O que faz um Gerente de expansão?

O que faz um Gerente de expansão?

O modelo de franquias tem crescido no Brasil ao longo dos últimos anos. Diferentes marcas procuram aumentar o número de unidades sem investir capital próprio. Então, esse é o modelo mais recomendado. Pensando nisso, você sabe que faz um gerente de expansão?

Esse profissional é o responsável por encontrar novos investidores ou por fazer a seleção deles. Dependendo da força da franquia, as funções podem ser variadas. Em alguns casos, é possível até mesmo que o gerente de expansão seja responsável pelas duas coisas.

Quando uma franquia conta com um gerente de expansão o modelo de negócio se torna mais atrativo. Ele passa a ser o responsável por todas as informações antes da assinatura de contrato. Também deve fornecer o treinamento necessário antes da abertura da loja.

Estas são apenas algumas das atividades realizadas por um profissional deste tipo. Embora seja uma função não muito popular no Brasil, a tendência é que ganhe força ao longo dos próximos anos.

O que faz um gerente de expansão?

Você sabe o que faz um gerente de expansão? Este profissional tem o objetivo de fazer uma franquia crescer. Acontece que gerir uma empresa por conta própria não é fácil. Por isso, muitos empreendedores pensam em adotar o modelo de franchising do que apostar em unidades próprias de suas lojas.

Esta figura surge ao pensar que um objetivo dos franqueadores é aumentar o número de franqueados e levar a sua marca mais longe. Desse modo, o gerente de expansão é o profissional que garante o sucesso nesta operação. Assim, o uso da marca poderá ser liberado a diversos investidores.

O gerente de expansão precisa ter uma boa visão mercadológica. Muitos deles possuem graduação em ciências exatas como economia, engenharia e matemática. Assim, conseguem analisar dados com tranquilidade. Isso é fundamental no processo de expansão, já que permite encontrar bons negócios rapidamente.

Este profissional fica responsável por escolher onde abrir novas unidades. Por isso, precisa contar com muita pesquisa e trabalho sério. De fato, o público de uma cidade não é igual o de outra e isso pode ser difícil de entender.

Qual é o perfil de um profissional desta área?

Esse profissional deve conduzir os esforços para a expansão de uma franquia. Por isso, trabalha na atração de potenciais franqueados. Dessa forma, o seu perfil deve ser aberto e com um bom relacionamento com pessoas.

Em alguns casos o trabalho pode ser feito em dupla. A ideia continua sendo a mesma, um profissional sagaz e que rapidamente consegue encontrar oportunidades. É fundamental que não fique andando em círculos.

É um profissional que deverá trabalhar em torno de um ciclo de ação. Ele terá o apoio do CEO da franquia para realizar estas ações. Mesmo assim, é o responsável pelo seu departamento. Por isso, deverá aliar os valores da marca com aquilo buscado pelos investidores.

Essa é uma função interessante para quem é empreendedor. Aqueles que possuem uma boa capacidade de gerar interesse com poucas palavras. O poder convencimento é outro fator que deve ser considerado.

Como pensar em um plano de expansão?

Não basta contar com um bom gerente de expansão. É fundamental desenvolver um ótimo plano de expansão. Mesmo assim, ele poderá falhar e prejudicar o andamento do procedimento.

Esse plano trata sobre a venda da franquia para os franqueados. Deve apresentar também informações sobre a instalação de novas unidades e a exposição de produtos. É importante que os franqueadores tenham em mente que a cada nova unidade aberta surge um novo negócio.

Por mais que no estilo franchising os padrões sejam seguidos em todas as unidades, sempre há riscos. Dessa forma, é fundamental tomar cuidado com a elaboração do plano de expansão. E tudo isso fica mais tranquilo com a presença de um gerente de expansão.

O gerente de expansão precisa pensar em boas soluções

Você já sabe que a pesquisa é o primeiro passo para expandir uma rede. E isso consiste na avaliação da concorrência que será enfrentada e dos potenciais clientes. Ou seja, é por meio desta pesquisa que será possível conhecer às empresas semelhantes da sua região. Isso também permite encontrar falhas na concorrência para conquistar o público-alvo.

Essa é uma responsabilidade do nosso personagem central deste texto. O que faz um gerente de expansão? Junto com o franqueador ele procura pelas melhores oportunidades na abertura de novas unidades. Assim, é ele quem deve formatar planos de ação e metas que precisam ser batidas a cada ano.

Levando tudo isso em consideração, podemos afirmar que uma de suas responsabilidades é encontrar boas oportunidades. Esse profissional precisa apresentar uma visão ampla do cenário disponível.

Gerente de expansão: busca por novos mercados e encontrar o público-alvo

Em primeiro lugar, o gerente de expansão busca novos mercados de atuação e conhece o público-alvo que precisa ser atingido. Desse modo, é necessário encontrar possíveis consumidores interessados nos produtos e serviços da franquia. Essa é uma posição estratégica fundamental para o sucesso da marca.

Essa pesquisa pode ser realizada tanto diretamente com pessoas, nas redes sociais ou jornais. É necessário que a pesquisa mostre os pontos fortes e fracos dos concorrentes. Com isso, fica mais fácil para entender os diferenciais de sua franquia.

O gerente de expansão é uma pessoa que deve ter o hábito de ler notícias. A sua rede de relacionamentos precisa ser ativa. Além disso, quanto mais contatos possuir, mais dados terá a respeito de empresas e territórios que não está familiarizado.

Umas das responsabilidades é atrair novos franqueados

Depois de conhecer as regiões que podem receber novas unidades da franquia chega um segundo momento. Então, é neste caso que inicia a busca por interessados em investir na franquia. Mas, não pode ser qualquer pessoa. É importante que exista uma seleção para mostrar os que possuem verdadeiro potencial.

É necessário realizar um processo de triagem dos candidatos, para escolher aqueles com perfis ideais para a franquia. Neste momento são considerados pontos como forma de trabalho e visão de mercado.

A busca pelo investidor ideal segue durante as entrevistas. Franquias consolidadas possuem mais interessados. Enquanto isso, as marcas menos famosas não possuem tantos concorrentes.

É necessário que o interessado possua capital suficiente para investir no negócio. A pessoa deve estar disposta a seguir todas as regras da franquia. Além disso, deve mostrar o seu potencial para trabalhar em equipe. O gerente de expansão deve ficar atento a todos estes detalhes durante a seleção.

O gerente de expansão deve informar tudo sobre a franquia

Quando um possível franqueado for selecionado, este deverá receber todas as informações sobre a empresa. Então, essa apresentação é uma responsabilidade do gerente de expansão. Assim, é necessário falar sobre todos os detalhes que envolvem a franquia.

O investidor precisa entender qual é o modelo de funcionamento do negócio. Também é preciso frisar quais são os pontos que devem ser considerados no futuro. Isso sem deixar de mencionar as taxas cobradas logo na entrada e os valores mensais pagos ao franqueador.

A situação é mais segura quando o futuro franqueado conhece todos os detalhes sobre a franquia antes de fechar o contrato. Essa é uma forma de garantir o seguimento do padrão da franquia. Aliás, esse é um dos princípios do franchising.

Assinatura de contrato com novos franqueados

O franchising é interessante porque permite a expansão de marcas sem o investimento de capital próprio. Isso é possível por meio da assinatura de contratos com investidores. Eles são os responsáveis por novas unidades, mantendo o padrão da empresa.

Geralmente esse procedimento leva entre 90 e 120 dias. Este é o prazo considerando o primeiro contato entre o investidor e a rede até o fechamento do contrato. Assim, o gerente de expansão terá este período para conduzir todas as etapas.

A assinatura será feita se os envolvidos concordarem com os termos. Os termos legais devem ser apresentados para evitar problemas futuros.

Outra responsabilidade é o treinamento de franqueados

A expansão de franquias só dá certo quando há treinamento dos novos franqueados. É fundamental que os investidores dominem o know-how. Dessa forma, as novas unidades vão seguir o mesmo padrão adotado pela matriz.

Quem assistiu ao filme "Fome de Poder" ou "The Founder" percebeu como isso é importante. A produção traz uma história que aconteceu no meio do século passado e que continua válida até hoje. Aliás, aquele modelo de fazer franquias é consolidado.

Sem um bom programa de treinamentos os operadores não sabem como devem agir. Quando há falhas nesta etapa futuros problemas de gestão podem ser registrados. Os franqueadores não querem ter unidades fechadas e então devem oferecer este suporte.

Essa profissão ainda não é popular no Brasil

Aqui no Brasil a profissão de gerente de expansão não é muito popular. Mas, com o avanço do sistema de franchising em nosso país, é algo que deverá se popularizar. Esse profissional é capaz de dar seguimento a abertura de novas unidades, captando investidores e informando tudo o que é necessário antes da abertura.

Entretanto, o papel do profissional pode variar de uma franquia para outra. A triagem é uma das principais funções quando a franquia é famosa. Até porque o número de interessados em firmar parceria será elevado.

Por outro lado, se a franquia estiver em um processo de expansão, o gerente deverá buscar interessados em investir. Por isso, é fundamental que possua uma boa rede de contatos para facilitar o trabalho.

O que faz um gerente de expansão? Possíveis funções para eles

O gerente de expansão é um profissional que pode lidar com diferentes questões. Aliás, suas atividades dependem de para qual marca trabalha. Em suma, podem exercer atividades como:

  •       Desenvolvimento de negócios;
  •       Procura por novos franqueados;
  •       Garantir o cumprimento de regras;
  •       Controle de procedimentos e revisão de relatórios financeiros;
  •       Recrutar e entrevistar membros para a sua equipe;
  •       Garantir a qualidade dos atendimentos;
  •       Oferecer treinamento aos investidores.

Além destas atividades, podem existir outras de acordo com o ramo de atuação da franquia envolvida.

Quanto ganha um gerente de expansão?

Essa importante função, merece ser muito bem remunerada, mas será que o mercado concorda com isso? Bom, para saber quanto ganha um gerente de expansão realizamos algumas pesquisas para comparar os salários distribuídos a esses profissionais. Obviamente cada empresa oferece remunerações diferentes.

Conforme o Glassdoor, um gerente de expansão que pode ganhar cerca de R$ 4.500,00, trabalhando para uma empresa nacional. É um valor bastante elevado comparado ao quanto é pago para as demais profissões. Mas pode-se observar que quanto maior a franquia, mais elevado é o salário para esse profissional.

Por exemplo, a Ortobom já oferece um salário superior chegando a R$ 10.052,00. Enquanto o poderoso McDonald's oferece a bolada de R$ 22.390,00. Logo, se o indivíduo quer atuar nessa profissão deve buscar novas oportunidades, uma maneira de dar um upgrade em seu salário. Mas, é interessante começar por baixo para ganhar experiência

Aqui você encontra os melhores pontos comerciais para franquias

Você já sabe o que faz um gerente de expansão e ele pode ser fundamental no crescimento do seu negócio. Mas, se você está buscando uma nova sede para a sua empresa, aqui temos excelentes opções. São lojas e quiosques para todos os gostos.

O Place2b é uma plataforma completa, onde os interessados podem conhecer os pontos comerciais disponíveis por meio de um modelo 3D. Dessa forma, é possível agendar visitas somente nos mais atraentes.

Uma franquia próxima do público-alvo tende a ganhar com isso. Encontre hoje mesmo o que você precisa para o futuro da sua empresa!