Vale a pena alugar um quiosque comercial?

Vale a pena alugar um quiosque comercial?

Quando se fala em empreender em um espaço físico, muitas pessoas pensam logo em lojas e pontos comerciais prontos, em prédios ou no centro da cidade. No entanto, para alguns negócios, um espaço menor (e até mesmo fora de imóveis) pode ser tão eficaz quanto. Mas, afinal de contas, será que vale a pena alugar um quiosque comercial?

Ao longo dos últimos anos, tem sido muito comum o desenvolvimento de negócios em quiosques - sejam em praças, normalmente no centro da cidade, ou em shoppings. Geralmente, quem utiliza desse tipo de empreendimento físico para desenvolver uma marca são as franquias, mas isso não é obrigação. 

Até mesmo pequenos empreendedores, que dependem da venda física de um produto ou atendimento presencial, podem se desenvolver em um pequeno quiosque. A dúvida de muitos, no entanto, é se vale mais a pena alugar esse espaço ou um imóvel de fato para, então, empreender com sucesso.

Neste artigo, você irá saber de uma vez por todas se realmente vale a pena alugar um quiosque comercial para o desenvolver o próprio negócio. Além disso, falaremos das vantagens desse formato de atendimento e venda em espaço físico e, também, em quais ocasiões ele pode ser muito bem utilizado.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Quais as características de um quiosque comercial?

Antes mesmo de saber se vale a pena alugar um quiosque comercial, é importante que você saiba as principais características desse modelo de negócio. Afinal de contas, apesar de ainda se tratar de um espaço físico para vendas e atendimentos, ele se diferencia dos demais por dois pontos em específico: a rapidez e praticidade.

O quiosque comercial é um empreendimento que não tem paredes, como se fosse uma “barraca” para a venda de produtos em um determinado lugar. Hoje em dia, é muito mais comum ver esses negócios em shoppings, o que normalmente garante aos empreendedores maior visibilidade para as suas vendas.

A rapidez é, sem sombra de dúvidas, um dos fortes dos quiosques comerciais. Isso porque não dá para se perder na loja e, nem ao menos, divagar com relação a quantidade de produtos. Podem haver produtos diversos, mas em quantidade enxuta, no qual você olha, seleciona e nem precisa pegar fila para o caixa - já que quem atende, normalmente, também cobra. 

A praticidade é outra grande característica desse tipo de empreendimento. Isso porque, em lojas tradicionais, geralmente você tem que entrar, se deslocar entre as prateleiras e, depois, pegar uma fila no caixa para então fazer a compra. Nos quiosques, é dois toque: selecionou, mostrou, pagou, levou pra casa. 

O quiosque comercial é bom para quem tem produtos de nicho 

Ainda sobre se vale a pena alugar um quiosque comercial, saiba que esse modelo de negócios é interessante para quem tem produtos de nicho. Ou seja, para os empreendedores cujos empreendimentos são de uma determinada área como, por exemplo, quadros ou cultura pop. 

Isso porque uma das características do quiosque comercial é a de produtos enxutos. Você não vai achar, nele, dezenas de produtos espalhados por prateleiras - como em uma loja tradicional. No entanto, vai poder concentrar itens e produtos de destaque que, se forem de um mesmo segmento, podem atrair ainda mais o consumidor.

Enquanto consumidor, você geralmente irá se deparar com quiosques que vendem um só tipo de produto - e por isso que eles chamam atenção. Há, por exemplo, os quiosques comerciais que trabalham com joias, pingentes e itens do gênero. Outros são voltados para óculos de sol, de grau e relógios.

Em suma, todos se caracterizam por terem uma concentração muito precisa de produtos - e, se esse for o seu caso, talvez seja interessante e valha a pena alugar um quiosque comercial. Dificilmente você verá lojas de varejo, por exemplo, que contam com dezenas e centenas de segmentos de produtos, trabalhando com quiosques.

A vantagem de ter um quiosque comercial no shopping 

Hoje em dia, quando se fala em quiosque comercial, a grande maioria das pessoas irão pensar dos negócios que encontramos em shoppings e centros fechados. No entanto, ainda há empreendimentos do gênero que estão localizados a céu aberto, em regiões centrais da cidade. Mas, afinal de contas, qual a vantagem de optar por esse tipo de negócio em um shopping, por exemplo?

Uma das vantagens de trabalhar com um quiosque comercial no shopping é, obviamente, a cobertura. Em dias de chuva, por exemplo, é não apenas difícil como praticamente impossível ter um empreendimento do gênero em um lugar aberto, independentemente se tem ou não um grande fluxo de pessoas.

Aliado a isso, outro ponto de destaque dos quiosques comerciais em shopping centers são, justamente, os grandes fluxos. Normalmente, esses negócios ficam literalmente no meio dos corredores, por onde passam todos os dias milhares de pessoas - o que significa um grande potencial de chegada e parada de público.

E, por último, vale ressaltar que a visibilidade em um shopping center costuma ser maior. Esses espaços são conhecidos para compras - as pessoas vão para os shoppings comprar, não é mesmo? Sendo assim, você está se colocando em um lugar quase que ideal para vender, visto que estará localizado em um lugar que é sinônimo disso.

Mas, afinal de contas, vale a pena alugar um quiosque comercial?

E para encerrar essa “discussão”, temos a pergunta inicial: será que realmente vale a pena alugar um quiosque comercial? Como quase tudo nessa vida, a resposta para essa pergunta é: depende. Afinal de contas, são muitos os fatores que influenciam nessa decisão, os quais vão desde o tipo do negócio até o público-alvo.

Primeiramente, alugar um quiosque comercial para desenvolver o seu negócio é interessante quando você tem uma categoria de produtos de nicho ou muito bem definido. Sendo assim, se você vende quadros, decorações, camisas de times de futebol, óculos, bonés ou artigos de cultura geek, por exemplo, essa pode ser uma boa opção.

No entanto, se o seu negócio é voltado mais para a venda de itens como motores, peças de automóveis, ou varejo de uma maneira geral - não precisa nem falar que isso não é para você. Geralmente, o aluguel de um quiosque também sai mais barato do que um imóvel comercial, mas irá depender muito da localização. 

Sendo assim, se o seu negócio é de nicho e você está procurando um local enxuto e bem localizado, o quiosque comercial pode ser ideal para o seu empreendimento. Do contrário, é melhor apostar no aluguel de um imóvel de fato.