Como empreender no mercado de alimentação saudável?

Como empreender no mercado de alimentação saudável?

De tempos em tempos o mercado muda e novos segmentos começam a aparecer com destaque. A alimentação saudável é um termo que vem ganhando força nos últimos anos. Como empreender no mercado de alimentação saudável? Essa é uma dúvida muito comum e que passa pela escolha do imóvel.

Em primeiro lugar, não importa qual seja o ramo de atuação da sua empresa, é preciso conhecer o mercado. Quem quer abrir uma loja voltada para a alimentação saudável deverá conhecer os seus concorrentes e entender qual é o público-alvo, para facilitar a conquista dessa parcela de clientes.

A sua empresa deve ser atrativa, para resolver os problemas propostos pelo público. Nesse caso, a alimentação saudável de qualidade, com uma boa variedade de alternativas. Além disso, é preciso ser diferente e inovar, pois quem faz a mesma coisa do que os concorrentes está fadado a ser apenas mais um em meio a tantas do mesmo ramo.

Empreender no mercado de alimentação saudável é uma escolha inteligente

Os brasileiros estão buscando manter hábitos cada vez mais saudáveis. Os refrigerantes são um bom exemplo disso, já que estão sendo cada vez menos consumidos. Uma pesquisa realizada em 2019 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo indicou que 80% das pessoas tentam ter uma alimentação equilibrada e 71% preferem produtos mais saudáveis.

Dessa maneira, o comércio de alimentos saudáveis no Brasil cresce bastante, já que existe muita demanda. A partir disso, o mercado tem que se adaptar a realidade dos consumidores e principalmente aos produtos mais procurados por eles. Se considerar os últimos cinco anos, a área de bebidas e alimentos saudáveis cresce 12% ao ano em média.

É uma prova de que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde, alimentação e com o bem-estar. Quem pensa que os brasileiros comem mal está enganado, porque nós já estamos no top 5 de países onde a alimentação saudável é destaque e a expectativa é de que os avanços continuem pelo menos até o ano que vem.

O empreendedor deve conhecer o seu público-alvo, para que consiga atingir todo o potencial oferecido por esse mercado. Os consumidores estão deixando de consumir produtos que possuem lactose ou glúten, só para exemplificar. Há uma grande parcela de pessoas que deixou de comer carne e que não usa produtos que foram testados em animais.

Dicas para empreender no mercado de alimentação saudável

De acordo com o Sebrae, é uma ótima iniciativa investir em lojas que vendam bebidas naturais e outros produtos voltados para a alimentação saudável. Existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração nesse momento, como a maneira que os clientes são atendidos, o estoque disponível e a higienização do espaço.

Quem deseja seguir esse mercado que está em uma crescente deverá ficar atento às demandas. Tente entender quais pontos da cidade mais precisam de uma loja voltada para produtos naturais. A partir disso, ficará mais fácil para definir as suas estratégias.

Quando a empresa já tiver sido aberta, então passe a se comunicar de uma maneira adequada com o público. Ou seja, crie redes sociais, principalmente Instagram e Facebook. Utilize esses espaços para passar dicas aos consumidores, relacionadas com os benefícios de consumirem produtos naturais. É uma forma de conquistar novos clientes.

1. Invista em produtos caseiros

Quem está pensando em empreender no mercado que mais cresce no Brasil pode apostar nos produtos naturais, caseiros. As opções são as mais variadas possíveis e quando os alimentos são bem feitos, com um sabor inigualável, é mais fácil de conquistar clientes e ganhar espaço. Geralmente as vendas começam entre os amigos e depois a coisa vai ficando profissional.

É um esforço que vale a pena, já que com dedicação é possível levar o comércio voltado para a alimentação saudável longe. No começo pode ser difícil arranjar recursos para alugar um ponto comercial, mas com o passar do tempo o caixa vai ficando mais forte e então será o momento de alçar voos maiores.

O empreendedorismo é um traço pessoal, ou seja, varia de pessoa para pessoa. No momento em que ficam desempregados, muitos partem em busca de uma nova forma de renda e encontram na alimentação saudável um ramo interessante. É uma maneira de não ter mais patrão e de ter lucros bem maiores do que sendo empregado.

2. Aposte em uma loja com produtos naturais

Se você está pensando em abrir um empreendimento, saiba que as lojas de produtos naturais estão em alta. Afinal, são voltadas para a saúde e para o bem-estar de seus consumidores. O melhor a fazer é terceirizar alguns setores de alimentos, a partir disso o mix oferecido pelo seu estabelecimento será elevado e a chance de atrair clientes aumentará.

O seu empreendimento pode ser bem inovador. Que tal investir em um delivery de frutas, legumes e verduras? É a melhor forma de conquistar aquelas pessoas que odeiam sair de casa. Você poderá lançar pacotes que incluem a entrega semanal de cestas com várias delícias, diretamente nas residências dos consumidores.

Seguindo essa mesma linha, vamos falar um pouco sobre os açougues veganos. Esse é um mercado pouco explorado e que pode oferecer diversas alternativas para substituir a carne. A partir disso, não somente os veganos podem se tornar clientes, mas também pessoas que estão em busca de mudar os seus hábitos alimentares.

3. Empreender no mercado de alimentação saudável: Alimentação sem glúten

Pessoas que possuem a doença celíaca não podem consumir alimentos que possuem glúten. Essa é uma proteína presente no trigo, no centeio, aveia, cevada e malte. A partir disso, tem sido cada vez mais comum profissionais de nutrição que recomendam dietas que restringem o consumo de alimentos com glúten.

Existe um público crescente que consome alimentos com essa característica, até por uma questão de saúde. Só que essas pessoas possuem muitas dificuldades para encontrar produtos que não possuem trigo e seus derivados. Dessa forma, é um nicho que pode ser explorado.

4. Alimentos para vegetarianos

O número de vegetarianos é outro que vem crescendo no Brasil. Uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligência em abril de 2018 indicou que 14% da população brasileira se declarava vegetariana. São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro são as cidades que concentram a maior parte desse público.

Além das pessoas declaradamente vegetarianas, tem algumas que não seguem totalmente esse estilo, mas que também buscam produtos de origem vegetal. É a busca pela alimentação saudável, cada vez tomando novas formas. Além disso, é um bom mercado para explorar e investir.

5. Alimentação vegana

Embora o vegetarianismo e o veganismo sejam parecidos, podemos dizer que o segundo grupo segue medidas mais radicais. Eles não comem carne e nenhum produto que tenha origem animal. Isso vale não apenas para a alimentação, para exemplificar, produtos que são testados em animais são evitados por eles.

Pessoas que seguem esse estilo possuem muita dificuldade para encontrar estabelecimentos especializados no assunto. As empresas ainda não perceberão que esse é um público forte e que pode ser uma boa fonte de renda para os seus negócios. Assim, é uma das melhores opções para quem pretende empreender no mercado que mais cresce no Brasil.

6. Alimentação orgânica vem ganhando força

Um dos segmentos que mais cresce dentro da alimentação saudável é a venda de produtos com origem orgânica. Acontece que muitas pessoas estão adotando uma nova forma de ver o mundo, tentando evitar o consumo de alimentos que possuem agrotóxicos.

Existem alguns programas do Governo Federal voltados para a agricultura familiar, com o objetivo de fomentar a produção de alimentos orgânicos. Mas nem com todos os incentivos a produção consegue atingir a demanda. Dessa forma, o mercado varejista encontra dificuldades de fechar parcerias com fornecedores que garantam o abastecimento.

7. Empreender no mercado de alimentação saudável: Alimentação fitness

Se hoje em dia a alimentação saudável está em alta, muito se deve ao mercado fitness. Em primeiro lugar as pessoas começaram a se preocupar com a prática de exercícios físicos e para que os resultados fossem melhores, então começaram a buscar uma alimentação mais saudável.

É um público interessado em novidades e em comidas gostosas, que fazem bem para o corpo e que ajudem durante os treinamentos. Assim, é uma opção para quem busca melhorar o rendimento, só que nem sempre encontram alimentos adequados. É outro nicho bacana para investir.

Outras opções para quem quer empreender no mercado de alimentação saudável

Como você já sabe, o setor de alimentação saudável está em uma boa crescente e não é de hoje. É importante que o empreendedor tenha uma visão interessante sobre o tema, assim poderá apostar de maneira certeira e não ter prejuízo com as suas escolhas. Além dos modelos já citados, tem outras opções bacanas para quem deseja investir.

Cafés, lanchonetes e restaurantes são ótimas alternativas. Mas todos eles investindo em comidas diferenciadas, não pratos tradicionais que os clientes podem encontrar em qualquer lugar. É preciso fazer um investimento para atender as pessoas que comem fora de casa e que buscam por um cardápio forte e que ajude na sua saúde.

Ainda falando sobre o público que fica na rua boa parte do dia e que investe pesado na alimentação, você poderá desenvolver marmitas saudáveis. Em suma, é preciso tentar inovar para vencer a concorrência, que até mesmo nesse segmento aparece de maneira cada vez mais forte.

Gerencie o seu empreendimento de maneira eficaz

Não adianta apostar em uma área interessante e começar a conquistar diversos clientes se a gestão não for bem-feita. É preciso ter um conhecimento relacionado com a gestão empresarial. Os segmentos envolvem estratégias diferentes. A partir disso, seguir alguns conselhos é importante para evitar problemas no seu negócio, fazendo ele crescer cada vez mais.

Invista na limpeza e na higienização do seu empreendimento. Como haverá a manipulação de alimentos, o ambiente deve ter bem organizado. Além disso, todos os colaboradores devem ser orientados a seguir as regras estabelecidas. Quando o planejamento é colocado em prática a chance de contaminação é reduzida.

A administração do seu estabelecimento também deverá levar em consideração os meios de pagamento aceitos. Assim, pensa em formas de pagamento que garantam mais praticidade e facilidade para os clientes. Poucas pessoas andam com dinheiro no bolso, então tenha máquinas que aceitem os mais variados cartões de crédito e de débito.

A produção deve ser controlada e trabalhar de maneira regulada. Se tem uma coisa que aborrece os clientes é a demora na entrega dos pedidos. Portanto, desenvolva uma estrutura capaz de garantir a produção dos alimentos em um período adequado. Dessa maneira é possível que o ambiente consiga atender toda a demanda.

Por fim, a logística é algo fundamental para garantir o sucesso do seu empreendimento. Muitas pessoas não gostam de sair de casa para comer e preferem fazer pedidos, assim, estar no iFood, por exemplo, é recomendado. Mas isso vale a pena caso o seu negócio trabalhe com a modalidade delivery.

Escolha um bom ponto comercial para empreender no mercado de alimentação saudável

Depois de falarmos sobre os mais diversos segmentos voltados para a alimentação saudável para você empreender, daremos algumas dicas sobre ponto comercial. Em primeiro lugar, é preciso estar perto do público-alvo, principalmente se a sua empresa irá trabalhar recebendo clientes. Em segundo lugar, dê uma cara para a sua loja.

É fundamental pensar muito bem antes de fazer a escolha do ponto comercial. Uma dica bem interessante é apostar nos hipermercados e nas galerias, esses espaços recebem um elevado fluxo de pessoas todos os dias e muitos deles podem acabar tornando-se clientes do seu estabelecimento.

Dependendo do estilo de loja que será aberta voltada para a alimentação saudável, é possível apostar em quiosques. O interessante é que o aluguel deles é mais barato do que pontos comerciais individuais. Mas se o seu empreendimento será maior, então é melhor pensar em outras alternativas.

Se você quer empreender no mercado que mais cresce no Brasil, os shoppings centers também são boas escolhas. Ter a sua loja voltada para produtos saudáveis na praça de alimentação é uma boa jogada, assim poderá ajudar na variedade de alternativas encontradas pelos frequentadores do local.

Torne o seu negócio conhecido

Não adianta ter o melhor lanche saudável do mundo se ninguém conhece o seu estabelecimento. Para tornar o seu empreendimento um sucesso é fundamental que ele seja conhecido e comentado. Por isso, investir em marketing é importante.

Se possível, tente criar um plano de fidelidade, algo que vale bem para aquele exemplo que citamos anteriormente, em relação a entrega de produtos naturais nas casas dos consumidores. Outro exemplo, pessoas que costumam frequentar o seu restaurante podem pagar menos, assim a tendência é que elas voltem.

No começo pode não ser fácil, mas com o passar do tempo poderá investir na divulgação 360º. Assim, tenha um orçamento destinado ao marketing, apostando em outdoors e panfletagem e também no mundo online, com anúncios no Facebook Ads, YouTube e com o desenvolvimento de um blog próprio.

Na Place2b você encontra o melhor imóvel para seu negócio

Se você está pensando em abrir um negócio voltado para a alimentação saudável, a Place2b pode te ajudar na escolha do melhor imóvel para receber a sua empresa. O nosso grande objetivo é conectar pessoas que estão em busca de uma sala comercial com aquelas que possuem um espaço para alugar.

Possuímos um aparato completo para auxiliar os empreendedores nesse momento. Por exemplo, em nosso site é possível conferir modelos 3D de todas as opções que possuímos disponíveis para locação. Assim, quem estiver pensando em empreender faz a filtragem e não precisa perder tempo visitando todos eles.

A Place2b atua ao lado dos empreendedores, sendo que para confirmar a locação não existe muita burocracia. A partir disso, depois que visitar o imóvel e confirmar que ele oferece todas as características que você precisa, a documentação poderá ser enviada pela internet.

E essa escolha precisa ser feita com sabedoria, já que custa caro instalar uma empresa. O empreendedor terá que fazer um investimento para abrir o seu negócio. Se a escolha for errada, a lucratividade será comprometida. A Place2b estará ao seu lado neste momento, ajudando a fazer a escolha correta.