Como automatizar vendas de loja física

Como automatizar vendas de loja física

Por mais que muitas pessoas pensem que o atendimento comercial presencial esteja com os dias contados, por conta do crescimento do digital, a situação não é bem assim. O mercado realmente mudou, mas a internet ainda não substituiu completamente o físico. Dito isso, você precisa saber como automatizar vendas de loja física.

De fato, nos últimos anos, muitas pessoas decidiram trocar as tradicionais compras presenciais por aquisições pela internet. No entanto, esse movimento também acabou resultando em uma contra-tendência: pessoas que sentem falta dos hábitos antigos e que por isso ainda optam por comprar em lojas físicas.

Mesmo assim, é preciso saber que não estamos mais nos 90 ou no início da década de 2000. Por isso, as lojas não podem contar mais com o antigo e tradicional atendimento presencial. É preciso utilizar o melhor que a tecnologia tem a nos oferecer para impulsionar as vendas de um negócio.

Saiba que as oportunidades são enormes para automatizar as vendas de um empreendimento e conquistar o melhor de dois mundos: o físico e o digital. Dito isso, pega o seu caderno de anotações ou abre o bloco de notas do seu celular e vem conferir algumas dicas sobre o assunto:

Automatizar vendas de loja física é um passo importante para crescer no mercado

O fato é que automatizar as vendas de uma loja física é, nos dias atuais, um passo extremamente importante para crescer no mercado. Isso porque muitas ferramentas digitais ajudam justamente a tornar o processo de venda e atendimento muito mais célere, um ponto extremamente positivo para o empreendedor e cliente.

Pense que, a algumas décadas atrás, os supermercados não contavam nem mesmo com caixa rápido. Era literalmente tudo manual, o que exigia o cálculo no papel ou calculadora e a colocação e passagem dos produtos um por um - o que, convenhamos, demorava bastante.

O fato de que as pessoas, atualmente, estão buscando atendimentos cada vez mais rápidos e eficientes já é motivo o suficiente para você investir na automação de suas vendas. No entanto, há uma grande diversidade de opções nesse sentido - e é preciso encontrar as mais assertivas para o seu negócio.

VEJA MAIS: Como vender online: 7 dicas para começar agora

Display Eletrônico pode ser um investimento importante para o seu negócio

Por mais que não seja mais nenhuma grande novidade no mercado, o Display Eletrônico pode ser um investimento bem importante para o seu negócio. Na grande maioria das vezes, o equipamento é utilizado para informar o público do seu estabelecimento sobre as mais variadas informações.

Vale destacar também que o display eletrônico ajuda a dar um ar um pouco mais tecnológico ao ambiente do seu empreendimento. Assim, você pode deixá-lo em locais específicos do seu estabelecimento comercial para informar os seus clientes sobre certas ações.

Esse tipo de equipamento é bastante utilizado em locais onde é preciso pegar senhas. Empreendimentos em que as pessoas precisam ser atendidas presencialmente, uma por uma, podem gerar alguma confusão de filas. O display, por sua vez, vem para solucionar isso de maneira bastante prática.

Sendo assim, é inegável que esse tipo de equipamento pode ajudar a automatizar as vendas de sua loja física. Integre-os ao layout do seu empreendimento, de forma que ele pareça mais um complemento do seu espaço do que uma peça isolada dos demais itens.

Self-checkout - uma grande oportunidade para automatizar as vendas de sua loja física

Um modelo que vem conquistando espaço em empreendimentos presenciais dos mais variados segmentos é o self-checkout. Como o próprio nome em inglês já indica, esse é aquele sistema onde você mesmo é responsável por passar os produtos em um caixa e efetuar o pagamento.

Tudo isso funciona sem que haja a intermediação de uma pessoa humana, o que é extremamente interessante para clientes que já estão mais habituados com o digital. O self-checkout é uma grande oportunidade para automatizar as vendas de sua loja física, com uma tecnologia de ponta.

Esse sistema costuma ser muito utilizado em redes de supermercados. Sendo assim, os clientes selecionam os produtos normalmente e, em um caixa sem atendente, confirmam o que foi selecionado para, então, efetuar o pagamento com cartão de crédito ou débito.

Por mais que seja mais comum vermos esse tipo de tecnologia em supermercados, ele pode ser adaptado para praticamente todas as lojas físicas. Se você vende roupas ou materiais de construção, pode ter um espaço exclusivo em que os clientes apenas confirmam o que selecionaram e pagam por conta própria.

Gestão de estoque automatizado

Falar sobre controle de estoque pode até aparentar ser algo extremamente antigo ou ultrapassado, mas o fato é que nem todos os empreendedores trabalham com a automatização nessa área. Contar com software automatizado para gestão de estoque certamente é um diferencial para muitas empresas.

Isso porque ter um estoque automatizado contribui, e muito, para melhorar a eficiência dos processos de venda. Além disso, ajuda o empreendedor a ter uma maior precisão no controle de produtos, visto que tudo que é vendido acaba constando automaticamente no seu estoque.

Dito isso, se você pretende automatizar as vendas de sua loja física, considere comprar um software voltado para essa gestão de estoque. Primeiramente, busque por profissionais da área e até mesmo empresários que possam lhe auxiliar nessa questão, dando dicas das melhores plataformas.

O fato é que possuir um controle de estoque automatizado fará com que você não seja pego de surpresa ao perceber que não tem um produto em específico à disposição. Saiba exatamente tudo que foi vendido, e tudo que ainda está disponível, e tenha uma gestão mais eficiente de seu negócio.

VOCÊ VAI GOSTAR: Índice IGPM: entenda o porquê do aumento do aluguel em 2021

Utilize catálogos digitais para automatizar as vendas de sua loja física

Para finalizar, vale a pena ressaltar também a importância de contar com catálogos digitais na hora de automatizar as vendas de sua loja física. Isso faz com que o cliente que está no seu estabelecimento não precise recorrer a um atendente simplesmente por não encontrar determinado produto.

Suponhamos que você está em uma loja de discos, por exemplo, a qual é separada por gêneros musicais. Você sabe o nome da banda ou cantor que quer comprar, mas não tem certeza se determinado álbum está disponível naquela loja ou em qual seção poderá encontrar o produto a venda.

Com um catálogo digital, você pode simplesmente fazer essa consulta de maneira simples e rápida, sem a ajuda de um atendente. Basta ter equipamentos como computadores ou tablets espalhados em pontos específicos do ambiente, com o catálogo aberto, para que o cliente possa fazer essa procura.

É uma solução extremamente simples para problemas que costumam ser bastante frequentes em alguns tipos de empreendimentos. Afinal de contas, quem nunca foi a uma grande loja e ficou minutos procurando por um produto sem saber onde ele estava?