O que um empreendedor iniciante não deve deixar de saber?

O que um empreendedor iniciante não deve deixar de saber?

No Brasil, cada vez mais pessoas estão começando o próprio negócio, em busca da tão sonhada independência financeira. E se você está aqui, com certeza não deve ser diferente. Mas há um grande problema: a falta de amparo. Isto é, a maioria dos empreendedores iniciantes ficam perdidos, sem saber como funcionam as regras do jogo empresarial. 

Assim, não é de se surpreender que boa parte dos empreendimentos fecham as portas mesmo com pouco tempo de funcionamento. Porém, não se desanime. Para ajudar a você que está começando agora, separamos algumas dicas valiosas e que podem dar um “empurrãozinho” para que seu negócio decole e atinja diferentes patamares. Acompanhe! 

Dicas fundamentais

Antes de mais nada, para saber como começar seu próprio empreendimento, é preciso colocar suas ideias no papel. Além disso, antes de executar qualquer projeto, é fundamental que algumas atitudes sejam tomadas, visando o sucesso futuro que seu produto pode ter. E, dentre as principais, está a necessidade de se especializar na área que deseja atuar e até mesmo saber como encontrar profissionais para dar continuidade ao seu projeto. Mas não se resume apenas a isso. Veja! 

1. Escolha bem o nicho de atuação

Em primeiro lugar, escolhemos essa dica pois ela é fundamental se você está começando agora e ainda não definiu o seu nicho de atuação, isto é, qual será a sua atividade empresarial. Essa escolha é a que mais irá influenciar o futuro do negócio, pois trará diversas consequências.

Ainda, é importante ter em mente que não existe um segmento ou atividade empresarial melhor. Em outras palavras, o que existem são ramos empresariais que valem a pena investir e outros que não valem tanto assim. Logo, fazer uma boa pesquisa de mercado antes de escolher é imprescindível. Se estiver em dúvida, opte sempre pelo ramo com o qual você tem mais afinidade.

2. Especialize-se 

Um dos principais problemas para quem está começando um projeto é saber onde se especializar ou como encontrar profissionais que dêem vida à sua ideia. Portanto, para auxiliar sua busca por conhecimento, antes mesmo de iniciar um projeto, é preciso que você tenha amplo domínio sobre a área em que pretende atuar. Isso irá diminuir as chances de erros acontecerem na execução.

Pensando nisso, vá atrás de conhecimentos técnicos em livros, documentários sobre empreendedorismo e etc, fazendo de tudo para se manter atualizado diariamente sobre o mundo dos negócios. 

3. Separe suas contas

Dentre as dicas para empreendedores iniciantes, não poderia deixar de faltar essa. Isso porque ela é a que mais se relaciona ao equilíbrio financeiro da empresa. Sendo assim, separe o que é pessoal do que é do seu projeto. Ou seja, nada de pagar despesas pessoais com dinheiro do seu negócio! Essa prática pode resultar na falência do empreendimento.

É super importante manter contas separadas e ter bom senso na hora de retirar dinheiro do caixa da empresa. Nos momentos de crise é que o empreendedor se dá conta da importância de ter o capital do empreendimento devidamente integralizado.

4. Fluxo de caixa

Para não perder o controle sobre a saúde do empreendimento, é sempre conveniente manter registros sobre o que é de entrada e saída, ou seja, manter o fluxo de caixa. Dessa forma, registrar tudo que está entrando e saindo do caixa do negócio é uma documentação essencial. Ela pode ser feita, por exemplo, tanto de forma analógica, por meio de livros físicos, quanto digitais, por meio de planilhas eletrônicas.

Ter um registro detalhado permitirá saber qual foi o crescimento ou queda dos lucros, quais os segmentos mais deficientes dentro da empresa, quais produtos estão sendo mais vendidos e quais não estão dando retorno. Sem falar que, para casos futuros de consulta, esses registros são bem eficientes, inclusive como meio de prova para alguma questão jurídica ou até mesmo uma auditoria financeira.

5. Estratégia de comunicação

Um dos pilares do sucesso de toda empresa é saber como atrair novos clientes. Hoje em dia, os meios mais utilizados são as redes sociais, visto que todo mundo a usa em seu dia a dia. Entretanto, estratégias de marketing como newsletter para o e-mail e até mesmo saber como trabalhar o funil de vendas podem trazer resultados a longo prazo. Por isso, tenha em mente que a comunicação é a alma do negócio.

Esteja pronto! 

Você deve possuir todo o conhecimento e experiência necessária para empreender na área que pretende. Claro que não irá saber dominar com grandeza tudo o que é preciso logo de cara, mas quanto mais saber, melhor. Por esse motivo, você precisa estudar muito sobre a sua área e buscar sempre estar atualizado. Pesquise tendências e também as inovações tecnológicas da sua área de atuação, o importante é sempre estar indo atrás.

 

Até porque, conhecimento na área é o básico! Além disso, você deve dominar sobre vendas, marketing, finanças e possuir um conhecimento geral de gestão de negócios. E aqui está outro ponto chave: é preciso saber administrar! Para isso, você pode se aperfeiçoar com cursos on-line, lendo sites de empreendedorismo, blogs sobre o assunto e também consultando outros profissionais. 

De nada adianta você ter em mente uma ideia brilhante se não souber como suportá-la e como traçar o seu crescimento. Isso demanda tempo, estudo e dedicação. Sem estar disposto, dificilmente seu negócio terá sucesso. 

Conheça o mercado

Por fim, estudar profundamente o mercado em que seu negócio irá se inserir é outro ponto fundamental. Saiba com clareza quem são os seus concorrentes, quais os pontos fortes e fracos deles, e busque se diferenciar para se destacar. Ou ao menos tente melhorar o que já é praticado por eles. 

Entender o mercado permite que você saiba quem é de fato o seu público-alvo, as vantagens desse setor, como desenvolver melhor seu planejamento estratégico e a melhor maneira para vender o seu produto. Com esse estudo, você consegue traçar melhor o perfil do seu potencial cliente e como chamar a atenção deles.

E claro, formalize-se. Por mais óbvio que pareça, a formalidade pode ser um grande aliado do seu negócio. Hoje em dia existem maneiras facilitadas de formalizar a sua empresa. O Microempreendedor Individual (MEI), é um bom exemplo disso. Ele reúne de maneira simplificada todos os impostos e dispensa o serviço de um contator. Portanto, mãos à obra.