Saiba como implementar experiências imersivas no seu comércio

Saiba como implementar experiências imersivas no seu comércio

Vivemos uma época em que as marcas não lutam somente pelas vendas, mas sim, e talvez principalmente, pela atenção. Para isso, não basta contar apenas com produtos ou serviços de qualidade, é preciso ir além e oferecer algo marcante ao cliente. E é justamente por isso que você precisa aprender a implementar experiências imersivas no seu comércio.

Se a duas décadas atrás a concorrência entre empreendimentos do mesmo segmento já era grande dentro de uma única cidade, imagine nos dias de hoje. Afinal de contas, querendo ou não, empreendedores passaram a concorrer não apenas com seus vizinhos de rua como, também, com empresas de outros estados e até mesmo países.

No entanto, se tem algo que faz com que o cliente retorne sempre ao mesmo empreendimento é chamar a sua atenção. Mais do que isso, é fazer com que ele tenha uma experiência de compra tão positiva que, quando desejar comprar um produto que tenha no seu comércio, ele não irá nem pensar em seus concorrentes.

Neste artigo, você irá aprender de uma vez por todas como implementar experiências imersivas no seu comércio. Além disso, falaremos um pouco mais sobre o que é esse conceito, como ele pode ser aplicado nos mais diferentes segmentos e a sua importância para o crescimento econômico e de marca de uma maneira geral.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Mas afinal de contas, o que são experiências imersivas?

Antes mesmo de conhecer ações e estratégias que vão lhe ajudar a implementar experiências imersivas no seu comércio, é importante que você entenda o que é esse conceito. Afinal de contas, estamos nos referindo a algo que existe desde que negócios são negócios, mas que hoje em dia alcançou um outro patamar.

Experiências imersivas são quaisquer tipos de ações de uma marca que proporcione a criação de um ambiente único e inesquecível para o seu consumidor. É a criação daquele espaço ilusório, pensado e premeditado que faz com que você tenha uma jornada de compra ou navegação diferente de tudo que já viu.

O principal objetivo dessas ações é justamente fazer com o seu cliente se sinta parte de algo, a ponto de poder usar os seus sentidos para participar e explorar. Em outras palavras, é fazer com que o seu público-consumidor possa interagir com a sua empresa, em um evento específico, de forma que seja simplesmente marcante para a sua jornada enquanto consumidor de fato.

Nos dias de hoje, a criação de experiências imersivas é algo extremamente importante para comércios dos mais variados ramos. Isso porque elas contribuem não apenas para criar um anseio do público para algo como, também, para conquistar e fidelizar clientes, tomando a sua atenção e fazendo com que eles sempre retornem ao seu empreendimento.

Sendo assim, confira algumas dicas de como implementar experiências imersivas no seu comércio:

1.    Realidade Virtual (VR)

Se você não mora em uma caverna e está minimamente inteirado sobre os assuntos da internet, certamente já ouviu falar no chamado Metaverso. Esse conceito ficou ainda mais popular na reta final do ano passado, quando o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou planos ousados e inovadores para o futuro da empresa.

E sabe qual é a principal, ou pelo menos uma das principais bases desse plano do Metaverso? A Realidade Virtual. Em outras palavras, saiba que o chamado VR também pode ser uma forma simplesmente excelente de implementar experiências imersivas no seu comércio, sobretudo em algumas áreas específicas de atuação.

Imagine que o seu comércio é voltado para a venda de móveis. No entanto, na sua loja em específico, você não possui um grande espaço para armazenar todos os materiais e móveis que estão a disposição do público. Nesse caso, uma forma de proporcionar uma experiência diferente ao seu consumidor é criar cenários em realidade virtual onde esses objetos se encaixem, de forma que ele possa visualizar como ficaria na sua casa.

Ou, até mesmo, imagine que a sua empresa é uma loja de tinta e você tem um cliente que está em dúvida entre algumas cores para a sua sala de estar. No entanto, ele lhe mostra como é o cômodo e, com um projeto rápido, você consegue aplicar as cores em uma simulação daquele espaço, de forma que ele possa visualizar vividamente com o VR.

VEJA MAIS: Quais os benefícios em ter uma loja digital?

2.    O cliente é quem escolhe: temas, músicas e etc…

Sabe quando você vai em um bar, hamburgueria ou restaurante e a música do lugar é simplesmente horrorosa para o seu gosto? Pois é, para algumas pessoas mais críticas, isso pode até se tornar um empecilho para o retorno ao local. Mas, e se ao invés de pisar em ovos para acertar a trilha sonora do seu ambiente, você pudesse colocar essa escolha nas mãos do seu próprio consumidor?

Uma das formas de implementar experiências imersivas no seu comércio é justamente fazendo com que o seu cliente escolha temas, músicas ou determinadas características do ambiente. Com um aplicativo simples, por exemplo, você pode fazer com que o consumidor escolha do próprio celular a música que quer tocar no ambiente, colocando-a na fila.

Isso já é utilizado em alguns restaurantes e empreendimentos gastronômicos espalhados ao redor do país, e funciona muito bem quando o comércio possui um aplicativo e biblioteca de músicas próprias. No entanto, essa não é a única forma de fazer com que o cliente se sinta imerso naquele espaço com suas escolhas.

Empreendimentos gastronômicos também podem fazer enquetes nas redes sociais e colocar os consumidores para decidir, por exemplo, o tema das comidas de uma data especial ou algo do tipo. Quando você coloca as pessoas para interagir com a sua marca, e dá à elas aquilo que elas pediram, você está gerando uma experiência totalmente imersiva.

VEJA MAIS: O que a loja física aprendeu com a pandemia?

3.    Eventos especiais

Por mais que também seja possível ser imersivo através de ações completamente digitais, não há como negar que o físico e presencial se destaca muito nesse sentido. Afinal de contas, experiências imersivas são extremamente marcadas pela interação e o uso dos sentidos do consumidor, o que nem sempre dá tão certo no ambiente digital.

Dito isso, não há como negar que uma das melhores formas de implementar experiências positivas no seu comércio é fazendo eventos especiais. Isso é simplesmente excelente para quem quer não apenas atrair o público como, também, fazer com que eles se sintam motivados a convidar outras pessoas e a querer estar ali no seu ambiente a qualquer custo.

Um exemplo foram as lanchonetes e hamburguerias que, no final de Game of Thrones, decidiram fazer um evento especial para todos comerem e assistirem à série. Entendendo que o público deles gostava daquela obra, e que as pessoas gostavam de assistir o conteúdo em galera, uniram o útil ao agradável e geraram uma experiência única e imersiva.

Mas você pode fazer isso em qualquer outro tipo de empreendimento. Seja em um desfile em uma loja de roupas urbanas, por exemplo, com a participação dos próprios clientes, ou em um encontro de jogos em uma loja específica.