Por que abrir um comércio em São Paulo?

Por que abrir um comércio em São Paulo?

Dentre as muitas dificuldades de um empreendedor, está encontrar uma cidade que tenha um bom movimento econômico, ou seja, que possa ajudar o negócio a crescer. No Brasil, existem alguns municípios que desenvolvem esse papel muito bem, mas nenhum melhor do que SP. Mas, afinal de contas, por que abrir um comércio em São Paulo?

Não é segredo para ninguém que São Paulo é não apenas a maior cidade do Brasil como, também, de toda a América Latina. Para isso, levamos em conta a população total, a dinâmica de público e, obviamente, a grande quantidade de indústrias e empresas presentes no município.

No entanto, o simples fato de uma cidade ser grande nem sempre é o suficiente para fazer com que ela seja ideal para a abertura de um novo empreendimento. Afinal de contas, estar rodeado de comércios pode significar boas condições e, ao mesmo tempo, uma ampla e difícil concorrência - o que muitas vezes é determinante.

Neste artigo, você irá aprender de uma vez por todas as principais vantagens de abrir um comércio em São Paulo, capital. Além disso, falaremos também sobre os setores comerciais mais bem vistos na maior cidade da América Latina, assim como todas as nuances que fazem do município um bom lugar para empreender.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o seu bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto. 

VEJA TAMBÉM: Saiba como implementar experiências imersivas no seu comércio

Vale a pena abrir um comércio em São Paulo?

São Paulo é uma cidade gigantesca nos mais diversos sentidos, tanto em termos de população quanto de território. Para se ter uma ideia, o município conta com uma área de mais de 1,5 mil quilômetros quadrados, quase cinco vezes mais do que Minas Gerais, a capital mineira, além de 12,3 milhões de habitantes.

Todas essas estatísticas acabam coincidindo, também, com a quantidade de empresas existentes no município. São Paulo é a cidade do Brasil com o maior número de empreendimentos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) de 2018. Mas vale realmente a pena abrir um comércio em São Paulo?

Existem diversos pontos que caminham a favor da decisão de abrir um comércio no município de São Paulo. Adiantando alguns dos que serão tratados de forma mais aprofundada posteriormente, está justamente a questão da infraestrutura, que é superior a de outras partes do país.

Mas, além disso, há também toda a relação de população e expectativa existente em relação à cidade. Isso porque São Paulo já é conhecida como um município extremamente comercial no Brasil, a ponto de atrair centenas de milhares de turistas somente com o objetivo de comprar. Isso, no fim das contas, acaba jogando a favor de quem decide iniciar um empreendimento na capital paulista.

Sendo assim, confira as vantagens de abrir um comércio em São Paulo:

1.    Grande população local

Não dá para falar sobre as principais vantagens de abrir um comércio em São Paulo sem nem ao menos citar o fato populacional. Afinal de contas, contar com uma grande população local é sempre um ponto importantíssimo para as empresas, sobretudo aquelas que têm como foco principal as vendas presenciais.

Como já citado anteriormente, a cidade de São Paulo conta com mais de 12 milhões de habitantes, número superior até mesmo ao de todos os três estados do sul do Brasil: Rio Grande do Sul e Paraná. Isso significa, para o empreendedor, a possibilidade de um bom giro econômico interno, sem dependência externa.

A partir do momento que você tem um grande número de pessoas locais que podem ser atendidas pelo seu comércio, a tendência é que o rendimento dele seja ainda maior. Trata-se justamente de não depender de vendas externas para se manter lucrativo ou, até mesmo, crescer - dada a quantidade de pessoas.

No entanto, obviamente, isso não significa que a abertura de um empreendimento em São Paulo é sucesso certo. Por mais que tenha um grande público na cidade, dos mais variados, inclusive, é preciso trabalhar de forma a atingir o público mais adequado para o seu tipo de comércio - e, aí sim, fazer valer as vantagens do município.

2.    Visibilidade nacional para o comércio

Outro ponto indispensável que se configura como uma vantagem para abrir um comércio em São Paulo é, sem sombra de dúvidas, a grande visibilidade nacional do município. Isso porque não é exagero algum afirmar que a capital paulista é o maior polo econômico comercial do Brasil, quase que um sinônimo de vendas.

São muitas as regiões do município que são conhecidas pelos mais variados comércios, desde os varejos até as roupas, eletrônicos e muito mais. Para comprovar isso, basta perguntar para qualquer pessoa do país se ela conhece a Vinte Cinco de Março, famosa via pública recheada de comércios.

Em suma, o município de São Paulo se destaca por atrair milhões de pessoas todos os anos, as quais visitam a cidade com o único objetivo de comprar. São muitos os que saem de outros estados do país rumo à capital para fazer sacolões de compras de roupas, eletrônicos, acessórios diversos e muito mais.

Sendo assim, independentemente de qual seja a atuação ou o segmento do seu comércio, saiba que estando em São Paulo você poderá ter uma visibilidade gigantesca. Não apenas se sobressair enquanto empreendimento por si só, mas, também, simplesmente por estar localizado em uma cidade conhecida, principalmente, pela parte comercial. 

VEJA TAMBÉM: Como se comunicar com o seu cliente ideal

3.    Boa localização para logística

Outra excelente vantagem para abrir um comércio em São Paulo diz respeito justamente à boa localização para logística que a cidade tem. Para perceber isso, basta analisar uma questão em específico: independentemente do estado em que você esteja, ao rastrear a encomenda, muito provavelmente ela terá saído do estado de SP - e muitas vezes, do próprio município.

O fato é que São Paulo, por ser justamente esse grande polo econômico e comercial, se consolidou também como um excelente ponto logístico para mercadorias. Isso porque, em suma, é a maior cidade do centro do Brasil, ou seja, que está mais “próxima” das demais regiões do país, tanto sul quanto norte, nordeste e por aí vai.

Sendo assim, se o seu objetivo é não apenas abrir um comércio em São Paulo para atuar de forma presencial mas, também, se inserir nas vendas pela internet, estar na capital tem as suas vantagens. A começar pelo fato de que, se os seus compradores forem da própria cidade, que já conta com um grande público, o envio pode ocorrer de forma extremamente rápida.

Mas, se os compradores dos seus produtos ou serviços forem de outros municípios do estado ou até mesmo de outros estados, também já há  toda uma logística consolidada. Cabe a você, então, enquanto empreendedor, saber tirar o melhor proveito dessas características para fazer com que o seu empreendimento cresça.

Abrir um comércio em São Paulo pode ser tudo o que você precisa

Existem muitos empreendimentos com excelentes produtos e/ou serviços, às vezes até mesmo a frente de seu tempo, que acabam não dando certo por conta do lugar em que estão inseridos. Ter um grande centro de peças de informática ou centros tecnológicos voltados para a área de programação em um município completamente rural, por exemplo, pode acabar não dando certo.

No entanto, quando paramos para pensar na capital paulista, notamos uma vantagem gigantesca em relação aos outros grandes municípios: há espaço para todos os tipos de empreendimentos. Sendo assim, abrir um comércio em São Paulo pode ser tudo que você precisa para deslanchar de vez como empreendedor.