Ramo imobiliário vale a pena?
Quase dá para contar nos dedos as áreas de atuação que são consideradas boas não apenas para investir como, também, para atuar. Encontrar um segmento de mercado onde é possível fazer dinheiro trabalhando e, também, investindo, é coisa rara. Mas, quanto ao ramo imobiliário, será que vale a pena?
No Brasil, faz muito tempo que o ramo imobiliário é visto com bons olhos - não apenas por investidores como, também, para trabalhadores de uma maneira geral. Afinal de contas, o país conta com incentivos sociais para a compra de casas, o que movimenta bastante o setor - isso em diferentes frentes.
No entanto, ainda assim, as dúvidas surgem. Afinal de contas, trabalhar no ramo imobiliário pode envolver muitas surpresas e períodos difíceis. Da mesma forma que investir pode trazer lucros apenas a longo prazo e, em alguns casos, menos do que em outras formas de investimentos. No entanto, isso não significa que esse setor seja ruim.
Neste artigo, você irá entender um pouco mais se o ramo imobiliário vale a pena, tanto para atuar quanto para investir. Além disso, falaremos dos pontos positivos e negativos de cada uma dessas configurações, assim como mostrar que o segmento de imóveis, de uma maneira geral, é repleto de oportunidades.
Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.
Vale a pena atuar no ramo imobiliário?
Começando pela parte profissional: será que realmente vale a pena atuar no ramo imobiliário, ou este é um setor já desgastado? Para responder essa pergunta, é preciso compreender e levar muito em consideração o atual cenário social e da nossa economia de uma maneira geral.
Estamos em uma época pós auge da pandemia do novo coronavírus, um período em que muitas pessoas se viram obrigadas a permanecer em suas casas por mais tempo. Isso fez, então, com que muitos passassem a dar mais valor aos seus imóveis, buscando ambientes mais confortáveis, próximos de lugares que lhe fazem bem e por aí vai.
Durante o auge da pandemia em si, muitas pessoas, apesar de desejarem um ambiente mais confortável para morar, não tinham como partir para essa aquisição. Afinal de contas, estamos falando de um período em que muitos ficaram desempregados, tiveram redução de renda e por aí vai. No entanto, agora, estamos vivendo o pós.
Investir no ramo imobiliário, enquanto corretor de imóveis e trabalhador do setor, por exemplo, é ter a certeza de que você terá uma boa quantidade de demandas. Isso porque muitas pessoas que, durante esses dois anos de pandemia, seguraram o dinheiro para a compra de um lugar melhor para morar, irão gastar neste momento.
Sendo assim, em grandes e pequenas cidades, a busca por imóveis deverá ser grande nos próximos anos. Para um corretor do ramo imobiliário isso significa mais clientes e, consequentemente, mais dinheiro.
Vale a pena investir no ramo imobiliário?
Agora temos o outro lado da moeda, mas não de uma maneira negativa. Afinal de contas, será que vale a pena investir no ramo imobiliário, tratando-o como um investimento financeiro? A resposta para essa pergunta é sim - mas, ainda assim, é influenciada por uma série de questões.
O fato é que investir no ramo imobiliário segue sendo uma boa alternativa no Brasil. Primeiramente, pelo entendimento de que um imóvel dificilmente irá desvalorizar, uma vez que a tendência é que ele sempre valorize - seja de acordo com a cidade, a moeda ou até mesmo o bairro onde está localizado.
Além disso, quando paramos para comparar um investimento imobiliário a um outro, de renda variável, por exemplo, temos um contraste muito grande em termos de risco. Investir em um imóvel é lucro praticamente garantido - e geralmente de valores altos. Enquanto apostar na bolsa de valores pode lhe render ainda mais, mas sobre um risco extremamente maior, com pouca garantia na grande maioria dos casos.
Por último, é preciso quebrar o entendimento de que investir no ramo imobiliário é somente comprar um imóvel, quitá-lo e depois colocá-lo à venda. Ou, até mesmo, o processo de comprar um imóvel e alugá-lo para o resto da vida. Na verdade, existem várias formas de tratar a aquisição de uma casa, apartamento ou espaço comercial e fazer com que isso renda mais dinheiro, ou seja, um investimento.