Divulgação orgânica: como fazer seu cliente divulgar seu negócio

Divulgação orgânica: como fazer seu cliente divulgar seu negócio

O Marketing Digital é, sem sombra de dúvidas, uma das áreas de atuação mais requisitadas da atualidade. Entender como divulgar o seu empreendimento e negócio na internet, independente de qual seja o segmento, pode ser crucial para o crescimento da renda e da marca. E é por isso que você precisa aprender a investir em divulgação orgânica.

Nos dias de hoje, é muito difícil um empreendimento ser realmente bem-sucedido sem estar inserido na internet de uma maneira geral. As redes sociais são espaços incríveis para se divulgar ou, até mesmo, iniciar um negócio, tanto para criação e fidelização de público quanto para vendas - o que já é possível em algumas mídias.

No entanto, quando falamos em estratégias de crescimento de negócios nas redes sociais, muitas pessoas pensam em algumas das ações pagas. Apesar de também serem importantes, essas não são as únicas possíveis, uma vez que a melhor forma de crescer é justamente fazer com que o seu cliente divulgue o seu empreendimento.

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre o que é a divulgação orgânica e qual a importância de fazer com que o seu cliente divulgue o seu negócio. Além disso, falaremos de estratégias de marketing digital que podem corroborar para isso, resultando em um maior crescimento da sua marca profissional.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Mas afinal de contas, o que é divulgação orgânica?

Se você já mexeu um pouco com publicidade dentro de redes sociais como o Facebook e o Instagram, sabe que é possível pagar para impulsionar algumas publicações. Essa é uma maneira de fazer com que um post específico seu chegue a um número maior de pessoas, de forma direcionada, obviamente, para obter bons resultados.

Apesar de ser comum utilizar dessas estratégias para crescer na web enquanto empreendimento, essa não é a única forma de alcançar um grande público. Na verdade, tão eficaz quanto é justamente apostar em ações e planejamentos que resultem no compartilhamento orgânico do seu conteúdo por parte dos seus seguidores.

Sendo assim, em linhas gerais, a divulgação orgânica é justamente quando o seu conteúdo é compartilhado por um público sem que você pague por isso. Em outras palavras, é fazer com que os seus seguidores, por gostarem da sua marca, estejam sempre compartilhando os seus posts em suas redes sociais, em aplicativos de mensagens ou até mesmo em conversas presenciais.

O sonho de todo empreendimento, sem sombra de dúvida, é conseguir ter uma divulgação orgânica consistente e duradoura. Afinal de contas, isso ajuda não somente a economizar dinheiro com o impulsionamento de publicações como, também, cria um vínculo muito mais forte entre o negócio e os seus próprios clientes.

Sendo assim, confira algumas maneiras de obter mídia orgânica nos dias de hoje:

1.    Para alcançar a mídia orgânica você precisa conhecer o seu público

Imagine que você é consumidor ativo de algumas marcas e uma pessoa bastante atuante nas redes sociais de uma maneira geral. No entanto, enquanto a marca X publica um conteúdo que realmente lhe interessa, a marca y, a qual você também consome, não faz publicações muito interessantes conforme o seu gosto.

Nesse caso, a marca x pode comemorar porque é muito mais provável que você compartilhe o conteúdo dela, de forma orgânica, sem precisar pedir para isso. No entanto, a marca y ainda vai ter que batalhar muito, principalmente no sentido de entender e conhecer quem realmente é o seu público consumidor.

Para alcançar a mídia orgânica você precisa conhecer muito bem o seu público-alvo, ou seja, aquelas pessoas que realmente irão consumir e gostar do seu produto ou serviço. É compreender quais são as suas práticas, do que elas gostam, o que as emocionam e o que mexem com elas a ponto delas quererem compartilhar um conteúdo com os demais.

A partir do momento que você entende isso, se torna muito mais fácil fazer com que os seus clientes divulguem o seu negócio nas redes sociais e no boca-boca. É entender que, se os seus consumidores gostam de ensaios fotográficos especiais para a divulgação de roupas, por exemplo, você deve apostar nesses tipos de fotos para as suas mídias.

LEIA TAMBÉM: Abrir uma franquia ou negócio próprio?

2.    Aposte em conteúdos virais e que geram engajamento

Sabe quando você está passeando pelo Twitter e se depara com um teste do Buzzfeed? O sentimento, nesse momento, geralmente é de largar tudo que está fazendo para fazer o teste de uma vez. Não só isso, depois de terminar e se surpreender com o resultado, você se sente motivado a compartilhar com outras pessoas.

É justamente esse sentimento, de motivar os seus seguidores a compartilhar os seus conteúdos com os outros, que você precisa conquistar com a divulgação orgânica. E para isso, é preciso apostar em conteúdos virais e que geram engajamento, tanto do seu próprio público quanto para os seguidores dos seus consumidores.

É o caso daquelas publicações que lhe incentivam a contar uma história relacionada a algo que esteja, de alguma forma, ligado ao seu empreendimento ou área de atuação. Ou, até mesmo, gravar aquele Reels ou TikTok viral que tenha a ver com o seu negócio, e que seja de alguma forma engraçado.

Em alguns casos, para viralizar e gerar engajamento, tudo o que você precisa fazer é ter um conteúdo de qualidade e que seja curioso para as pessoas. É como ter um negócio de roupas e, em uma data específica, por exemplo, trazer a história por trás de uma peça muito popular do momento, analisando essa tendência. Tudo isso pode, quase que sem querer, viralizar e transformar a sua marca na internet.

VEJA MAIS: Como vender mais na Black Friday em 2022?

3.    Em alguns casos, faça eventos e mande mimos

Por mais que a divulgação orgânica seja fruto de algo não pago, isso não quer dizer que a experiência que você vai oferecer ao seu consumidor não lhe custe dinheiro. E é justamente por isso que uma das formas de fazer com que o seu cliente divulgue o seu negócio é, justamente, dando mimos ou fazendo pequenos eventos.

Imagine, por exemplo, que você é o dono de um empreendimento comercial, mais precisamente de uma hamburgueria. Sendo assim, entramos em época de Copa do Mundo e você sabe que boa parte do seu público gosta de futebol. Dito isso, por que não preparar todo o ambiente com decoração de Copa do Mundo, fazer algumas promoções pontuais e colocar um telão para assistir o jogo de abertura?

Essas pequenas situações, de fazer um evento ou proporcionar um mimo, costumam resultar em uma grande divulgação orgânica. Afinal de contas, quem estiver na sua hamburgueria, assistindo ao jogo de estreia do Brasil e tomando uma cerveja, certamente irá bater uma foto, postar nas redes sociais e marcar o local, exibindo-o para centenas, quem sabe milhares de seguidores.

Mais do que isso, terá aquela pessoa que irá se encontrar durante a semana com outro conhecido e falar que foi assistir ao jogo do Brasil na sua hamburgueria, e que vai ter outra exibição em determinado dia. Fazer essas ações pontuais, que não necessariamente custam muita coisa, pode mudar o seu negócio.