O que é leasing e como usar o crédito para abrir um negócio

O que é leasing e como usar o crédito para abrir um negócio

Você que conhece um pouco sobre a abertura de empresas talvez já tenha ouvido falar sobre leasing. De modo geral, é um sistema que permite tirar uma ideia do papel sem ter muito capital, oferecendo uma boa vantagem neste momento. Aqui vamos mostrar tudo sobre leasing e como usar o crédito para abrir um negócio.

Esse modelo pode ser utilizado de diferentes formas, seja para adquirir por tempo determinado um veículo ou uma ferramenta, para exemplificar. É um sistema interessante e que pode ajudar muito os novos empreendedores, que nem sempre possuem dinheiro em caixa para realizarem operações importantes nos primeiros meses de uma nova empresa.

Às vezes empresários e empreendedores acabam recorrendo a bancos ou outras instituições financeiras, buscando por empréstimos ou financiamentos para que consigam tirar do papel os seus desejos. Mas, quem faz isso sem ter conhecimento pode acabar cometendo um tremendo erro, já que o modelo leasing aparece como uma das melhores alternativas.

O que é leasing?

Leasing é um tipo de financiamento que consiste em arrendamento mercantil. Assim, é feita a locação de determinado bem por um período de tempo, com o pagamento de prestações que vão garantir o sucesso da operação. Dessa forma, podemos dizer que é um modelo de aluguel onde bancos e instituições financeiras liberam itens, permitindo a compra ou não quando o contrato acabar.

A partir disso, é possível afirmar que leasing é um modelo onde o banco permite que o consumidor faça a utilização de uma ferramenta, um carro ou máquina por determinado período, já pré-estabelecido. Mas, para isso o cliente terá que realizar pagamentos mensais até o fim do prazo combinado em contrato. Dessa maneira, é uma boa opção para quem pretende abrir o próprio negócio.

Quando o contrato inicial chegar ao fim, será possível fazer a devolução do produto utilizado ao longo desse período, renovar o vínculo por um novo prazo ou então fazer a aquisição desse bem, pelo valor determinado anteriormente. Então, o modelo leasing oferece diferentes possibilidades para quem pretende utilizá-lo.

Como funciona o financiamento leasing?

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que no modelo de negócios leasing a propriedade não passa a pertencer ao consumidor, pelo menos não logo de cara. Dessa forma, quando um empreendedor opta por assinar um contrato envolvendo um carro, por exemplo, poderá usar o veículo para diferentes serviços, mas o automóvel não será seu.

Então podemos afirmar que o sistema leasing é uma das melhores alternativas para as pessoas que desejam utilizar um bem, mas não possuem capital para isso. Assim, será possível fazer a utilização de equipamentos caros, pagando apenas uma mensalidade todos os meses, garantido acesso a uma plataforma acessível.

Leasing: como usar o crédito para abrir um negócio?

O conceito de leasing é cada vez mais utilizado por empresas que precisam de equipamentos caros e que não possuem recursos para suas aquisições. Por isso, é importante saber como usar o crédito para abrir um negócio, já que esse é o principal caminho para que muitas ideias saiam do papel.

Para que esse crédito possa ser utilizado, depois de já saber um pouco sobre o modelo de negócios, é preciso buscar por um banco que trabalhe com essa linha. Assim, o representante da empresa deve ir até a instituição financeira e repassar as característica do equipamento que necessita.

Caso o banco aceite as condições colocadas pelo empreendedor, fará a aquisição do bem e realizará o financiamento para a empresa, com um tempo determinado para a realização do pagamento.

A origem da palavra leasing

Como você deve estar imaginando, essa palavras não é da língua portuguesa. Vem do inglês, traduzida como "locação". Aliás, analisando todo o conceito que tem por trás desse modelo de negócio, faz bastante sentido.

Significa ainda um contrato de aluguel para uma possível compra do bem, que segue na posse do contratante durante esse período. A palavra leasing é ainda sinônimo para arrendamento mercantil, arrendamento e aluguel.

Qual é a diferença entre leasing, empréstimo e financiamento?

Nem sempre as pessoas possuem recursos suficientes para abrirem um negócio, por isso precisam recorrer a diferentes técnicas. Inegavelmente ir ao banco e solicitar dinheiro emprestado é uma opção tentadora, já que assim será possível investir no próprio negócio. Assim, uma dúvida costuma surgir: qual é a diferença entre leasing, empréstimo e financiamento?

Nessa comparação, podemos dizer que no modelo leasing é assinado um contrato semelhante ao de aluguel, válido para diferentes tipos de produtos. Mas, o modelo mais comum para ser usado como exemplo é envolvendo veículos, onde durante a validade do contrato pode ser usado para seus serviços. Além disso, quando o prazo é finalizado o carro pode ser comprado.

Quando falamos em financiamento, é preciso definir que ele deve ser utilizado para um fim específico, como a compra de um imóvel ou veículo. Mas, na maioria dos casos o valor vai diretamente do banco para os fornecedores, então é necessário dar algumas garantias de pagamento a instituição financeira que vai bancar a operação. Ainda assim, as taxas não são muito altas.

Por fim, em relação aos empréstimos, geralmente eles possuem um termo determinado para serem concluídos, envolvendo uma taxa de juros. Em comparação com o financiamento, os recursos não precisam ter uma destinação determinada. Assim, o empreendedor pode fazer a solicitação e utilizar da forma como pretender, embora existam empréstimos que sejam exclusivos para algumas ações.

Perceba como nos dois primeiros casos existe um contrato de pagamento, que serve para garantir o sucesso da operação que será realizada. Mas, em relação aos empréstimos, existem taxas mais elevadas, que servem para garantir que o banco não ficará no prejuízo caso o cliente acabe atrasando os pagamentos ou mesmo não faça.

Forma de leasing

Existem diferentes formas de leasing e isso é muito interessante já que permite usar o crédito para abrir um negócio. Em resumo, são quatro modelos: operacional, financeiro, back e imobiliário. Para te ajudar a entender melhor sobre cada um deles, falaremos mais a seguir. Confira:

1. Operacional

A principal característica do leasing operacional é que ele conta com um contrato que tem prazo determinado em 90 dias pelo menos. Dessa forma, quando o limite de dias é atingido, existe a opção de fazer a aquisição do item pelo valor atual em que é vendido no mercado.

Nesse modelo de negócio o banco ou a empresa utilizada para a realização do leasing fazem a compra desse bem junto a sua produtora e o entregam ao cliente. Assim, quando o contrato é encerrado, o produto é repassado novamente ao seu desenvolvedor ou vendido ao empreendedor.

2. Financeiro

Da mesma forma do que o primeiro modelo apresentado aqui, o leasing financeiro também possui um prazo mínimo que deve ser cumprido. Assim, pode variar entre dois e três anos, dependendo da vida útil do produto arrendado.

Esse é um modelo de leasing muito praticado no mercado, permitindo que depois do vencimento do contrato o bem seja adquirido ou então exista a renovação do contrato. Mas, se a ideia for fazer a compra do item, então será preciso fechar o pagamento considerando a depreciação pela utilização.

3. Back

Back é conhecido ainda como leasing de retorno, sendo uma modalidade desse sistema onde o cliente vende o seu bem para o banco ou para alguma instituição financeira. Na sequência, o empreendedor aluga o produto do banco.

É uma prática que tem sido cada vez mais comum entre as empresas que necessitam de capital de giro, para que não percam o bem necessário em seus serviços. Mas, esse modelo é disponível apenas para pessoa jurídica.

4. Imobiliário

O último modelo de leasing que temos para apresentar é o imobiliário. Esse talvez seja o modelo mais complexo, já que envolve mais tempo para ser concluído.

Em primeiro lugar, o cliente faz a solicitação de uma construção, em um terreno que não pertence a ele. Assim, um imóvel é erguido, ainda não pertencendo ao cliente. Por fim, existirá uma cláusula garantindo a compra do imóvel.

Um contrato que ajuda o empreendedor

O contrato do leasing deve ser bem pensado antes de sua assinatura, para que o empresário não saia perdendo. Mas, se você é novo como empreendedor, pode ser que seja interessante a contratação de um advogado para lhe auxiliar nesse procedimento.

Podemos afirmar que quando os termos são bem escolhidos é possível garantir um contrato que tenha duração menor do que a vida útil do bem. A partir disso, evitará a obsolescência do produto e permitirá uma renovação tecnológica de maneira mais facilitada.

Além disso, quando o contrato terminar, o produto utilizado no leasing poderá ser comprado pelo empreendedor. O melhor de tudo é que o valor é definido lá no começo do contrato, evitando surpresas quando o prazo chegar ao fim.

Já é possível locar um carro por assinatura

Em tempos modernos onde os motoristas por aplicativo surgiram como fortes concorrentes ao táxis, é de se imaginar a possibilidade de locar um carro por assinatura. Aliás, isso serve para deixar o leasing mais acessível, assim é possível fazer a locação de um carro por um período entre 12 meses e 24 meses.

A vantagem é que o veículo já vem com o seguro, IPVA, licenciamento e com as revisões programadas. Por enquanto ainda não é oferecido por muitas empresas, mas a tendência é que ganhe força por todo o país ao longo dos próximos anos.

Acontece que os veículos utilizados por empresas costumam ficar bastante desgastados, já que rodam muito pela cidade. Além disso, é necessário pagar as prestações e os juros de um financiamento, contando ainda com a desvalorização do automóvel. Por isso, alugar pode ser uma boa escolha.

Vantagens do leasing para o seu negócio

A grande vantagem de utilizar o leasing no momento de abrir um negócio é que nele não é cobrado Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Assim, acaba tornando o modelo ainda mais vantajoso para quem tem pouco capital e está buscando diferentes maneiras de investir.

Às vezes alguém pode ter ficado confuso, já que utilizamos automóveis como exemplos ao longo do texto. Mas, é importante frisar que pode ser utilizado não apenas dessa forma. Aliás, é muito interessante para empresas de pequeno porte e para novos empreendedores, que necessitam de ferramentas e máquinas, mas não podem fazer a compra.

Adquirir um produto por meio desse modelo pode ser muito vantajoso para uma empresa, já que não precisará fazer adaptações em seu orçamento. Além disso, é um modelo de negócios que permitirá a redução de taxas e impostos em relação aos produtos comprados, possibilitando parcelas flexíveis e negociadas entre as duas partes.

O empreendedor deve analisar com frieza todas as opções que possui no momento de abrir um negócio ou de aperfeiçoar o maquinário que possui. Aliás, isso vale não apenas para o momento de abertura da empresa, mas para qualquer período relacionado as atividades desenvolvidas no seu negócio.

Desvantagens do leasing para o seu negócio

Uma desvantagem que precisamos citar em relação ao modelo econômico conhecido por leasing é que neste caso não é possível vender o produto antes do fim do contrato. Tudo bem, o produto estará em posse do cliente, mas ainda assim pertencerá ao banco.

Quando as cláusulas contratuais não são cumpridas, então é possível que o empreendedor acabe sendo penalizado. Por isso, no momento em que for assinar o contrato, é preciso ler muito bem todas as informações contidas no papel, para negociar termos mais brandos.

E tem mais uma coisa, se não é possível vender o bem durante o processo em que o contrato está em vigor, também não será possível fazer a sua aquisição. Assim, ficará um pouco mais difícil de traçar seus planos à longo prazo, é como um time em que seu principal jogador é emprestado.

A Place2b é a parceira ideal para o seu negócio

Agora que você já sabe o que é leasing e como usar o crédito para abrir um negócio, saiba que a Place2b é a melhor alternativa em relação a locação de imóvel. Aliás, não adianta nada se preocupar com a questão do leasing e não ter um bom ponto para instalar o seu comércio.

Contamos com diversas alternativas espalhadas pelos principais bairros da cidade. Assim, praticamente não importa se você procura por um espaço pequeno ou grande, aqui irá encontrar. Além disso, poderá navegar por nosso site, conhecendo modelos 3D, para selecionar os melhores e visitar depois.

A Place2 aluga imóveis comerciais em shoppings centers, galerias e ainda hipermercados, além é claro das lojas individuais na beira da calçada. Aliás, é possível ainda fazer a locação de um quiosque, aqueles que ficam espalhados pelos corredores dos shoppings, por exemplo, que servem muito bem para franqueados.

Enfim, a Place2b é a parceira ideal para quem pretende utilizar o modelo leasing e abrir um negócio. Por isso, se você já tem uma ideia inovadora, corra atrás do seu sonho e tente abrir o negócio o mais rápido possível. Hoje em dia são muitas possibilidades que vem dando certo e conquistando públicos fiéis.