Como abrir um bar: guia completo para iniciar o seu negócio

Como abrir um bar: guia completo para iniciar o seu negócio

Hoje em dia, o bar se tornou a segunda casa de milhares de brasileiros. Para muitos, é quase uma rotina diária, ou parada obrigatória, devido às boas experiências vividas no local. Seja para “afogar as mágoas”, ou apenas para curtir um belo fim de tarde, bares e restaurantes se tornaram uma ótima opção de lazer. E os brasileiros abraçaram a idea. Fato é que tem sido cada vez mais comum encontrarmos estes estabelecimentos lotados, até mesmo com fila de espera em datas comemorativas, por exemplo. E sua popularidade só tende a aumentar. Isso porque, com o passar do tempo, esses ambientes tem se tornado mais versáteis e descontraídos, combinando com qualquer tipo de ocasião. Cenário este que os tornam o local preferido de muita gente Brasil afora. 

São ambientes perfeitos para um happy hour após um longo dia de trabalho, comemorações de aniversário, despedidas de solteiros e demais celebrações. Há até opções até para quem deseja utilizar o espaço para reuniões importantes. Logo, o que será determinante para as experiências dos clientes é o estilo do seu bar: se é esportivo, um lounge bar ou um café-bar, por exemplo. Essa definição inicial é, certamente, essencial para o futuro do seu negócio. Embora pareça uma tarefa difícil, podemos te ajudar. Afinal, reunimos tudo o que você precisa saber para montar o seu próprio negócio no ramo. Então, se você está pensando em abrir um bar em 2023, mas tem dúvidas de quais são os primeiros passos, não se preocupe, preparamos um guia completo. Leia a seguir. 

Dicas essenciais para abrir um bar de sucesso

É importante destacar que, se você está pensando em abrir um bar em 2023, deverá, antes de mais nada, estudar o setor. Em outras palavras, faça uma análise de mercado e descubra se vale mesmo a pena seguir com o projeto. Além disso, atente-se aos seguintes pontos: 

  • Localização;
  • Público-alvo;
  • Estilo; 
  • Investimento
  • Cardápio;
  • Concorrência; 

Nas linhas abaixo, veja os detalhes mais importantes sobre cada um dos pontos mencionados: 

1. Localização

O primeiro ponto de atenção para quem está pensando em abrir um bar em 2023 diz respeito à localização. Nesse caso, a dica é: procure investir em bairros menores e distantes do centro da cidade, mas que possuem um fluxo de pessoas relevantes. Um bairro universitário, por exemplo, pode ser uma boa opção. Sem dúvidas, uma boa localização é fundamental, e você não quer – e nem pode – errar na escolha. Portanto, analise também se o local é frequentado por quem vai ser o seu público-alvo.

2. Público-alvo

Definiu o local de abertura do seu novo estabelecimento? Então, chegamos a um outro ponto importante: o público-alvo. Assim, quando encontrar um local com um bom fluxo de pessoas, verifique o perfil desse público. Uma pesquisa de campo pode te ajudar com isso. Caso queira montar um bar mais sofisticado, por exemplo, que permita reuniões de negócio, não seria uma boa escolha se a localização estivesse próxima a um bairro universitário. Afinal, nessa região, a maioria das pessoas são jovens, que curtem ambientes mais descontraídos e não tão formal. 

Veja também: Livros obrigatórios para quem quer empreender

3. Estilo

Outra determinação fundamental e que casa com os pontos anteriores: o estilo. Direcione-o conforme o seu público-alvo.  A partir de então, será possível entender quanto será necessário investir e, mais importante ainda, se trará lucro. 

4. Investimento

A partir do seu estilo, caímos em outro ponto muito relevante: o investimento. Mas, antes de qualquer coisa, tenha em mente que, no início, os caminhos não são tão fáceis quanto parecem, e o lucro pode demorar para aparecer, dependendo do quanto foi necessário investir. Portanto, além de pôr na ponta do lápis todo o investimento e o lucro, será preciso estimar quanto tempo levará para ter esse retorno financeiro. Assim, você evita uma falsa ideia de lucro, que pode levá-lo ao prejuízo.  

5. Cardápio

Seja qual for o seu estilo, ofereça um bom cardápio. Lembre-se dos petiscos e mantenha as bebidas bem geladas. Você precisa oferecer um excelente produto. Por isso, planeje seus drinks, na carta de vinhos e de cerveja e, também, nos acompanhamentos. Elabore um cardápio bonito, que case com os frequentadores do seu ambiente, e que, além de tudo, seja moderno, com descrições inovadoras e fotos reais – em boa resolução – dos seus pratos. 

6. Concorrência

Por fim, mas não menos importante, pense também na concorrência. Analise os bares próximos, em especial aqueles que possuem uma proposta semelhante a sua. Caso haja, dê preferência a um outro endereço ou, se não for possível, procure melhorar o serviço já prestado. Analise seus pontos positivos, e negativos, e se baseie por eles. 

Atenção à Legislação

Muito cuidado com as regulamentações legais necessárias para, de fato, abrir um estabelecimento. Nesse sentido, são necessários documentos, como: 

  • Registro de compra dos produtos (Nota Fiscal);
  • Cadastro Nacional da Pessoa jurídica (CNPJ);
  • Cópia autenticada do Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
  • Cópia do contrato de venda ou locação;
  • Alvará de funcionamento;
  • Folha espelho do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF);
  • Documentos específicos conforme exigidos pelo município;

Além disso, lembre-se que, conforme as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),  oferecer e/ou vender bebidas alcoólicas (cerveja, vinho, vodka, etc…) para menores de 18 anos é proibido. Essa, certamente, é uma Lei que requer muita atenção. Isso porque é bastante comum menores de idade falsificarem documentos a fim de consumirem bebidas alcoólicas. E, nesse caso, o que acontece em seu estabelecimento é de sua responsabilidade. 

Outra Lei importante diz respeito aos produtos. Esses, por sua vez, precisam conter registros e certificações necessárias para a venda. No entanto, isso pode variar conforme o município. Além disso, o estabelecimento também deve prezar pela higiene. Nesse caso, não basta apenas a limpeza do ambiente, os produtos também necessitam estar dentro dos prazos de validade e os funcionários devidamente uniformizados. 

Ademais, a cozinha também requer ateção. Em síntese, o cômodo e a instalação de gás deve seguir as normas estabelecidas. E, por fim, se você quiser contar com shows ao vivo, músicas ao vivo ou até mesmo transmissões esportivas televisionadas, deve se cadastrar no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD). Trata-se de organização que garante o pagamento dos direitos autorais aos artistas.

Atente-se a essas dicas para que, de fato, seu estabeleciomento possa trazer muito lucro. Organize-se e, para isso, conte conosco!

Veja também: Como atrair mais clientes para o seu restaurante? Saiba o que não pode faltar