Quero abrir uma loja de roupas: como empreender no ramo da moda

Quero abrir uma loja de roupas: como empreender no ramo da moda

No Brasil abrir uma loja de roupas é algo muito comum, não à toa existem milhares delas espalhadas pelo país. Afinal, é normal que busquemos peças para que possamos nos vestir bem e confortavelmente. Mas, estamos aqui para tratar de como se faz para abrir uma loja de roupas.

Por isso, vamos explicar como você pode fazer isso. Na verdade, é um processo bastante simples, mas com muitos detalhes. E são esses pequenos pontos que fazem a diferença na hora do seu empreendimento ter sucesso ou não. Desse modo, preste bastante atenção na nossa explicação de como abrir uma loja de roupas.

Esse é um dos segmentos do varejo que mais faz sucesso no Brasil, com uma arrecadação anual de centenas de bilhões. Assim, por mais que abrir uma loja de roupas não seja a coisa mais difícil do mundo, é necessário pensar em todos os detalhes, para que o negócio vá adiante. Confira a seguir todos os passos que precisam ser dados!

Quanto fatura o setor por ano?

Esse é o que podemos chamar de um setor bilionário, os estudiosos dizem que a renda anual é R$ 229,5 bilhões. Superior a muitas outras áreas de negócios brasileiros. O que mostra o quanto o povo gosta de se vestir bem. Esse faturamento mostra porque vale tanto a pena abrir uma loja de roupas, que por mais que tenha um investimento inicial relativamente alto, traz retorno.

Passo a passo para abrir uma loja de roupas

Nada na vida é simples ou fácil, então abrir uma loja de roupas não poderia fugir dessa regra. Mas, para tudo tem um jeito e para o seu caso, meio que você já encontrou a solução. Na sequência deste texto iremos fazer um passo a passo de como você pode abrir uma loja de roupas sem necessitar de um absurdo esforço.

A melhor forma de fazer as coisas no geral é por partes, se afobar e tentar fazer tudo de uma vez acaba não sendo eficaz. Por isso, siga esse passo a passo que tudo acabará dando certo para você e sua loja. Assim, no futuro a empresa lhe renderá muito lucro e orgulho do empreendimento que você criou.

1.     Define o seu público-alvo

Comece pelo básico, definindo o público-alvo ao qual sua loja atenderá, ou seja, aquelas pessoas que possuem desejos semelhantes aos produtos que você oferece. Assim, poderá ter em seu estoque uma grande quantidade de itens do mesmo estilo. E que todos atraíram interesse dos seus clientes, lhe permitindo realizar muitas vendas.

Como você vai abrir uma loja de roupas, então deve focar em algum dos diferentes públicos-alvo, como crianças, mulheres, vestuário masculino ou outro qualquer. Costuma ser positivo focar no estilo de roupa que você mais possui conhecimento. Assim, poderá comprar sabendo se o produto vai vender rápido ou não.

2.     Determine quais peças de roupas serão vendidas

Tendo definido o seu público-alvo, você deverá tomar novas decisões que basicamente serão decidir que tipo de vestiário você irá vender na loja de roupas. Podendo trabalhar com diversas modas, como:

  • Moda íntima;
  • Fitness;
  • Plus size;
  • Fast fashion;
  • Moda social;
  • Entre diversas outras.

É claro que você também poderá mesclar as peças que vai vender para tentar atrair uma maior quantidade de clientes. Por exemplo, vendendo itens de moda íntima, juntamente com moda social. Depois dessa decisão, poderá procurar um fornecedor que entregue as peças que você precisa dentro do prazo determinado.

Conseguir um bom fornecedor é algo fundamental para qualquer ramo de atuação. São eles que vão entregar às peças com quem você vai conseguir ganhar dinheiro, por isso é fundamental encontrar um que lhe faça bons preços e ao mesmo tempo seja bastante confiável quanto a entrega e procedência.

3.     Avalie os principais concorrentes

Outro ponto fundamental é avaliar as redondezas de onde você vai abrir a loja, para ver quais concorrentes existem próximo. Tendo essa informação, o empreendedor deve estudar eles, ver quais seus pontos fortes e fracos e o que pode tirar disso. Por exemplo, explorando os pontos fracos para atrair os clientes deles para a sua loja, como fazer promoções de itens que não vendem, mas possuem público.

Você também pode visitar as lojas e ver quais produtos eles vendem, e que possuem uma boa procura. Então, falar com os clientes para saber produtos que eles queriam comprar, mas o concorrente não oferece, é uma boa ideia. E claro, se conseguir contato com um funcionário ou ex-funcionário, pode ficar sabendo de muitos pontos fortes ou fracos a serem explorados na região.

4.     Monte uma equipe de vendas antes de abrir uma loja de roupas

Ter uma boa equipe de vendas é fundamental para quem quer abrir uma loja de roupas, uma vez que a lábia dos vendedores é muito importante para convencer os clientes a comprarem os produtos. Muitas empresas já possuem a capacidade de começar a loja já com equipe de vendas formada, o que permite que você prepare eles para terem um melhor desempenho.

É de suma importância que o cliente se sinta bem no ambiente que vai frequentar. Por isso, é importante que sua equipe saiba conversar com eles independentemente do tipo de linguagem que eles utilizem. Por isso, existem vários cursos de qualificação nessa área, para que os vendedores atendam o cliente com a melhor qualidade possível.

5.     Trabalhe em um planejamento financeiro

Chegamos no pilar de qualquer empresa não importando o ramo, esse é o planejamento financeiro. Afinal, sem ele a sua loja de roupas pode acabar quebrando em menos de 1 ano. Por isso, é de vital importância trabalhar dentro do orçamento estabelecido no planejamento. Se você ainda não fez, comece agora mesmo a contabilizar valores como:

  • Aluguel do ponto comercial;
  • Infraestrutura;
  • Investimento em marketing;
  • Gastos com fornecedores;
  • Valores mensais com tributos;
  • Salário de funcionários.

Outros gastos também devem ser considerados como água, luz, internet, entre outros. É claro que não impactam tanto a economia do empreendimento como os citados acima, mas acabam todos juntos resultando num valor bem considerável a ser pago mensalmente.

6. Cuide da parte legal do negócio para abrir uma loja de roupas

Por mais que seja bastante custoso, você terá que legalizar o seu negócio. Isso será necessário para fazer coisas básicas como assinar o contrato do aluguel, comercial ou comprar peças dos fornecedores. Só assim você terá acesso a um CNPJ que é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, documento necessário para empreendedores estarem legalizados.

Apesar dos custos, ser legalizado também traz benefícios ao dono, como:

  • Passar maior credibilidade aos clientes;
  • Pode realizar a emissão de notas fiscais;
  • Permite oferecer aos clientes diferentes formas de pagamento.

Então, por mais que seja algo caro e burocrático, estar regularizado é algo fundamental que traz benefícios a você e aos seus clientes. Além de contribuir com o futuro da nossa nação.

7.     Escolha o ponto comercial ideal para a sua loja de roupas

Por mais que as vendas online venham se tornando bastante populares, em relação a roupas a venda presencial ainda é muito mais relevante. Por isso, é fundamental você escolher um ponto comercial bem localizado, para que os clientes enxerguem sua loja de longe e isso chame atenção.

Existem muitos pontos que são relevantes na hora de escolher um ponto comercial, os principais são:

  • A visibilidade;
  • Valor do aluguel;
  • Lojas concorrentes próximas;
  • Facilidade de acesso para os clientes;
  • O espaço.

Então quando for alugar um ponto comercial ou comprar, preste atenção nesses importantes detalhes para que você tome a melhor decisão para a sua loja. Assim permitindo ela crescer e se tornar um grande empreendimento.

Aqui no Place2b você encontra as melhores opções da cidade, prontas para receber o seu negócio. Aproveite o nosso sistema e confira diferentes pontos comerciais sem sair de casa, depois marque uma visita naqueles que gostar mais. Abrir uma loja de roupas e ter sucesso depende de você!