Livros obrigatórios para quem quer empreender

Livros obrigatórios para quem quer empreender

Como empreendedor, você precisa estar em constante evolução. Afinal, é preciso sempre se adaptar às mudanças. Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil, pois sempre surgem muitas dúvidas e inseguranças.  Por isso, separamos os livros obrigatórios para quem quer empreender.

Isso porque, para aprender a lidar com essa situação, é importante buscar informações e inspiração de algum lugar. Então, surgem os livros para ajudar no seu desenvolvimento. Muitos deles passam dicas, depoimentos e outros conteúdos relacionados ao assunto. 

E mesmo se você for um empreendedor iniciante ou já tem anos de experiência, é sempre importante buscar mais conhecimento. Para isso, acompanhe a nossa lista com os livros recomendados para quem deseja empreender. Confira a seguir. 

1. Como fazer amigos e influenciar pessoas - Dale Carnegie 

Uma obra criada em 1936 e que permanece com um conteúdo bastante atual. Afinal, ele fala sobre relacionamentos sociais e serve como um guia sobre networking.  

O livro apresenta 30 pilares que podem transformar sua vida para melhor, como sempre despertar emoções nas pessoas e não fazer críticas sobre o indivíduo. Ele é ideal para profissionais que desejam melhorar tanto sua vida pessoal quanto profissional. 

2. Dobre seus lucros - Bob Fifer 

O livro Dobre seus lucros faz a análise de mais de 100 empresas norte-americanas que conseguiram de alguma forma equilibrar o seu financeiro. Dentre os assuntos abordados pela obra, estão a estratégia, produtividade e motivação.  

Sendo assim, o livro ensina como um empreendedor pode reduzir os gastos desnecessários e como lucrar mais com base na cultura de custos e vendas. 

3. Roube como um artista - Austin Kleon 

O livro traz o princípio de que atualmente ninguém mais tem ideias 100% originais. Ou seja, segue a linha do ditado "nada se cria, tudo se copia". 

Mas ele nos mostra que isso não é algo negativo, já que se inspirar em outros trabalhos é uma forma de começar o seu próprio. 

Um exemplo disso é um empreendedor que é iniciante e precisa divulgar seus produtos. Então, para isso, ele acaba se inspirando em alguma postagem feita por outros que vieram antes. 

4. Se eu soubesse aos 20 - Tina Seeling 

Um dos melhores livros obrigatórios para quem quer empreender é “Se eu soubesse aos 20”, de Tina Seeling.

Isso porque a autora do livro é uma professora e neurocientista e, nele, apresenta vários relatos, dicas e reflexões sobre o empreendedorismo. Mais do que isso: ela relata situações aplicadas em sala de aula para ajudar futuros empreendedores. 

O livro é mais leve e descontraído, sem deixar de trazer informações importantes. Ele é escrito por uma das discentes mais importantes de Stanford, por esse motivo vale a pena conferir o conteúdo. 

5. Nasce um empreendedor - Bob Wollheim e Dony De Nuccio 

Se você gosta de acompanhar livros com regras do que deve ser feito ou não para atingir o sucesso, esse é o ideal. Ele é uma fonte de inspiração para ajudar a tomar decisões, pois apresenta depoimentos, dicas e argumentos sobre outros empreendedores de sucesso.  

Então, depois dessa leitura, você conhece um pouco mais do caminho que está trilhando. Além disso, terá uma noção de como planejar, abrir e executar a empresa que tanto deseja, evitando erros que são cometidos por muitos. 

6. Sem dinheiro - Bruno Perin 

A obra "Sem dinheiro" é um dos livros obrigatórios para quem quer empreender, principalmente se não possui um grande montante para começar o seu negócio próprio. É que ele traz um guia sobre estratégias para dar os primeiros passos no universo do empreendedorismo sem precisar gastar muito. 

Além disso, o livro conta com dicas essenciais para garantir a saúde financeira da empresa. Por fim, ele ensina como usar pouco dinheiro em ações pontuais para trazer retornos satisfatórios e sem gastos desnecessários. 

7. O mito do empreendedor - Michael E. Gerber 

O livro explica o motivo de algumas empresas não prosperarem por culpa do dono, que acredita que seu método é correto e não precisa aprender sobre estratégias. Para isso, apresenta três tipos de liderança, o empreendedor, o administrador e o técnico.

A ideia é mostrar que cada um possui funções distintas e que quando unidas potencializam a administração.