Como fazer gestão de estoque

Como fazer gestão de estoque

As empresas buscam sempre se desenvolver de maneira saudável. Para que isso seja possível é necessário que, por exemplo, seja feita uma gestão de estoque. Isso vai permitir que a empresa cresça de maneira correta dentro do mercado.

São várias as maneiras de fazer isso, e elas sempre podem ser aprimoradas. Porque a gestão não possui uma fórmula perfeita. Afinal, vai depender bastante das condições para que sejam escolhidas as melhores opções para a sua empresa.

Contudo, o que é sabido é que existe a necessidade de prestar muita atenção à gestão do estoque para evitar problemas. É necessário que sejam feitos estudos e sejam acompanhados de perto os itens que estão armazenados.

Só dessa forma você poderá ver com clareza quais são os itens que estão com maior movimento de entrada e saída. Logo, vai saber quais são os itens que terão que ser mais comprados, no momento de repor as mercadorias.

Com essa visão derivada do controle, fica muito mais fácil ter acesso a informações fundamentais para uma boa montagem do estoque. Assim, lhe auxiliando a avaliar melhor como foi a rentabilidade do seu empreendimento no mês.

A gestão de estoque lhe concede o conhecimento da quantidade exata de produtos que estão presentes na sua empresa. Dependendo do ramo em que você atua, ainda é necessário tomar cuidado com as datas de validade dos seus produtos. Algo que também pode ser controlado por essa gestão.

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque é algo que engloba diversas atividades relacionadas ao estoque, como:

  • Organização;
  • Planejamento e armazenamento de matéria-prima;
  • Produtos;
  • Equipamentos;
  • Ferramentas.

Esse tipo de gestão é mais focada para empresas que trabalham com uma grande quantidade de produtos, sejam eles fabricados pela própria empresa, ou compradores para revender. Este é um item de suma importância para o empreendimento conseguir ser lucrativo.

Contudo, são muitos os empreendedores e empresários que ignoram essa etapa da gestão da empresa. Pois, acreditam que só comprando a mesma quantidade de itens que está vendendo já é o suficiente. Mas, não é bem assim.

É importante realizar gestão de estoque para ter um maior controle dos dados das vendas, logo é necessário ter conhecimento do que está saindo do seu estoque, para saber o que precisa ser reposto. No entanto, se um produto está saindo muito, somente repor a mesma quantidade que ele saiu não é o suficiente.

O ideal é comprar produtos que estão sendo mais vendidos. Não adianta investir em itens que são pouco comercializados. Por isso, empresas que querem ser bastante lucrativas precisam praticar a gestão de estoque.

Para que serve a gestão de estoque?

Além de servir para melhor a organização do espaço físico, a gestão também ajuda a melhorar toda a estrutura da empresa. Isso porque esse trabalho faz com que seja mais fácil encontrar os ativos, assim como torna as operações mais precisas.

Isso porque quando está faltando algum produto em uma prateleira é muito mais simples encontrá-lo, se tudo está organizado. Também será possível informar com maior facilidade que o produto foi retirado do estoque e precisa ser reposto.

Um bom controle é fundamental para se ter uma empresa organizada. E não existe empreendimento no mundo que funcione direito sem possuir alguma organização. Logo, se você quer que a sua empresa seja lucrativa é fundamental realizar uma boa gestão de estoque.

Como fazer gestão de estoque?

Empresas de pequeno porte podem considerar a gestão de estoque algo opcional, visto que não vão lidar com tantos itens. Contudo, não é uma ideia ruim já ir aplicando os métodos de avaliar os itens mais vendidos, enquanto ainda é uma pequena empresa.

Como já demonstramos, existem diversas vantagens em se aplicar o controle de estoque. Pois, é uma maneira interessante e simples de reduzir as chances de ter prejuízo. Reduzindo a possibilidade de, por exemplo, deixar de vender um lote de algum produto.

Isso lhe daria um grande prejuízo, visto que perderia o produto que iria vender. E ainda não conseguiria nem um valor com ele, restando apenas o prejuízo.  Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, vamos hoje lhe ensinar a fazer a gestão de estoque.

1.     Faça um inventário

Para que seja possível criar um inventário é necessário que você possua uma lista com todos os produtos que têm em estoque. Assim, como a quantidade de cada um deles.

Esse é o tipo de documento que precisará ser revisado e atualizado constantemente. Então, se puder fazer de maneira digital fica mais fácil de alterá-lo.  Muitas empresas utilizam softwares específicos para isso. Mas se não quiser gastar dinheiro, uma boa planilha do Excel já resolve.

Tendo esse documento você vai poder ter controle de tudo que entra e sai do seu estoque. É claro que essas movimentações deverão ser registradas no inventário, para que o mesmo se mantenha atualizado.

2.     Crie uma boa equipe

Provavelmente você não terá tempo de fazer o gerenciamento do estoque do seu empreendimento. Logo, será necessário preparar uma equipe para fazer a gestão de estoque da empresa.

Em casos assim você deverá direcionar a liderança para um indivíduo da equipe. Essa pessoa será a responsável por acompanhar o controle e o monitoramento de todas as movimentações de itens da empresa.

3.     Implemente um limite para perdas

A perfeição é algo que nós humanos não conseguimos atingir. Logo, mesmo havendo uma forte gestão de estoque, ainda podem ocorrer perdas de mercadorias, sejam elas extraviadas ou quebradas.

Para esses casos vai ser necessário definir um limite de perdas. Fazendo com que a equipe responsável tenha como foco se manter dentro da meta estipulada, para assim diminuir ao máximo os possíveis prejuízos.

4.     Assim como na vida, no estoque também é necessário equilíbrio

É importante que tudo esteja equilibrado para funcionar bem. A gestão de estoque não é diferente, ela iria lhe auxiliar a saber a quantidade de produtos disponíveis e quais são aqueles que estão faltando.

Levando em consideração que é ideal manter seu estoque equilibrado, ou seja, sem produtos sobrando e faltando, é necessário usar a gestão para determinar isso. Um software ERP, que conecta a entrada e saída de mercadorias pode ser interessante para ajudar com isso.

Pois, é com a gestão de estoque que você vai conhecer qual a rotatividade dos seus produtos.

5.     Livre-se de produtos parados

Quase toda empresa tem em seu estoque alguns produtos que não foram vendidos. Principalmente dependendo do ramo em que você atua e qual é a época do ano.

A melhor estratégia para se livrar desses produtos é fazer uma promoção, tentando oferecê-los pelo menor preço possível, mas que ainda lhe dê lucro. No entanto, também é possível lucrar neste tipo de situação.

O espaço ideal para fazer gestão de estoque

De nada adianta fazer uma boa gestão de estoque se o local onde ele fica for ruim. Por isso, se está precisando achar um novo ponto comercial com um excelente espaço para guardar mercadorias, fale logo com o Place2b.

A nossa empresa é especializada em alugar pontos comerciais para os mais diversos empreendimentos. Então se está pensando em abrir uma loja ou dar um upgrade se mudando para um novo lugar, conheça as opções por meio de nossa plataforma, sem sair de casa!