Como se diferenciar da concorrência em 2022

Como se diferenciar da concorrência em 2022

Desde que o mundo é mundo e os negócios existem, a concorrência é uma realidade dentro do setor comercial. Afinal de contas, se uma pessoa vende os mesmos tipos de itens, produtos ou serviços que você, há uma “disputa” pelas vendas. E é justamente por isso que você precisa aprender a como se diferenciar da concorrência ainda em 2022.

Se a duas ou três décadas atrás a concorrência já era algo que movimentava e preocupava os empreendedores, imagine nos dias de hoje. Afinal de contas, estamos vivendo um período em que o comércio localizado no centro da cidade não compete somente com os seus vizinhos, mas também com lojas do mesmo segmento, mas de outros estados e países, que vendem pela internet.

Sendo assim, para empreender no ramo comercial é preciso cada vez mais compreender as tendências e saber aproveitá-las ao máximo. Somente dessa forma, e colocando toda a sua personalidade e característica no negócio, é que você conseguirá se destacar em meio a um ambiente tão concorrido - e que ultrapassa o espaço físico.

Neste artigo, você irá aprender de uma vez de todas o que é preciso para poder se diferenciar da concorrência em 2022. Além disso, falaremos sobre algumas dicas que podem lhe ajudar nesse processo, dando maior estabilidade ao seu empreendimento e fazendo com que ele realmente se destaque.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

É possível se diferenciar da concorrência nos dias de hoje?

O fato é que muitos empreendedores, tanto os pequenos e médios quanto os grandes, possuem dificuldades em se diferenciar da concorrência. Isso porque, quando oferecemos o mesmo produto ou serviço que a loja ao lado, a tarefa de apresentar algo a mais acaba se tornando ainda mais complicada.

No entanto, mesmo que o seu vizinho seja o seu concorrente direto no setor comercial, é possível se diferenciar de maneira positiva. Para isso, você precisa entender muito bem não apenas o seu próprio empreendimento e segmento de atuação como, também, as principais características do seu consumidor, principalmente do público-alvo.

Isso porque quanto mais conhecimento temos sobre esses dois fatores em específicos, mais fácil se torna o planejamento de ações para diferenciação dos demais. Assim, você pode traçar uma estratégia que não apenas lhe diferencie da concorrência como, também, garanta maior personalidade e assertividade nas suas vendas.

Em linhas gerais, saiba que é possível sim se diferenciar da concorrência ainda nos dias de hoje. No entanto, para isso, você não pode ter medo de inovar, de correr riscos e, principalmente, de testar estratégias e atividades, a fim de verificar quais são as que dão certo e, então, poder implementar no seu negócio.

Sendo assim, confira algumas dicas de como se diferenciar da concorrência em 2022:

1.    Ofereça um atendimento personalizado

Imagine que você possui uma loja de roupas voltada para o público geek e, do lado do seu empreendimento, a um outro que trabalha com o mesmo segmento. Sendo assim, em essência, para além da qualidade do produto, não há muitas questões físicas a mudar. No entanto, o atendimento, nesse caso, pode fazer total diferença.

Uma das formas de se diferenciar da concorrência ainda em 2022 é oferecer um atendimento completamente personalizado para o seu cliente. A partir do momento que você entende as características do seu consumidor, pode tratá-lo da melhor maneira possível, de uma forma que ele se sinta realmente bem.

Isso faz total diferença em comparação com uma loja que, em termos de atendimento, parece não fazer questão de que você esteja ali. Sendo assim, dê atenção para o seu cliente durante as compras, entenda se ele precisa de auxílio ou não e ofereça à ele a melhor jornada de aquisição possível.

Seja não apenas educado como, também, faça parte daquele processo de compras. Muitas vezes, em uma loja de roupas geek, por exemplo, conversar com o cliente sobre um filme ou série que ele gosta pode fazer com que ele volte ao seu empreendimento. Da mesma forma que em uma loja de decorações falar sobre esses assuntos, de maneira cordial com o consumidor, também pode mudar completamente a interação.

VEJA TAMBÉM: Como elaborar um plano de negócio?

2.    Transforme a compra em uma experiência

Você já parou para pensar o que faz com que a Apple seja tão diferente de seus principais concorrentes no ramo de tecnologia? Afinal de contas, os seus principais smartphones não possuem tantas diferenças assim aos de outras marcas, como Samsung ou Google. No entanto, o que os torna tão diferentes é a experiência de aquisição, por conta da identidade de valor da marca.

Sendo assim, saiba que uma das formas de se diferenciar da concorrência em 2022 é justamente transformar a compra do cliente em uma boa experiência. Nos dias de hoje, após um longo período de isolamento por conta da pandemia, as pessoas não querem somente um bom produto ao fazer compras presenciais, elas querem experiências.

Transformar a trajetória de compra presencial do cliente em uma boa experiência tem a ver com diversos assuntos. Primeiramente, a qualidade do produto ou serviço que está sendo oferecido, obviamente. Em segundo, o atendimento, a forma como você trata o cliente e o conduz até a aquisição do objeto de fato.

E em terceiro, toda a estética do ambiente. Uma loja física bem decorada, iluminada, com produtos diferenciados e uma decoração marcante faz com que o cliente tenha uma boa experiência de compra. É por isso que algumas lojas específicas de roupa, como as de skate, surf & shop, se destacam tanto em comparação com as outras, porque elas possuem tudo isso e um pouco mais.

3.  Para se diferenciar da concorrência você precisa criar valor de marca

E, por último, saiba que para se diferenciar da concorrência em 2022 você precisa criar valor de marca. Isso significa ter personalidade, uma característica bem definida que faz com que os consumidores, quando pensam em determinado produto, acabam pensando logo em você ao invés do seu concorrente de segmento.

Para isso, você precisa ter primeiramente uma identidade visual muito marcante. Contratar um designer para fazer um logo de destaque, que tenha a ver com o seu segmento de fato, pode ser um início para trabalhar essa identidade tanto de maneira física, na fachada da loja, no caixa e até mesmo em tags dos produtos, quanto na internet.

Faça que essa identidade se reflita também no espaço físico do ambiente: na roupa que os atendentes usam, na decoração do imóvel e por aí vai. O mesmo vale para a divulgação nas redes sociais, a qual segue sendo extremamente importante até para os negócios que atendem de maneira presencial.

Além disso, para além da identidade, você também precisa encontrar formas de facilitar a vida do consumidor, para que ele saiba que é mais prático fazer compras no seu comércio do que no do concorrente. Para isso, oferece diversas possibilidades de pagamentos, trabalhe com mimos, eventos e ações do gênero.