O que é uma franquia de conversão?

O que é uma franquia de conversão?

Atualmente, é comum encontrar diversas marcas que começaram a utilizar o método de franquias para divulgação mais ampla e efetiva. Então, para tanto, é preciso entender o que é uma franquia de conversão, para que serve e como utilizá-la de maneira correta.

Isso porque, se você é um empreendedor franqueado, essa pode ser a chance de ampliar seu negócio de forma facilitada. Ao realizar a conversão de franquias, você poderá ser amparado por uma marca que já é famosa e possui reputação no mercado.

Porém, é preciso entender que esse tipo de troca pode gerar tanto vantagens quanto desvantagens. É claro que as vantagens são maiores, mas ainda é possível ganhar ou perder, como em todo empreendimento.

Sendo assim, pode ser que o seu negócio não se beneficie das franquias de conversão. Mas, também pode ser que sim, ele se beneficie e você saia ganhando. É por isso que você deve planejar muito bem seus passos, e escolher com sabedoria a sua rede de franquia.

Portanto, esse texto vai te ajudar nessa tarefa, para que você possa saber realmente tudo o que é preciso para realizar essas conversões. Acompanhe o artigo até o fim, e saiba como prosseguir para melhorar o seu empreendimento.

VEJA TAMBÉM: 7 tipos de franquias que você precisa conhecer

Saiba o que é franquia de conversão

Primeiramente, você vai precisar entender o que realmente é uma franquia de conversão. Sendo assim, ela nada mais é do que uma maneira de realizar adesão empresarial. Porém, nela o empreendedor já deve possuir seu negócio.

Assim, o que ocorre é que esse negócio é adaptado para outro modelo que já existia previamente. Isso significa que o empreendimento será readequado para uma franquia. Dessa forma, a estrutura base do negócio é alterada, ajustando-a para a da franquia selecionada.

Em geral, o comum é encontrar esse tipo de atividade em ramos do mercado que tenham natureza mais simples do varejo. Também é possível perceber essa movimentação em setores de serviços, como supermercados, bares, restaurantes, lojas de móveis, materiais de construção, confecções e farmácias.

Se comparada com o modelo tradicional de franquias, a conversão de bandeiras acaba saindo muito mais em conta, já que é mais barata. Para exemplificar, se você não possui negócio, mas faz a conversão, ela pode sair até 80% mais barata.

Vantagens e desvantagens sobre o que é franquia de conversão

Antes de mais nada, é preciso entender quais são os benefícios e as desvantagens desse tipo de movimentação. Logo, é preciso realmente entender o que é franquia de conversão e o que isso vai te trazer, antes de começar a decidir.

É importante que se estude tanto o que essa conversão pode trazer de bom, quanto o que pode trazer de ruim para seu negócio. Mas, é claro que, no geral, as mudanças boas são as mais aparentes.

Sendo assim, conheça primeiro as desvantagens, que são poucas. Primeiramente, o mais comum é notar um alto período de adaptação. Isso porque se deve assimilar essa mudança de maneira a não afetar seu comércio. Essas mudanças afetam gestores e equipe igualmente.

Além disso, também é importante pontuar que as franquias possuem, cada uma, suas próprias regras. Então, você deverá cumprir as determinações do franqueador, incluindo a assimilação da cultura organizacional dele, bem como valores e imagem.

Outro ponto, é que a conversão poderá encontrar resistência por parte dos seus funcionários. Portanto, é preciso que a equipe inteira esteja preparada para a mudança, adotando novas metodologias de trabalho. Se precisar, renove o seu time e contrate novos trabalhadores.

Já as vantagens são muito mais atrativas e impactantes. Confira quais são elas abaixo.

A reputação do seu negócio melhora

A primeira e mais perceptível mudança está na adoção do nome e da imagem de uma marca já consolidada no mercado. Então, a reputação dessa marca também vai ser transmitida em seu empreendimento.

Mas, é claro que é possível que você já tivesse uma boa reputação antes da mudança. Porém, uma franquia pode oferecer muito mais visibilidade. Além disso, é possível aproveitar essa vantagem em casos onde você está com queda nos lucros, ou estagnado. 

Isso ocorre por conta de que o nome da marca já conhecida acaba transferindo muito mais confiança e credibilidade para os clientes.

Ofereça novos produtos ou serviços

Uma dúvida comum sobre o que é franquia de conversão está nos produtos e serviços a serem oferecidos. Mas, fique tranquilo, já que as franquias dispõem desses itens específicos, ou ainda exclusivos, para todos os franqueados.

Assim, fica mais fácil de inovar o seu catálogo de produtos e serviços.  Isso tudo agrega muito mais valor ao seu empreendimento. E o melhor é que ainda é possível seguir oferecendo os produtos tradicionais da sua empresa.

Negocie melhor com seus fornecedores

Ao atuar em uma empresa comum, você perde poder de negociação com seus fornecedores. Isso porque, com uma grande franquia no seu nome, a demanda será mais alta.

Além disso, você também representa a marca como um todo, o que abre mais espaço para diálogo com os fornecedores.

Cresça junto com a franquia

É claro que é normal que o foco em se saber o que é franquia de conversão esteja ligado ao fator crescimento do empreendimento. Isso porque existem inúmeras situações onde o crescimento estaciona, e fica difícil progredir.

Porém, ao atuar com uma franquia, é muito comum que as oportunidades de crescimento sejam muito maiores e aparentes. E o melhor, é que essa mudança também afeta os clientes, que terão novos produtos e serviços.

Outro ponto é que a conversão de franquia acaba por fortalecer o conhecimento do seu negócio, já que a marca famosa vai compartilhar métodos. Dessa forma, fica mais fácil de que o seu empreendimento possa prosperar mais rápido.

Pague menos com uma franquia de conversão

Por fim, uma franquia de conversão oferece menos custos do que uma franquia tradicional. Sendo assim, ao converter sua marca em uma franquia, você vai gastar menos, já que já conta com um ponto de partida. E esse ponto é físico, mesmo. O local onde você já atua pode ser aproveitado.

Além disso, é normal que seja possível aproveitar sua matéria-prima e, também, o time de trabalhadores. Logo, fica muito mais fácil realizar a conversão, em comparação com uma franquia comum. 

Se você pensa em investir em uma franquia de conversão, invista em um ponto comercial que será perfeito para receber o seu empreendimento. Aqui no Place2b estão os melhores imóveis da cidade, conheça as alternativas sem precisar sair de casa!