Abrir um salão: como empreender no ramo de salões de beleza

Abrir um salão: como empreender no ramo de salões de beleza

Empreender no ramo de salões de beleza pode ser um negócio bastante lucrativo caso você possua uma boa noção do mercado que tem disponível para explorar. Como todo e qualquer empreendimento, existem medidas básicas que devem ser tomadas quando se for abrir uma empresa, para que você tenha noção da rentabilidade dela.

Como a informação atualmente é de fácil acesso, se tornou mais simples descobrir se uma empresa é rentável ou não. Antes mesmo de abri-la, por isso, como queremos lhe auxiliar a empreender no ramo de salões de beleza, vamos te dar algumas dicas sobre isso. Porque fica mais fácil atingir o sucesso seguindo algumas ideias consolidadas.

Esse ramo possui uma grande quantidade de clientes, uma vez que todos precisamos dar um retoque no visual de vez em quando, nem que seja com um novo corte de cabelo. Aliás, além dos cortes é possível oferecer serviços extras, como a preparação de maquiagem e ainda quem sabe depilação.

Mas, chega de conversa e vamos partir para a prática, que é o que faz mais diferença. Hoje vamos lhe ensinar a investir no ramo de salões de cabeleireiro e ser bem-sucedido nisso.

Como empreender no ramo de salões de beleza

Em suma, investir no ramo de salões de cabeleireiro é muito bom, pois é uma das áreas que menos sofrem com crises econômicas. Devido ao fato de serem coisas básicas que precisam ser feitas para que as pessoas tenham bem-estar e não se sintam feias.

O setor tem apresentado um crescimento bastante relevante nos últimos tempos, já que a questão da vaidade tem se tornado mais relevante ultimamente. Contudo, se planejar para não ter problemas futuros é bastante importante. Por isso, decidimos fazer um texto para lhe auxiliar a empreender nesta área.

Comece fazendo um planejamento

Antes de abrir qualquer negócio é fundamental que seja realizado um planejamento detalhado sobre ele. Onde você vai listar todas as tarefas que serão realizadas no processo de abertura do seu negócio. Muitas empresas já começam indo rumo ao fracasso, porque não planejaram como lidar com certos imprevistos.

E a melhor forma de realizar esse planejamento é se utilizando do Plano de Negócios que é um documento utilizado para reunir várias informações e lhe dar uma direção a seguir. Tendo definido suas motivações, a verba necessária, o seu público-alvo e o objetivo, entre outras coisas, você já pode criar o seu Plano de Negócios.

Plano de Negócios

Tendo as mais diversas informações necessárias reunidas, você pode criar o Plano de Negócios. Com esse documento será possível analisar a rentabilidade do seu empreendimento no começo e após alguns meses também. Fazendo com que tenha certeza de que é rentável ou não economicamente.

Com ele você terá a possibilidade de ver de maneira detalhada as mais diversas informações, desde custos que ocorreram até investimentos necessários. Por mais que possa parecer coisas óbvias, quando não são colocadas no papel, por vezes não são levadas a sério.

Como fazer o Plano de Negócios

Empreendedores de sucesso sabem que o primeiro passo é analisar para quem irá vender seus produtos e serviços. Então, você deve fazer uma análise detalhada do mercado, observando quais serão os seus clientes, fornecedores e claro, os seus concorrentes.

Só assim, você poderá dizer que conhece a fundo o mercado de salões de cabeleireiro, estando assim preparado para lidar com os entraves que podem vir a ter.

Depois de obter informações externas, precisará pensar em como a empresa será vista no cenário. Ou seja, se vai ser um salão que oferece serviços requintados a altos valores, ou que oferece serviços de qualidade a um preço justo. Esse tipo de decisão deve ser tomada pensando em seu público-alvo, e já podendo pensar também em estratégias de marketing.

Com tudo isso já planejado, chega o momento de fazer um plano para as suas operações. Portanto, definir quais serão os serviços que o seu salão vai oferecer aos clientes. Definindo questões básicas como: quais serão os equipamentos, materiais e os profissionais que serão contratados.

Isso vai impactar diretamente no desejo dos clientes de voltarem ou não ao seu empreendimento. Assim, você deve pensar bem nos serviços que serão oferecidos e na qualidade deles. Pois isso vai impactar diretamente no rendimento econômico do seu negócio.

Estude o ramo de salões de beleza

Não é viável abrir um negócio sem conhecer boa parte da área. Por isso, para empreender no ramo de salões de beleza é fundamental que você estude sobre as possibilidades existentes no setor. É preciso que vasculhe o mercado para buscar serviços que lhe destaquem dos demais salões.

E isso é possível com a internet ao nosso lado, já que se tornou muito mais fácil encontrar inovações interessantes, que agregam as nossas empresas. Desse modo, achar um serviço de qualidade ainda não oferecido pelos salões concorrentes é a melhor maneira de ganhar público logo na sua abertura.

Prestar serviços que afirmam melhorar a aparência das mulheres é uma alternativa interessante para atrair público. Pois, existem pesquisas que indicam que 56% das mulheres estão insatisfeitas com a sua aparência atual. No entanto, você também não pode mentir sobre o seu serviço, então só afirme coisas como melhorar a aparência, ao oferecer serviços válidos.

Como boa parte das mulheres são vaidosas com seus cabelos, oferecendo serviços de tratamento para eles ou cortes, você poderia afirmar que melhoraria a aparência delas. Afinal, esse é um dos principais serviços oferecidos por uma empresa desse ramo.

Defina para quem você quer vender

Definir para quem você quer vender os seus serviços é fundamental. Para que não tente agradar todos os tipos de cliente, e acabe não agradando ninguém. Então, deve definir quem você quer atrair, para que assim possa oferecer serviços que sejam atraentes a eles. Isso é fundamental para sua empresa obter sucesso. 

Ao empreender no ramo de salões você possui muitas oportunidades de vendas de serviços, mas focar em um público específico vai lhe facilitar a escolha dos serviços que deve oferecer aos clientes.

Selecione os serviços que vai oferecer no seu salão de beleza

Tendo definido para quem você vai vender, fica muito mais fácil definir os serviços que vai oferecer a eles. Afinal, precisará contar com coisas que atendam aos desejos deles. Aliás, os serviços que serão realizados devem levar em conta fatores como os ambientes que o seu salão vai possuir.

Assim, definir os serviços vai facilitar também a escolha da decoração, e do posicionamento dos móveis e aparelhos. Seus serviços precisavam conciliar tanto qualidade, quanto variedade, para que atraia o maior número de clientes e os faça voltar outras vezes.

Salões de cabeleireiros quando oferecem serviços de qualidade acabam sempre conquistando clientes fiéis. Que muitas vezes recomendam os serviços aos seus familiares e amigos. E isso lhe permite ter um marketing indireto, derivado do seu bom trabalho.

Encontre o ponto comercial ideal é fundamental

O ponto comercial tem impacto diretamente na quantidade de clientes que o salão de cabeleireiro vai receber, por isso essa é uma escolha fundamental na hora de pensar no futuro do seu negócio. Pois, instalar seu salão em um local pouco movimentado pode afetar diretamente na renda que você vai obter mensalmente.

Mas, nem sempre os pontos comerciais mais caros são os melhores para o seu negócio. Principalmente quando você acaba repassando parte do valor do aluguel sobre os preços que cobra dos serviços. No entanto, alugar locais muito baratos que não oferecem condições suficientes para exercer a função também não é a ideal.

Por isso, contar com a ajuda de uma empresa especializada em alugar pontos comerciais pode ser uma excelente saída. Saiba que a Place2b pode fazer isso para você, a nossa empresa é especializada em locação de imóveis comerciais. Então, se quer empreender no ramo de salões, aproveite a nossa plataforma digital e conheça as melhores opções da cidade!