu sucesso recente que, por sua vez, tende a aumentar. 

Com ou sem estoque de produtos, você pode abrir uma loja virtual e, assim, atender às demandas de consumidores do Brasil inteiro. Existem centenas de opções que você pode oferecer: artigos de decoração, semi jóias, roupas, móveis, etc.

3. Franquias

Hoje em dia, as franquias oferecem aos empreendedores dois pontos essenciais para o sucesso do negócio: a visibilidade e a consultoria, ambos já consolidados pela marca mãe. 

Por esta razão, essa é uma das maneiras mais seguras de mergulhar no mundo dos negócios. Contudo, é preciso de um aporte financeiro que, em muitas vezes, pode ser alto, a depender da expressividade que a franqueadora possui. Sendo assim, tenha isso em mente na hora de definir a melhor opção!

4. Infoprodutos

Você já ouviu falar nos infoprodutos? Estes itens cresceram muito de uns tempos para cá e, de fato, atraíram milhares de pequenos empreendedores. Isso porque este ramo oferece praticidade e baixo custo de aplicação.

São inúmeras possibilidades, e você pode trabalhar como afiliado, por exemplo. Ou, se preferir, há como atuar na criação de produtos digitais (e-books, infográficos, etc), divulgar conteúdos próprios ou revender a terceiros. Ou seja, opções não faltam! 

5. Ensino à Distância (EaD)

Modelos de negócio baseados na Educação à Distância são tendências para os próximos anos. Então, se você fala um outro idioma, passe esse conhecimento a diante. Ou se é bom em matemática, busque dar aulas de reforço.  Sabe tocar violão ou um outro instrumento musical? Ensine outras pessoas a tocar. Domina a arte de fazer artesanato? Repasse o seu conhecimento e experiência como ideias de negócios para abrir. É possível, por exemplo, lecionar sem precisar sair do conforto da sua casa. E o melhor: com pouco investimento. Os materiais podem ser, inclusive, gravados pelo celular. 

Comece se dedicando!

Acima, você teve acesso a alguns modelos que podem ser um sucesso se feitos com excelência. Mas, para isso, é preciso dedicação. O seu sucesso, sem dúvidas, vai depender da sua entrega. Portanto, procure entender um pouco mais sobre o perfil do seu público, conheça-os a fundo, faça um bom planejamento e mãos à obra!