Como abrir uma barbearia em 2022

Como abrir uma barbearia em 2022

Os primeiros meses de pandemia da Covid-19 fez com que muitas pessoas sentissem uma falta tremenda de um barbeiro. Em casa, e sem muitas habilidades para cortar o próprio cabelo, muitos passaram a valorizar ainda mais esse profissional quando finalmente puderam retornar a um salão. Mas, afinal de contas, como abrir uma barbearia em 2022?

Já faz alguns anos que as barbearias passaram por uma transformação significativa no Brasil, sobretudo em termos de dinâmica e posicionamento. Engana-se quem pensa que as que fazem sucesso, nos dias de hoje, são aquelas tradicionais dos anos 90 ou 2000, com um ambiente comum e pouco caracterizado.

Na verdade, nos dias de hoje, o que acaba definindo a qualidade de uma barbearia não é apenas o quão bom é o barbeiro / cabeleireiro. Isso porque existem muitas outras questões que influenciam na experiência do consumidor que frequenta esse tipo de local e que, certamente, você precisa ficar de olho.

Neste artigo, você irá aprender sobre tudo que você precisa para abrir uma barbearia em pleno ano de 2022. Além disso, falaremos sobre algumas das características que precisam ser trabalhadas por este tipo de empreendimento para fazer com que ele não apenas cresça como, também, capte um bom e fiel público.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

CONFIRA TAMBÉM: Divulgação orgânica: como fazer seu cliente divulgar seu negócio

Abrir uma barbearia de sucesso não envolve somente um bom profissional

Definitivamente foi-se o tempo em que para abrir uma barbearia de sucesso era preciso um local comum, sem qualquer característica própria, e um bom profissional. Por mais que contar com um barbeiro / cabeleireiro de qualidade ainda seja imprescindível, a peça mais importante do negócio, isso por si só não costuma ser o suficiente.

Isso porque a grande maioria das pessoas que buscam uma barbearia nos dias de hoje querem algo além de um bom corte de cabelo. Na verdade, algo que está sendo crucial para o sucesso nesse segmento, assim como em tantos outros que funcionam inteiramente de maneira presencial, é a experiência.

A criação de uma boa experiência para o consumidor em uma barbearia está relacionado a uma série de fatores, os quais vão desde práticos até visuais. Um exemplo simples é o atendimento, uma vez que esse costuma fazer total diferença na escolha do consumidor na hora de optar por um estabelecimento ou outro.

Mais do que isso, o posicionamento nas redes sociais também vem provando ser algo extremamente importante para esse segmento em específico. Afinal de contas, uma simples postagem, em muitos casos, pode ser o suficiente para fazer com que novas pessoas se interessem pelo seu negócio e busquem-o.

Com isso, confira um pouco mais sobre o que fazer para abrir uma barbearia de sucesso em 2022:

1.    Bons profissionais com atendimentos especiais

Algo que simplesmente não pode faltar para quem planeja abrir uma barbearia é contar com bons profissionais e, também, com atendimentos especiais. Quando falamos em atendimentos especiais não quer dizer necessariamente algo exclusivo para cada cliente, mas sim a forma de abordagem com cada um.

Afinal de contas, sempre que uma pessoa vai em uma barbearia, para obter um bom corte de cabelo ou barba, ela costuma ficar cerca de meia hora. São trinta minutos que você está “tratando” o cliente e, portanto, precisa fazer com que ele se sinta confortável e a vontade - e isso muitas vezes se dá por meio da conversa.

Saber conversar com cada um dos clientes, e criar até mesmo um tipo de amizade, é o que define um atendimento especial. Isso é extremamente importante porque, muitas vezes, é justamente essa atenção quase que personalizada que vai fazer com que a pessoa volte para a sua barbearia, independentemente do preço.

No entanto, é óbvio que para o sucesso de uma barbearia é necessário contar com bons profissionais, que sejam realmente qualificados para o trabalho. Quando você une essa característica com um bom atendimento, já é meio caminho andado para alcançar bons resultados com um empreendimento do gênero.

2.    Ambiente único e diferenciado

Algo que vem mudando ao longo dos últimos anos e ajudando no sucesso de muitas barbearias é a construção de um ambiente diferenciado. Ou seja, um espaço que tenha as principais características do dono ou, ao menos, do público-alvo daquele empreendimento, que transmita uma sensação interessante.

Para abrir uma barbearia de sucesso, você precisa pensar na construção de um ambiente único e diferente dos demais. É extremamente importante investir na decoração do local, de forma que os detalhes do imóvel onde o empreendimento está instalado fiquem na mente do consumidor e transmitam os valores e gostos do negócio.

Isso pode ser feito, por exemplo, com o uso de quadros personalizados, seja de bandas, artistas, filmes ou por aí vai. Ou, até mesmo, com o uso da iluminação geral, apostando em trilhos luminosos ou, até mesmo, luminárias de chão em pontos específicos. Além disso, o revestimento das paredes e do chão, com detalhes em madeira ou tijolo à vista, por exemplo, também podem ser marcantes nesse sentido.

Além disso, faça com que as pessoas que estão na espera pelo atendimento também se sintam abraçadas pelo ambiente. As músicas que serão utilizadas como som ambiente, a disponibilidade de um videogame ou uma mesa de sinuca, por exemplo, também é uma alternativa, assim como o próprio estilo dos assentos e sofás presentes no local.

Em suma, tudo isso ajuda a construir uma ideia de valor de marca para a sua barbearia. No fim das contas, trata-se de um acúmulo de boas características que vão, também, fidelizar a sua clientela, de uma maneira geral.

CONFIRA TAMBÉM: Saiba como implementar experiências imersivas no seu comércio

3.    Forte presença nas redes sociais

A não ser que você estivesse vivendo debaixo de uma pedra entre os anos de 2018 e 2019, certamente já se deparou com um vídeo do Ariel Barbeiro. O profissional ficou conhecido por postar vídeos do seu famoso “corte blindado”, o qual era bastante peculiar e prometia não amassar de maneira alguma.

Isso fez com que ele se tornasse um verdadeiro sucesso nas redes, atraindo vários novos clientes e estampando até mesmo algumas matérias na mídia nacional. Mas, afinal de contas, você sabe o que isso significa para o segmento? Que estar presente nas redes sociais é um caminho que pode impactar diretamente no seu negócio.

Sendo assim, para abrir uma barbearia em 2022 você deve se planejar para garantir uma forte presença nas redes sociais. Produzir conteúdo para plataformas como o Instagram e TikTok, por exemplo, podem fazer com que o seu empreendimento rompa as barreiras físicas do local e atraia o interesse de diversas outras pessoas.

Pense, por exemplo, que todos os dias milhares de pessoas da sua cidade e de cidades próximas estão rolando o feed e o stories do Instagram. Se ao menos uma dessas estiver precisando cortar o cabelo, e ver uma foto ou vídeo bem idealizado da sua barbearia, já é um novo cliente garantido - o qual pode se tornar fiel também.

Foque em um planejamento para abrir uma barbearia em 2022

O fato é que para abrir uma barbearia de sucesso em 2022 você precisa focar em um bom planejamento. O planejamento deve contar com questões básicas, mas extremamente importantes, como, por exemplo, quem é o seu público-alvo, quais as características do seu consumidor ideal e etc…

A partir daí, fica mais fácil entender como irá se desenvolver todo o seu empreendimento, de uma maneira geral. Tendo ciência de quem é o público que você pretende atender e os seus gostos, é possível compreender o melhor tipo de decoração para o seu ambiente, os detalhes que farão a diferença na hora do atendimento e até mesmo o posicionamento nas redes sociais.

No entanto, não se esqueça que algo excepcional para o sucesso de uma barbearia é a localização do imóvel. Afinal de contas, estamos falando de um tipo de empreendimento que, diferente de muitos nos dias de hoje, simplesmente não tem como funcionar se não de maneira completamente presencial.

Sendo assim, optar por um imóvel que esteja bem localizado na cidade, sobretudo próximo de onde se concentra boa parte do seu público-alvo, é necessário. Além disso, o seu negócio precisa ser acessível, e isso também vai depender muito do local onde ele está instalado.