Dicas para fazer a gestão financeira da sua loja

Dicas para fazer a gestão financeira da sua loja

Não saber administrar a parte financeira de uma empresa é, sem sombra de dúvidas, o maior erro de muitos empreendedores. Gastar mais do que vender e direcionar os investimentos de maneira equivocada pode acabar prejudicando o seu empreendimento. E é por isso que você precisa conhecer algumas dicas para a gestão financeira da sua loja.

O fato é que fazer a administração financeira de um empreendimento não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Afinal de contas, é preciso ter domínio sobre diversas questões econômicas e, principalmente, saber analisar com precisão todos os rendimentos e gastos do estabelecimento em questão, assim como o processo de compras e vendas.

No entanto, existem algumas formas de tornar esse processo, que à primeira vista parece extremamente complicado, um pouco mais fácil. Encontrar caminhos para simplificar e a administração financeira do seu empreendimento, sem perder a precisão de resultados positivos, é essencial para o crescimento do mesmo.

Neste artigo, você irá conferir algumas das principais dicas para fazer a gestão financeira da sua loja. Além disso, falaremos também sobre a importância de ter plena ciência do cenário econômico do seu empreendimento, para saber exatamente onde investir, onde cortar e, principalmente, o limite para tudo isso.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

A importância de fazer uma boa gestão financeira da sua loja

É inegável que são muitos os fatores que normalmente fazem com que uma empresa tenha que fechar as portas e, definitivamente, falir. No entanto, na grande maioria das vezes, os motivos estão relacionados a problemas financeiros que são decorrentes não apenas de falta de atualização como, também, de problemas de gestão.

Sendo assim, saiba que fazer uma boa gestão financeira da sua loja é nada mais nada menos obrigatório caso você queira que ela cresça e, principalmente, sobreviva. Afinal de contas, é justamente a administração das economias relacionadas ao seu empreendimento que vão definir o quão bem ou mal ele irá funcionar.

O fato é que, com uma boa gestão financeira, sua loja pode sobreviver aos mais difíceis períodos da economia. Entendendo onde estão os déficits econômicos, quais as lacunas a serem preenchidas no empreendimento e como realocar investimentos é extremamente importante para que seu negócio continue funcionando.

Mais do que isso, entender linha por linha das despesas e rendimentos da sua empresa é necessário para que você saiba quando ela vai bem ou não. Isso porque de nada adianta se o seu empreendimento está ganhando R$ 300 mil por mês se, todos os meses, você gastar R$ 290 mil para mantê-lo funcionando, não é mesmo?

Dito isso, confira 5 dicas de como fazer uma boa gestão financeira da sua loja:

1.    Desenvolva um excelente planejamento

Muitos empreendedores cometem o erro de investir em um negócio sem nem ao menos avaliar os fatores que estão relacionados ao mesmo. Dessa forma, acabam visando somente o lucro por trás do segmento e, então, falham ao se deparar com diversas dificuldades que envolvem o funcionamento do empreendimento.

Sendo assim, saiba que uma das dicas para manter uma boa gestão financeira da sua loja é desenvolver um excelente planejamento. É preciso entender exatamente quais são todas as suas despesas, desde insumos até tributos, assim como as formas que você ganha dinheiro e o tanto de dinheiro que entra no seu caixa.

Entendendo todos esses pontos, que resumem a forma como o dinheiro gira ao redor do seu negócio, você consegue se planejar para fazer uma boa gestão financeira. Isso é essencial para prevenir que o seu empreendimento passe por momentos difíceis economicamente e, principalmente, para que os supere se assim acontecer.

VEJA TAMBÉM: Como fazer gestão de estoque

2.    Controle todos os seus custos

A gestão financeira de uma loja tem muito mais a ver com aquilo que você gasta do que necessariamente com aquilo que você ganha. Afinal de contas, os preços que envolvem as suas vendas já são um tanto quanto pré-determinados, mas a mudança dos custos pode acabar impactando diretamente em uma mudança na ponta.

Sendo assim, outra dica importante para fazer uma boa gestão financeira da sua loja é justamente controlar todos os seus custos. É preciso não apenas ter ciência de quais são os gastos dos seus empreendimentos, desde os básicos até os mais complexos, como também saber se eles estão de acordo com o preço final do seu produto e serviço.

Controlar questões simples como energia, água, e internet pode parecer até bobo, mas é essencial para um estabelecimento comercial, por exemplo. Além disso, fazer uma boa gestão de insumos, buscando fornecedores de confiança que trabalhem com produtos de qualidade e com um preço acessível, também é importante.

3.    Calcule o preço dos seus produtos

Existem dois erros comuns, que são cometidos por muitos empreendedores de primeira viagem. O primeiro é elevar demais o valor de seus produtos ou serviços, deixando-os completamente fora da curva, e irreal para o bolso do consumidor. O outro é fazer justamente o contrário, a ponto do seu negócio se tornar pouco rentável.

Sendo assim, para fazer uma boa gestão financeira da sua loja, é preciso que você calcule o preço dos seus produtos e serviços da maneira correta. Primeiramente, é necessário fazer uma pesquisa de mercado, para entender mais ou menos qual o valor que os seus concorrentes cobram pelo mesmo produto - ou por um semelhante.

Depois disso, é preciso colocar na balança todos os gastos que incidem sobre o produto, como insumos, mão de obra e até mesmo despesas como luz e internet. Fazendo uma relação de valores, você então adiciona a porcentagem de rendimento que pretende ter com o produto, de maneira que ele seja atrativo para o seu bolso e para o do cliente.

4.    Controle o seu estoque

Engana-se quem pensa que a gestão financeira de uma loja envolve apenas os números por trás dela, e não necessariamente os produtos. Na verdade, como essa administração é realizada em prol de maiores vendas e rendimentos, é essencial que o administrador esteja a par da situação de estoque do negócio.

Uma dica importante para fazer uma boa gestão financeira da sua loja é justamente controlar o seu estoque. É preciso mantê-lo sempre abastecido, mas não de maneira excessiva a ponto de muitos itens e produtos acabarem “mofando”, ficando esquecidos em prateleiras de um depósito.

Na verdade, controlar o estoque tem muito mais a ver com entender a demanda do seu empreendimento. Uma regra básica é não dar a mesma importância para todos os produtos, visto que alguns naturalmente irão sair mais do que os outros. Sendo assim, os mais solicitados precisam estar mais presentes no estoque, enquanto os menos solicitados podem ser adquiridos em unidades menores.

CONFIRA AINDA: O que é uma franquia social?

5.    Esteja em dia com os seus tributos

E a última dica para fazer uma boa gestão financeira da sua loja é justamente estar em dia com os seus tributos. Afinal de contas, uma parcela do que você acaba ganhando com o seu empreendimento é convertido em impostos para o governo, a exemplo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Sendo assim, você precisa estar em dia com todos esses tributos para garantir a regularidade do seu empreendimento. Todos esses impostos obrigatórios precisam ser pagos e levados em consideração no seu planejamento financeiro, para que incidam em cima da sua margem de lucros.

Caso contrário, o seu empreendimento pode acabar sendo multado ou até mesmo suspenso pela má administração de tributos. Para evitar problemas como esse, em alguns casos, é interessante contratar um economista ou advogado especializado no assunto.

A gestão financeira da sua loja precisa ser levada a sério

O fato é que a gestão financeira da sua loja precisa ser levada a sério, visto que é ela que dará sustentação para que o empreendimento funcione. Sem saúde financeira, não há como um negócio se tornar viável, por mais que ele tenha clientes fiéis e uma boa margem de vendas. É o equilíbrio, voltado para o lucro, que trará resultados.