Nichos mais rentáveis para comércio

Nichos mais rentáveis para comércio

Não é segredo para ninguém que o mercado de negócios é mutável. Isso significa que não necessariamente algo que está em alta em um ano estará, novamente, fazendo sucesso no outro. No entanto, é indiscutível que alguns segmentos estão crescendo nos últimos tempos. Pensando nisso, separamos para você uma lista com os nichos mais rentáveis para o comércio.

A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeras mudanças significativas para o funcionamento do comércio. Afinal de contas, estamos falando de um setor que, por alguns meses, inclusive, chegou a ter de operar com as portas fechadas, se dedicando quase que exclusivamente às vendas pela internet.

No entanto, esse período já passou e o comércio, a cada trimestre que passa, cresce com mais força no formato presencial. Afinal de contas, muitas pessoas sentem saudade de ir, presencialmente, em uma loja fazer as suas compras. O empreendedor, por sua vez, não pode ficar parado e precisa buscar sempre a inovação.

Neste artigo, você irá conhecer alguns dos nichos mais rentáveis para o comércio atualmente. Falaremos sobre alguns segmentos de atuação que, se bem desenvolvidos, podem ser extremamente lucrativos. Além disso, tratam-se de negócios que, de certa forma, suprem a necessidade do mercado.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

O sucesso dos pets: um dos nichos mais rentáveis para o comércio

Deu para perceber, ao longo dos últimos anos, um crescimento gigantesco do mercado de pets, ou seja, de animaizinhos de estimação. Esse segmento é, hoje em dia, sem sombra de dúvidas, um dos nichos mais rentáveis para o comércio - e nós iremos lhe explicar com detalhes o porquê.

Pesquisas realizadas entre 2020 e 2021 mostram que houve um crescimento considerável na procura pela adoção de animais. Percentualmente, esse crescimento chegou a ser de 400% nos primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, fator que obviamente influenciou nessa subida vertiginosa.

Com os animaizinhos em casa, então, aumentou também a demanda por trabalhos e produtos que sejam relacionados à animais. Sendo assim, não apenas serviços de adestramento como, também, trabalhos de banho e tosa passaram a ser muito mais requisitados pelos “pais e mães de pets”. 

No âmbito do comércio, esse nicho ganha ainda mais força com as lojas de acessórios para cães e gatos e, também, de alimentação natural para esses animaizinhos. Trata-se de todo um segmento que tem atraído cada vez mais pessoas que possuem um animal e desejam cuidar deles da melhor maneira possível. 

Artigos esportivos e alimentação saudável

O fato é que muitos dos nichos mais rentáveis para o comércio na atualidade são, na verdade, reflexo de grandes demandas que cresceram durante a pandemia. Foi assim com o setor de pets e é, também, com o de artigos esportivos e de saúde - uma área que vem sendo muito explorada no Brasil e no mundo.

Em suma, pode-se dizer que, durante o tempo em que ficaram em casa, muitas pessoas passaram a dar mais atenção e valor à própria saúde. Com isso, passaram a praticar mais exercícios, seja em academias ou por conta própria em suas residências e, também, cuidar da alimentação, visando uma vida mais saudável.

Isso fez com que o comércio de produtos e artigos esportivos simplesmente disparasse. Nesse quesito, entram desde os equipamentos para treinos em casa e materiais para esportes, como bolas de futebol, por exemplo, até mesmo roupas adequadas para a prática esportiva e garrafas para shakes e coisas do tipo.

De mãos dadas com esse setor está o de alimentação natural e saudável. São, hoje em dia, muitas as lojas do setor do comércio que estão apostando na entrega de alimentos mais naturais. Biscoitos, cereais, frutas, shakes e combinações saudáveis que atraem aqueles que estão em busca de uma vida melhor.

Lazer: um dos nichos mais rentáveis para o comércio atualmente 

Seguindo na mesma linha de segmentos que foram impulsionados pela pandemia do novo coronavírus, e hoje trata-se de alguns dos nichos mais rentáveis para o comércio, temos o de lazer. Durante o tempo em que ficaram em casa, as pessoas também passaram a dar mais valor para alguns dos itens que melhoravam o seu dia. 

Nesse contexto, passaram a investir em diversão e entretenimento que pudesse ser apreciado diretamente de suas casas. Com isso, cresceu consideravelmente o número de vendas de produtos eletrônicos e acessórios de uma maneira geral, como televisões, computadores e, principalmente, videogames - dos mais novos aos mais antigos.

Lojas de eletrônicos que trabalham com todos esses tipos de produtos citados anteriormente não são nenhuma novidade no mercado. No entanto, aqueles que sabem oferecer isso de maneira presencial, vendendo como algo que realmente pode tornar a vida dos clientes mais leve, certamente sairão na frente na disputa.

Junto a isso, está também o crescimento de jogos de mesa, aqueles que podem ser jogados com a família e amigos. Isso porque as pessoas passaram a dar muito mais valor por essa interação pessoal, e os famosos boardgames, como são conhecidos, são uma excelente forma de reunir a todos - não à toa estão sendo vendidos a rodo.

Entre os nichos mais rentáveis para comércio está o de relacionamentos 

Vamos combinar, mesmo aqueles que nunca entraram em um sex shop sabem que, durante a pandemia, esse setor cresceu consideravelmente. Não à toa, hoje em dia, um dos nichos mais rentáveis para o comércio é o de relacionamentos, o qual não envolve apenas os sexshops - mas muito mais.

Quando se fala em comércios do ramo de relacionamentos, estamos falando tanto daqueles que vendem produtos para apimentar a relação como, também, os que são voltados para presentes. Sendo assim, lojas focadas em presentes para dia dos namorados, aniversários e coisas do tipo, como a própria Imaginarium, continuam fazendo muito sucesso.

Da mesma forma, lojas voltadas para produtos que ajudam a melhorar a autoestima - roupas, lingeries, acessórios e por aí vai - tudo isso tem a ver com o nicho de relacionamentos. Em um período em que as pessoas precisam tanto desse contato afetivo, as empresas que trabalham com esse segmento saem na frente.