Mulheres visionárias: conheça as maiores invenções que foram feitas por mulheres

Mulheres visionárias: conheça as maiores invenções que foram feitas por mulheres

Ao longo dos últimos anos muito tem se falado sobre a figura da mulher empreendedora, caminho que muitas têm tomado mediante uma economia difícil. No entanto, o que poucos sabem é que a evolução do mundo de uma maneira geral tem uma digital forte desse grupo. E é por isso que você precisa conhecer as maiores invenções de mulheres visionárias.

Muitas pessoas quando param para pensar em invenções acabam, infelizmente, lembrando somente de figuras masculinas. O fato é que existem muitas inovações que foram extremamente importantes para o avanço da sociedade, e que estão inseridas em nosso dia-a-dia, que partiram das mãos e da mente das mulheres.

Por mais que algumas delas não tenham o devido reconhecimento por parte das pessoas, é inegável que algumas tecnologias só são como são hoje em dia graças às mulheres. Acontece que, para isso, é importante relembrar e saber valorizar cada uma das que inovaram e transformaram o mundo em suas respectivas áreas.

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre as maiores invenções feitas por mulheres visionárias. Além disso, falaremos também sobre a jornada dessas inventoras, o processo de invenção e a importância de ter, em nosso imaginário popular, o nome dessas figuras muito claro e conhecido.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Por que conhecer as invenções feitas por mulheres visionárias?

O fato é que o mundo, de uma maneira geral, ainda é um lugar muito machista - sobretudo em algumas regiões específicas. No entanto, quando paramos para olhar para o passado, enxergamos um cenário ainda pior nesse quesito, a ponto da história incrível de algumas mulheres, importantes para revoluções em diversas áreas, ter sido quase esquecida.

Sendo assim, é extremamente importante conhecer as invenções feitas por mulheres visionárias para perpetuar pelas gerações a ideia de que esse grupo de pessoas esteve, está e ainda estará causando revoluções. Isso é algo que precisa ser de conhecimento geral, algo intrínseco em nossa educação.

Nós crescemos sabendo que Santos Dumont foi o inventor do avião, que Thomas Edison inventou a lâmpada e que Isaac Newton “descobriu” a gravidade. Mas, infelizmente, poucos conhecem as responsáveis por algumas inovações, descobertas e revoluções tão importantes quanto essas agora citadas.

Em linhas gerais, é importante conhecer as invenções feitas por mulheres para entender que, desde sempre, elas estão fazendo o mundo avançar. Se não fossem muitas dessas inovações, a forma como vivemos e nos relacionamos hoje em dia certamente não seria a mesma - sobretudo no âmbito digital.

Sendo assim, confira um pouco mais sobre as principais invenções feitas por mulheres visionárias:

1.    Hedy Lamarr - Comunicação sem fio

Se você conhece as figuras da era de ouro de Hollywood, certamente já ouviu falar na atriz Hedy Lamarr. O que poucos sabem, no entanto, é que ela é uma das mulheres visionárias responsáveis por uma invenção que simplesmente revolucionou a forma como nos comunicamos: a comunicação sem fio.

Durante a Segunda Guerra Mundial, juntamente com George Antheil, ela desenvolveu uma tecnologia de “salto de frequência”, para evitar que rádios militares fossem grampeados. Os estudos de sua patente foram enviados para a Marinha dos Estados Unidos, mas acabaram sendo arquivados.

Posteriormente, algumas tecnologias foram desenvolvidas com base em seu projeto, mas sem que Hady levasse o devido crédito. O reconhecimento só veio em 2000, com o prêmio "Electronic Frontier Foundation Award”. Para se ter uma ideia, tecnologias como GPS, WI-FI e Bluetooth só são possíveis por conta da invenção da atriz.

LEIA AQUI: Dicas para fazer a gestão financeira da sua loja

2.    Maria Telkes e Eleanor Raymond - Energia solar

Muito vem se falando, nos últimos anos, sobre a necessidade e vantagens da implementação de energia solar. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que o desenvolvimento dessa tecnologia de energia renovável tem a digital de duas mulheres visionárias: Maria Telkes e Eleanor Raymond.

Biofísica, Maria fez uma parceria com a arquiteta Eleanor para construir, em 1947, a primeira casa com sistema de aquecimento solar. Se hoje em dia tecnologias dessa ainda não são comuns na grande maioria das residências brasileiras, imagine como era a situação há quase oito décadas.

No entanto, a invenção não surgiu de uma hora para a outra. Para alcançar os resultados finais, Maria trabalhou por 14 anos no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Foi nesse meio tempo que ela conseguiu realizar diversos avanços no que diz respeito aos estudos sobre energia solar.

3.    Grace Murray Hopper - Software de computadores

Quem não entende muito de computação, pode nem imaginar a complexidade que é fazer com que um programa de computador ou celular funcione. Se a situação já não é das mais fáceis nos dias de hoje, imagine no início do século passado, quando Grace Murray Hopper inventou o software de computador.

Uma das mulheres visionárias do ramo da tecnologia, Hopper foi uma analista de sistemas que por dez anos trabalhou na Marinha dos EUA. Nesse meio tempo ela desenvolveu uma linguagem de programação chamada de Flow-Matic, a qual seria a primeira a ser adaptada para o inglês.

Por mais que já esteja extinta, essa linguagem foi a base para a criação do Common Business Oriented Language (COBOL), que é usado ainda hoje para o processamento de bancos de dados comerciais. Tudo isso culminou no carinhoso apelido da inventora: a vovó do COBOL.

4.    Valerie Thomas - Cinema 3D

Se você assim como a grande maioria das pessoas gosta de ir a um cineminha volta e meia, saiba que deve muito às mulheres também. Principalmente se o seu intuito é ver filmes em 3D, uma tecnologia que só foi possível ser desenvolvida graças a uma das mulheres visionárias de nossa lista, Valerie Thomas.

Física, Valerie foi responsável por criar e patentear no ano de 1980 o chamado transmissor de ilusão. Esse é um dispositivo capaz de simular a aparência tridimensional de qualquer objeto, a ponto de uma imagem exibida em um plano 2D, no caso uma tela, por exemplo, possa ter esse efeito 3D.

A invenção foi utilizada tempos depois pela Nasa, mas caiu no gosto do público justamente por conta do cinema. Isso porque foi graças ao transmissor de ilusão de Valerie Thomas que temos, hoje em dia, filmes e tecnologias em 3D sendo aplicadas em diversos segmentos, de forma bastante prática.

VEJA TAMBÉM: Quais os benefícios em ter uma loja digital?

5.    Stephanie Kwolek - Colete à prova de balas

E para finalizar a lista de invenções feitas por mulheres visionárias, vamos falar sobre um apetrecho que já salvou a vida de muita gente. Estamos falando do colete à prova de balas, um equipamento que tem como base um material desenvolvido em 1965 pela química Stephanie Kwolek.

Kwolek foi responsável por criar um material chamado de Kevlar, que é uma fibra polimérica cinco vezes mais resistente que o aço, mas muito leve. O material é utilizado não somente em colete à prova de balas como, também, pneus resistentes e roupas esportivas.