10 perfis do empreendedor brasileiro

10 perfis do empreendedor brasileiro

Você conhece os 10 perfis do empreendedor brasileiro? Levando em conta as características do seu negócio e o seu modo de atuação, é possível identificar qual deles se encaixa perfeitamente com o seu estilo. Para isso, preparamos esse guia completo, com informações detalhadas sobre cada um dos perfis.

Existem empreendedores que praticamente não saem de dentro de suas empresas, outros passam bem longe. O que eles carregam em comum é a busca pela lucratividade e para manter uma marca sólida. Além disso, o faro para bons negócios é outra coisa que muitos carregam em comum.

É interessante conhecer os 10 perfis de empreendedor brasileiro, para que você possa perceber onde está inserido neste contexto. Certamente existem muitos outros com ideias parecidas com a sua e com o modo de atuação semelhante, por isso, fazem parte da mesma categoria.

Conhecer o seu perfil é interessante também porque pode ajudar a empresa a se desenvolver. Em alguns casos, pode estar faltando algo para que o seu negócio dê aquela guinada e multiplique o faturamento.

Quais são os 10 perfis do empreendedor brasileiro?

Entre os 10 perfis do empreendedor brasileiro existem algumas subcategorias, também falaremos sobre elas. Mas, em relação aos 10, são os seguintes:

  • Tradicional;
  • Investidor;
  • Arrojado;
  • Planejado;
  • Familiar;
  • Sonhador;
  • Cauteloso;
  • Aventureiro;
  • Despreparado;
  • Batalhador.

Essa lista apresenta quatro perfis de empreendedores estruturados e seis perfis intuitivos. Isso seguindo em ordem, ou seja, os quatro primeiros são estruturados e os seguintes considerados intuitivos.

Agora chegou o momento de você conhecer melhor cada um deles, para que possa identificar qual é o seu estilo.

1 - Tradicional

O empreendedor tradicional é aquele que busca desenvolver uma empresa bem estruturada, com todos os procedimentos claros e papéis estabelecidos. Para chegar lá, o empreendedor tradicional cresce de uma maneira controlada, sendo que a empresa pode possuir acionistas ou um grande corpo de gestão.

Geralmente é um empreendedor que passou a sua vida estruturando um negócio, para que essa seja a sua principal obra. É um perfil bastante ligado com a tecnologia, fazendo diversos cursos e investindo pesado no seu negócio.

Já que a empresa é a sua principal fonte de renda, é um perfil que tende a conhecer bem a rotina de um empresário, estudando muito e desenvolvendo uma boa relação com outros empresários. Em muitos casos, se tornam referências em suas regiões, principalmente quando o assunto é comércio local.

2 - Investidor

O perfil investidor é aquele que tem o objetivo de aumentar o capital de giro, para que o seu negócio cresça cada vez mais. Assim, é ambicioso e busca novas oportunidades, para que possa aumentar a sua rentabilidade. O investidor possui pouca ou praticamente nenhuma participação no dia a dia da empresa, o negócio dele é outro.

Eles possuem um valor interessante para fazer investimentos, por isso podem comprar participações em diversas empresas, segmentando o capital. Embora nunca esteja dentro de suas empresas, conhece bem o modelo de negócio, para que torne algo cada vez mais lucrativo e com a possibilidade de gerar novos ganhos.

O perfil investidor muitas vezes é aquele que faz investimentos em negócios iniciais, que ainda nem saíram do papel ou que estão precisando de um reforço no caixa. Por isso, o perfil investidor é considerado um dos mais ligados a tecnologia, sendo que o seu modelo de atuação consiste em investir o capital de risco.

Por mais que não esteja todos os dias dentro das empresas, aposta que tudo vai sair bem e que as operações empresariais vão dar certo. É como se estivesse acompanhando de longe, já que estão sempre atentos para que erros não aconteçam, gerando prejuízos.

3 - Arrojado

O objetivo do perfil arrojado é ser bem-sucedido, é um empreendedor nato, que tem um sonho e se preparou para chegar lá. É um empreendedor que estuda muito e analisa as melhores alternativas de locais para expandir o seu negócio. Assim, tudo é calculado para que saia conforme o planejado, embora também sejam agressivos.

O perfil arrojado conhece muito bem o seu produto e consegue identificar como poucos as possibilidades geradas. A partir disso, conseguem perceber locais estratégicos, onde podem atuar e aumentar a rentabilidade do negócio. É um perfil dos mais organizados e que sempre está em busca de resultados.

O empreendedor arrojado nunca está sozinho, ele tem ao seu lado uma equipe competente, com bons gerentes em cada uma das unidades. Dessa maneira, podemos dizer que é um perfil que consegue lidar bem com números e com pessoas.

Esse empreendedor adora estar dentro de suas lojas, para que consiga estudar o mercado de perto. Está sempre de olho em oportunidades interessantes, para que possa abrir novas unidades de sua empresa e aumentar o faturamento da marca.

4 - Planejado

O perfil planejado é aquele que ainda não tem muita experiência com empreendedorismo, mas que realiza um bom planejamento financeiro para que as coisas possam ser mantidas em ordem. Ainda assim, algumas vezes acaba apresentando falhas durante a execução dos procedimentos, tudo isso devido à falta de experiência.

É aquele que montou um negócio com o objetivo de complementar a sua renda e que não tem grande dedicação na gestão. Por outro lado, também é um grupo que conta com pessoas que estudaram bastante antes de investirem, assim conseguem identificar qual é a área mais interessante para eles.

Também faz parte do perfil planejado empreendedores que guardaram dinheiro e que estudaram o mercado antes de comprar uma franquia, por exemplo. Ainda assim, não possuem experiência em relação a esse modelo de atuação.

5 - Familiar

Esse é um empreendedor que possui um negócio de família, que segue basicamente o mesmo padrão desde que a empresa foi fundada. É um empreendedor que busca a estabilidade financeira para a sua família, embora a interação entre os membros possa gerar conflitos e atrapalhar o planejamento da marca.

Muitas vezes a família desse empreendedor tem o negócio há pelo menos duas gerações, então a sua criação foi dentro da empresa e por isso trabalha de uma maneira intuitiva.

Jovem

É um subgrupo entre os empreendedores familiares, altamente integrado com a tecnologia, ele investe o seu dinheiro em um negócio próprio. Assim, em boa parte das vezes é cheio de ideias inovadoras, mas sem muita experiência.

Presenteador e vira-casaca

O presenteador é aquele que possui capital, mas não tem o objetivo de gerir uma franquia. Então, ele busca a compra desse negócio, e oferece para algum familiar tocar o negócio. Dessa forma, geralmente é negado pelos franqueadores, já que o objetivo das empresas não é este.

Enquanto isso, o vira-casaca é aquele que possui uma loja com certa fama e tradicional na região onde fica a sua sede. Mas, de uma hora para outra resolve comprar uma franquia e mudar completamente o modo de atuação.

6 - Sonhador

O sonhador é aquele que atua na área onde tem mais facilidade, sem se preocupar em seguir ordens de um chefe. Contudo, é uma pessoa que não tem experiência alguma com empreendedorismo e que pode acabar se dando mal.

O perfil sonhador consiste naqueles que buscam a realização profissional e pessoal durante a elaboração de um negócio. Em alguns casos as pessoas trabalham em uma área totalmente diferente daquela que pretendem abrir um negócio.

Alguns deles possuem diversas ideias e planos para o futuro, assim investem na compra de uma franquia. Mas com tanta ideia diferente, isso pode não ser uma boa escolha, já que pode existir um conflito com os donos da marca.

Capitalizado

Existem alguns sonhadores que possuem uma boa quantidade de capital disponível para investimento, então pensam que empreender é a melhor maneira de aumentarem a renda. Assim, possuem um bom faro para negócios certeiros, abrem empresas, mas não fazem a sua administração, já que estão em busca de outras oportunidades.

Apaixonado

Esse é o perfil de empreendedor que acredita demais no setor em que está inserido. Contudo, não possui muito conhecimento técnico, embora ame o que faz. Por isso, muitas vezes consegue vencer a concorrência, apresentando novidades que agradam o público.

7 - Cauteloso

O cauteloso é aquele que em primeiro lugar busca evitar perdas, para manter a estabilidade e então buscar os lucros. Assim, ele tem pavor de prejuízo. É um empreendedor que tem medo de assalto, medo da concorrência e que em alguns casos talvez preferisse ter um cargo público do que uma empresa.

O medo de falir faz com que os empreendedores cautelosos tomem atitudes ponderadas, por isso eles possuem medo de atuarem de modo voraz. Além disso, também possuem medo de que alguém vai roubar a ideia do seu negócio e então comandam suas empresas com bastante rigor, sem passar muitas informações para os funcionários.

Medo de crescer

O cauteloso é um perfil que tem medo de crescer, para eles, ter uma clientela fixa, uma boa reputação na região e uma marca conhecida já é o suficiente. Em alguns casos sofrem o assédio de franquias, mas não aceitam mudar.

Competitivo

No momento da busca por um ponto comercial, procuram locais onde não vão enfrentar uma concorrência direta. Embora seja um bom administrador, nem sempre são bons com números e em alguns casos podem planejar mal a escolha da sede.

8 - Aventureiro

O aventureiro adora correr riscos, para aprender cada vez mais. É aquele que está em busca de uma grande oportunidade, que em alguns casos pode demorar para chegar ou não chegar nunca. Em outros, vem rapidamente e faz com que o empresário amplie os seus ganhos rapidamente.

Os aventureiros podem algumas vezes terem dificuldades de ficarem em um mesmo ponto por determinado período. Aliás, o que eles gostam mesmo é de mudança, seja em relação ao ponto comercial ou aos produtos vendidos pela empresa.

Criativo insatisfeito

É um subgrupo do perfil aventureiro, que conta com pessoas que adoram chamar atenção para a sua loja. Carro de som, balões e a entrega de panfletos podem ser algumas das técnicas para chegar lá.

Esse é um empreendedor a moda antiga, que adora o contato com as pessoas, procura conhecer os comerciantes de sua região, embora nem sempre se de bem com eles.

9 - Despreparado

Quando o empreendedor não possui conhecimento sobre a área de atuação, ele é considerado despreparado. São os donos de lojas próprias sem um mix definido de produtos ou então de franquias mais baratas. Então, podemos dizer que esse tipo de empreendedor tenta vender de tudo um pouco e acaba não vendendo quase nada.

Essas pessoas imaginam que empreender é o melhor caminho para levarem uma vida sem um patrão. Além disso, pensam que vai ser fácil de conseguir dinheiro e fazer o negócio prosperar. Por fim, geralmente entram neste caminho por apoio dos familiares ou devido a um bom valor recebido de rescisão.

Muitos acabam tomando essa decisão no momento em que ficam desempregados, então resolvem investir o valor da rescisão. Dessa forma, acreditam que não vão mais ter que voltar ao mercado de trabalho. Contudo, sem o devido conhecimento sobre a área, podem sofrer com isso.

São pessoas que não aguentam mais o trabalho formal, que possuem dinheiro para investir, mas que ainda não sabem no que. Assim, em alguns casos o erro começa pela escolha do local, que é feito sem uma avaliação prévia do público-alvo e de outras características importantes.

10 - Batalhador

A lista com 10 perfis do empreendedor brasileiro é encerrada com o estilo batalhador. Para eles, não têm dia ruim para empreender. Assim, aqueles que desejam sustentar a família com um negócio próprio praticamente não tiram folgas ou férias.

O objetivo deles é ser o melhor no que fazem, para que consigam crescer, não apenas no mercado, como também profissionalmente. O problema é que muitas vezes essa é uma batalha solitária e a falta de educação formal pode complicar.

Geralmente as pessoas que fazem parte desse perfil não estudaram muito antes de abrirem o negócio próprio. A partir disso, possuem pouco treinamento, mas possuem muita vontade de trabalhar.

Papel de pão

Esse é aquele empreendedor que conhece todos os detalhes do seu negócio, cada transação realizadas e conhece todos os fornecedores. Atua no ramo há muito tempo, sendo muito rigoroso e nem sempre carregando um bom relacionamento com os concorrentes.

Place2b, sempre ao lado do seu negócio

E aí, conseguiu identificar qual é o seu perfil? É comum ficar em dúvida, já que muitas vezes nossas características podem combinar com dois ou mais categorias.

Você deve ter percebido que alguns destes perfis não se preocupam muito com a escolha da sede da empresa. Assim, o negócio pode acabar dando errado devido ao preço exagerado do aluguel ou pela falta de pessoas interessadas nos produtos do seu negócio.

A Place2b atua ao lado dos empreendedores, facilitando a vida deles no momento da escolha de um ponto comercial. Então, utilize a nossa plataforma, navegue por diferentes alternativas de imóveis e visite aqueles que mais agradarem. Por fim, até a assinatura de contrato é facilitada com a Place2b.