Quais os benefícios em ter uma loja digital?

Quais os benefícios em ter uma loja digital?

Engana-se quem pensa que empreender em um estabelecimento físico faz com que você não possa atuar no ambiente virtual. Na verdade, a união entre físico e digital vem crescendo cada vez mais e se provando ser uma excelente solução para grandes e pequenos negócios. Mas, afinal de contas, quais os benefícios em ter uma loja digital?

Durante os primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, muitos empreendedores se viram em uma sinuca de bico por não poderem abrir os seus empreendimentos. As restrições impostas para contenção do vírus fez com que muitos tivessem que se adaptar a uma nova realidade: a de vendas pela internet.

No entanto, quase dois anos após esse período, a grande maioria dos comércios voltou a abrir as suas portas. Com isso, restaram muitas dúvidas em relação às vendas pela internet: será que realmente vale a pena manter uma loja virtual? Quais são as vantagens de trabalhar com os dois métodos, afinal?

Neste artigo, você irá conhecer alguns dos principais benefícios em ter uma loja virtual nos dias de hoje, em que as compras pela internet estão inseridas cada vez mais no dia-a-dia dos brasileiros. Além disso, falaremos também sobre como a união de um espaço físico com o virtual pode resultar em maiores resultados para o seu negócio.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

5 benefícios em ter uma loja digital nos dias de hoje

Quando falamos em abertura de loja digital, algo que muitos comerciantes se questionam é a necessidade e praticidade do negócio. Alguns, mais conservadores, usam como argumento o fato de que sobreviveram e lucraram a vida inteira sem precisar estarem inseridos em outros canais, como a internet por exemplo.

No entanto, é inegável que existe uma grande quantidade de benefícios em ter uma loja digital nos dias de hoje. Afinal de contas, estamos falando de um período em que as pessoas estão cada vez mais habituadas a não apenas fazer compras pela internet como, também, a conhecer novos estabelecimentos pela web.

Sendo assim, por mais que ainda haja resistência por parte de muitos comerciantes, abrir uma loja virtual pode ser um passo importante para o seu empreendimento. Essa estratégia não apenas pode consolidar um maior número de vendas para o seu negócio como, também, trazer mais notoriedade para o mesmo.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os 5 principais benefícios de ter uma loja digital atualmente. Vale ressaltar que esses pontos são válidos tanto para quem já conta com um empreendimento instalado em um bom espaço físico, algo essencial para qualquer comércio, como também para quem busca começar do zero.  Confira:

1.    Funcionamento 24 horas

Se você possui um empreendimento e já trabalhou durante o horário especial de natal, provavelmente percebeu que 12 horas de trabalho podem até ser pouco. Isso porque, sobretudo para alguns segmentos, nessa época, o público continua chegando e querendo comprar até as horas mais tarde da noite.

Sendo assim, saiba que um dos grandes benefícios em ter uma loja digital nos dias de hoje é justamente o funcionamento 24 horas. A partir do momento que você está inserido na internet, não existe limite de horários para que as pessoas possam conhecer os seus produtos e, até mesmo, comprá-los.

Dessa forma, enquanto os seus atendimentos presenciais são realizados até uma determinada hora, por motivos óbvios, os virtuais continuam madrugada adentro. Dessa forma, você pode receber novos pedidos de compra depois do horário de expediente e lucrar ainda mais com isso.

Vale ressaltar ainda que o investimento em uma loja digital, nesse quesito, pode funcionar como uma extensão do seu empreendimento físico. Afinal de contas, as pessoas também podem conhecer os seus produtos por meio do site e, no dia seguinte, decidir dar um pulinho na loja para comprá-los presencialmente.

VEJA TAMBÉM: 7 tendências de franchising

2.    Um alcance muito maior

Você já parou para pensar o alcance que a sua loja tem enquanto estabelecimento físico? Pois é, geralmente ele está muito limitado a questões de localização e boca-a-boca dos consumidores. Além disso, nesse quesito, a escolha de um estabelecimento comercial bem localizado pode fazer toda a diferença.

No entanto, saiba que um dos benefícios em ter uma loja digital é justamente o fato de que você possui um alcance muito maior em termos de vendas. Isso porque, se no espaço físico somente pessoas que moram na cidade ou perto dela poderão comprar, no virtual pessoas de todo o Brasil poderão ter acesso aos seus produtos.

Sendo assim, ter uma loja digital é imprescindível se você quiser conquistar novos clientes e possuir uma visibilidade muito maior. Ao invés de se limitar somente ao espaço físico, que segue sendo essencial para vendas de comércios locais, você também pode lucrar vendendo para fora da sua região.

3.    Acessibilidade

Imagine que você chega do trabalho, cansado, e só então lembra que precisa comprar uma roupa para um casamento que está se aproximando. No entanto, por conta do cansaço, não está disposto o suficiente para ir em busca das lojas que ainda estão abertas e, então, provar as peças que achar interessante.

Em um caso como esse, é muito mais fácil procurar por um site e verificar as roupas que mais lhe agradam, não é mesmo? Pois é, e é justamente por isso que um dos grandes benefícios em ter uma loja virtual, atualmente, é a acessibilidade que plataformas como essas oferecem ao consumidor.

Para quem possui uma loja física, contar com uma loja virtual é a oportunidade de se tornar mais acessível para muitas pessoas. Em um caso como o citado anteriormente, o cliente poderá não apenas comprar pela web, e poupar o deslocamento até a loja, como também escolher as peças que mais lhe interessam para, depois, ir até o estabelecimento e não perder muito tempo no provador.

VEJA MAIS: Melhores cursos para quem quer empreender em 2022

4.    Personalizar as experiências do cliente

O fato é que no âmbito digital é muito mais fácil testar algumas ações de marketing e vendas, justamente por elas saírem mais baratas e serem mais simples de serem revertidas. Além disso, a coleta de dados no ambiente virtual é essencial para que você possa entender melhor o que o consumidor está buscando.

E é justamente por isso que um dos maiores benefícios em ter uma loja digital, hoje em dia, é poder personalizar as experiências do cliente. Com a coleta de dados e o desenvolvimento de relatórios virtuais você consegue entender melhor o tipo de experiência que o cliente busca com a sua empresa para, então, passar a oferecê-la tanto na internet quanto no espaço físico.

5.    Construção de marca

E por último, saiba que um dos grandes benefícios em ter uma loja digital é justamente poder fazer uma boa construção de marca. Atuando da maneira correta no espaço online faz com que você possa conquistar o coração de mais consumidores, o que acaba resultando em maiores resultados financeiros e em clientes fiéis.

Os benefícios em ter uma loja digital vão além do virtual

É importante destacar que os benefícios em ter uma loja digital vão além do virtual, atualmente. Isso porque um negócio que é trabalhado tanto online quanto offline conta com a vantagem de poder conquistar públicos de dois mundos diferentes e, de quebra, fazer com que eles se unam em uma receita muito maior.