6 estratégias de marketing que todo empreendedor iniciante deve saber

6 estratégias de marketing que todo empreendedor iniciante deve saber

Se você iniciou um novo projeto, ou está dando os primeiros passos na divulgação dos seus produtos ou serviços, muito provavelmente se deparou com a necessidade de aplicar estratégias de Marketing Digital. Isso talvez seja explicado pelo fato de que a nova realidade em que vivemos, sem sombra de dúvidas, é que as pessoas estão cada vez mais conectadas. Nisso, o Marketing Digital é a melhor forma de alcançar e fidelizar clientes em potencial através da web.  

Para que você tenha noção, vamos representar isso em números. De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, divulgada no portal Agência Brasil, cerca de 3 em cada 4 brasileiros acessam a Internet, representando um mercado de nada menos que 134 milhões de usuários. Desse total, 90%, ou seja, mais de 120 milhões de pessoas afirmam acessar a Internet todos os dias. Logo, é possível concluir que o brasileiro já incorporou o uso da Internet ao seu dia a dia.

Dessa forma, o Marketing Digital surge com a importante ferramenta para ajudar a compreender esse mercado em plena expansão e fazer com que os negócios tenham bons resultados. E além disso, é claro, também busca trazer ótimas ofertas para os clientes, atendendo às suas necessidades e desejos. Então, se você está começando neste mundo que, se bem feito, pode ser muito promissor para seu negócio, acompanhe as seis dicas de Marketing Digital para iniciantes. Você não vai se arrepender! 

Afinal, o que é Marketing Digital? 

Antes de mais nada, devemos saber o que caracteriza o termo “Marketing Digital”. De forma leve, e bem resumida, Marketing Digital nada mais é do que um processo estratégico para atrair e reter clientes para marcas e empresas por meio de ferramentas e mecanismos da Internet.

A palavra de origem inglesa, que por sua vez ainda gera muitas dúvidas, é atribuída ao trabalho de compreensão dos mercados. Isso quer dizer então que o Profissional de Marketing é capaz de analisar clientes, concorrência, fornecedores, a própria empresa e outras forças que atuam em determinado segmento.

Com a análise, ele irá elaborar estratégias para atender ao público do negócio da maneira mais adequada, gerando bons resultados em vendas em curto, médio e longo prazo. Em outras palavras, é como se o Marketing Digital fosse a extensão desse processo. E, como vimos, o trabalho é feito pela Internet.

Diferentemente do Marketing Tradicional, feito offline, o virtual tem grande capacidade de monitorar e medir os resultados e, assim, permite um aprofundamento nunca antes visto na área.

Mas vale a pena? 

Não dá para negar que a área de Marketing Digital vem crescendo de maneira exponencial, e ganhando cada vez mais profissionais. Além disso, é um dos segmentos que vem, a cada dia que passa, trazendo novos cursos e capacitações para o mercado. 

Outro ponto importante para levar em consideração é o quanto as empresas começaram a aderir ao Marketing para influenciar nos resultados. Por exemplo: maiores investimentos em campanhas de Instagram e demais Redes Sociais.

Logo, se você procura uma área em crescimento e que dificilmente vai declinar, o Marketing Digital é o seu principal caminho. Mas no meio de tantas pessoas novas surgindo no mercado, como iniciar nele?

Esse talvez seja o maior empecilho para aqueles que desejam entrar na área: a falta de informação de Marketing Digital para iniciantes. Afinal, muitas vezes são conceitos e técnicas bem conhecidas na área, mas que as pessoas sem tanta vivência no meio não conhecem por não terem esse apoio básico.

Em contrapartida, a Internet segue sendo o melhor lugar para você que busca entrar no mercado de Marketing, principalmente pelas capacitações. Sim, existem inúmeros cursos e treinamentos disponíveis. E o melhor: muitos deles são 100% gratuitos.

Aliás, esses treinamentos são muito bem aceitos pelas empresas e agências de Marketing Digital, especialmente quando são feitos em empresas conhecidas do ramo. Ou seja, de maneira geral, essa é talvez a melhor área para quem busca uma chance no mercado digital.

Sendo assim, como você esperava, separamos as seis dicas fundamentais sobre Marketing Digital para iniciantes. Dessa forma, você terá em mãos um guia quase que completo de como começar na área que parece tão instável. Acompanhe! 

Dicas fundamentais

Em primeiro lugar, tenha em mente que Marketing é pura estratégia. Isto é, tanto a empresa quanto o profissional precisam conhecer bem o mercado e atuar de maneira a se destacar nele. Então, confira as dicas para isso: 

1. Estude o Mercado Digital 

Seja qual for o meio que te fez optar pelo Marketing Digital, saiba que você precisa ir além do que já aprendeu e estudar de verdade o Mercado em que está inserido. Isso porque as oportunidades podem ser aplicadas a qualquer momento. 

Em síntese, estudar o Mercado Digital é compreender as estratégias que envolvem o Marketing na área, e adaptá-las para poder aplicá-las ao seu negócio. Algumas estratégias, por exemplo, são: 

  • Tráfego pago e orgânico
  • Remarketing
  • Segmentação
  • Landing page
  • E-mail marketing
  • Lead
  • CTA
  • Gatilhos mentais
  • Persona
  • Funil de Vendas
  • Copy
  • Métricas e KPIs
  • SEO
  • Produção de conteúdo

A lista, por mais extensa que seja, traz os principais conceitos a serem dominados por quem está começando a jornada neste ramo. Esses termos que, de fato, vão acompanhar a sua trajetória e ajudar você a se destacar. Portanto, inclua um conteúdo desse por dia em seus estudos antes de dar o pontapé inicial. 

2. Conheça as ferramentas

Assim como o entendimento dos principais termos do Marketing Digital, é fundamental que você conheça as diferentes ferramentas que vão auxiliar e facilitar o seu trabalho como neste mercado, sobretudo para quem é iniciante. 

Entre as principais estão: 

  • Recursos Google (Google Ads, Google Analytics e Google Meu Negócio);
  • Ferramentas de E-mail Marketing (RD Station, MailChimp, E-Goi, entre outras);
  • Ferramentas de CMS ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (WordPress); e
  • Ferramentas de Gerenciamento de Mídias Sociais (MLabs). 

Todas essas plataformas estão no mercado para ajudar os profissionais de Marketing Digital a terem informações mais precisas sobre suas ações.

3. Conheça seu público-alvo

As pessoas são a razão do negócio existir. Sem elas, não há compra e, claro, também não há vendas. Portanto, além de definir o público-alvo com clareza e focar todas as ações nele, você deve conhecê-lo a fundo. Nesse caso, é preciso ir além e abstrair o máximo de informações de consumo de uma pessoa, a fim de atingir de forma rápida a atenção dela e, consequentemente, gerar uma venda. 

4. Não se prenda às Redes Sociais

Essa dica é, na verdade, um alerta sobre a “bolha das Redes Sociais”. Em suma, tenha em mente que há muito além disso como oportunidade de vendas. É claro que as Redes Sociais são ótimas oportunidades de negócios, mas é preciso refletir se as estratégias usadas por lá já não estão batidas e saturando o público, por exemplo. 

Logo, produzir conteúdos em sites, blogs, criar landing pages diferenciadas, trabalhar com e-mail marketing, entre outras práticas, embora possa demandar mais tempo, pode também trazer resultados surpreendentes para esse seu novo negócio. 

Além disso, outras formas de produção de conteúdo podem gerar resultados mais rapidamente e com custo de investimento muito menor, com recompensas orgânicas de qualidade. 

Nesse sentido, veja algumas formas de desenvolvimento para ir além das Redes Sociais:

  • Site e blog-post
  • E-mail marketing
  • Newsletter
  • Landing Page

5. Domine análise de dados

De nada adianta você elaborar estratégias, ter um ótimo planejamento, e colocar as campanhas e ações em prática se não souber mensurar os resultados e o que fazer com eles.

Saiba aquilo que é importante para suas metas de vendas e acompanhe frequentemente se as suas ideias estão sendo efetivas. Se não estiverem, troque a estratégia, mude o caminho e siga com persistência.

Dominar a análise de dados ou resultados de campanhas é fundamental para que seu trabalho tenha bons resultados e ajude você a sair de iniciante para profissional. 

6. Consolide-se

Tenha em mente que o Marketing Digital requer tempo e continuidade. Por isso, você deve ter paciência, e não querer que os resultados apareçam de repente, da noite para o dia. Claro que não é regra, mas em muitos casos, a simples utilização de alguns destes itens já é possível trazer bons resultados.

Por fim, com estas seis dicas de Marketing Digital para iniciantes, é possível posicionar bem a sua empresa e atrair clientes em potencial para seu site. Boa sorte!