7 mega tendências para lojas em shopping centers

7 mega tendências para lojas em shopping centers

As lojas em shoppings centers precisam ser preparadas com alguns cuidados, para que sejam atrativas aos consumidores. Esse é um local com ampla concorrência, onde as opções na praça de alimentação são variadas, assim como a quantidade de lojas de vestuário. Confira aqui 7 mega tendências para lojas em shoppings.

Tudo começa com a locação do ponto comercial, então surge aquela dúvida: devo alugar um imóvel de rua ou então uma loja de shopping? A segunda opção é bem interessante porque oferece ao empreendedor toda uma infraestrutura por trás, que serve para atrair consumidores. E os shoppings centers tem atuado de maneira cada vez mais dinâmica no Brasil.

É fundamental que a loja combine com o padrão do shopping, para que os clientes se sintam bem e percebam a harmonia que existe. Além disso, os gestores precisam buscar maneiras de se destacar em um cenário tão competitivo. Por isso, com estas 7 tendências você entenderá quais são os focos dos próximos anos.

1.     Aposta em quiosques

Os quiosques possuem um custo de ocupação muito inferior ao de uma loja convencional, sendo uma forma de ampliar a presença de varejistas dentro do shopping center. Aliás, eles podem ser usados por empreendedores que já possuem lojas no shopping ou por quem pretende testar uma ideia. Assim, os quiosques são ótimas opções.

O formato sugere um esquema para as compras se tornarem mais práticas, atendendo as necessidades de consumo das pessoas que passam pelo local. Por exemplo, existem franquias de fast food que usam os quiosques apenas para vender sorvete. De fato, é algo que fica no meio dos corredores e que muitas vezes atrai os clientes.

Nem sempre as pessoas possuem recursos para investirem uma grande loja em um shopping center. Então, como o aluguel dos quiosques é mais barato e a decoração não precisa ser tão sofisticada, pode ser uma bom começo. Além disso, servem ainda para quem já tem uma loja, mas deseja aumentar a sua representatividade.

2.     Setor de pet shop em alta

Conforme o Instituto Pet Brasil (IPB) existem mais de 132 milhões de pets em nosso país. Em 2019 o setor apresentou um faturamento de R$ 36,2 bilhões, com um aumento de 5,4% em relação a 2018. A projeção para 2020 era de R$ 40 bilhões, mas a pandemia de Covid-19 prejudicou a situação, mesmo assim, é uma boa opção para os próximos anos.

Existem mais animais do que crianças nos lares, então, os shoppings que são locais frequentados pela população aos fins de semana podem aproveitar essa ideia. Alguns já estão permitindo o acesso de animais, o que até algum tempo atrás era extremamente proibido. Assim, abrir uma loja que faça o atendimento a animais, como biscoitos especiais, pode ser uma boa ideia.

3.     Ambiente confortável aos clientes

Não importa qual seja o segmento, uma das mega tendências para lojas em shopping centers é apostar no conforto do ambiente. Nos Estados Unidos, por exemplo, os shoppings estão cada vez mais buscando mecanismos para permitir que as pessoas tenham um bom descanso e comodidade. Assim, a ideia é que fiquem mais tempo no local.

E isso é algo que pode ser trabalhado pelos empreendedores, investindo em condições que deixem o local mais confortável para os clientes. Em primeiro lugar, é necessário que a loja tenha o espaço adequado para os serviços que serão realizados. Em segundo lugar, a estrutura deve ser montada de olho na satisfação dos consumidores.

4.     Design

Já não basta mais apenas abrir uma loja em shopping center, é preciso caprichar no design do ambiente. De fato, os consumidores são atraídos pela visão, então entregar uma fachada bonita é um dos passos que pode ajudar a fisgar determinado consumidor. Aliás, as pessoas estão atrás de um ambiente agradável e querem conforto visual.

Pode apostar que o seu concorrente vai investir firme nessa questão ao longo dos próximos anos. Isso quer dizer que a tendência é contar com lojas mais iluminadas, espaço amplo e agradável. Desse modo, é essencial que a vitrine seja caprichada, para atrair as pessoas que estão passando por ali.

5.     Investimento em franquias

Além das lojas próprias, onde o responsável pelo desenvolvimento e execução do modelo de negócio é o empreendedor, uma das tendências diz respeito ao aumento das franquias. Afinal, as pessoas estão percebendo como pode ser lucrativo adotar algo que já é sucesso comprovado.

Existem franquias dos mais variados segmentos, o que é muito interessante para quem pretende investir. Dessa forma, o empreendedor e a sua equipa passam por um treinamento, para que entendam o que deve ser seguido. A ideia é adotar o mesmo padrão da loja original.

O franchising é algo que a cada ano ganha mais força no Brasil, movimentando bilhões de reais. Existem algumas que são projetadas especialmente para os shoppings centers e que podem ser instaladas em quiosques. Contudo, o importante é que o ramo seja algo de seu conhecimento, para não correr riscos.

6.     Autoatendimento

Você conhece alguém que adora ficar um tempão em uma fila? Se conhece, essa pessoa certamente conta com um gosto bem peculiar. Uma das mega tendências para lojas em shopping centers é investir no autoatendimento, onde a pessoa decide o que vai comprar e passa em uma máquina, sem atendimento humano.

Os vendedores precisam ser bem treinados, para que não sejam invasivos e nem chatos. Dessa forma, é importante que saibam entregar e mostrar aos clientes produtos que realmente sejam de seus agrados. Aliás, contar com uma boa equipe de vendas é um dos passos mais importantes para o sucesso de um negócio.

Falando especificamente sobre o autoatendimento, é algo que ainda não é tão comum em lojas de shoppings. Mas, já vem sendo usado em supermercados, onde basta que tenha um supervisor para verificar se as pessoas estão pagando corretamente. Enfim, é algo que dá mais agilidade e que já é muito usado nos Estados Unidos.

7.     Mostre a força da sua loja física

As lojas físicas perderam espaço para o e-commerce ao longo das últimas décadas, mas agora voltaram a mostrar a sua força. Inclusive, é crescente o movimento de empresas que trabalham com a internet e que estão apostando nesse modelo. Para isso, é preciso mostrar vantagens em relação às compras online, como não existir frete.

O shopping center é considerado um mecanismo de lazer, então é interessante que o seu negócio seja trabalhado com esse intuito. Portanto, se possui uma loja física, aproveite isso, ofereça promoções e faça parte do universo do shopping. No Natal, por exemplo, o número de pessoas neste ambiente se torna bem maior.

A sua loja física não ajuda apenas a distribuir produtos, ela serve para dar valor a marca. Para 2021 e após a criação de uma vacina contra a Covid-19, a tendência é que a movimentação passe a ser muito maior. As pessoas não aguentam mais ficar em casa, então basta oferecer a elas boas alternativas.

VOCÊ VAI GOSTAR: Como gastar menos alugando um ponto comercial

Já conhecia alguma dessas mega tendências para lojas em shopping centers? Algumas delas podem combinar muito bem com o seu negócio ou mesmo inspirar a abertura de uma nova empresa, quem sabe. Enfim, aqui no Place2b você encontra as melhores opções de pontos comerciais, para alugar e colocar em prática a sua ideia.