Saiba quais são as necessidades operacionais para abrir uma loja

Saiba quais são as necessidades operacionais para abrir uma loja

Deixar de ser empregado e abrir o próprio negócio é o objetivo e o sonho de muita gente. Mas, nem todos que conseguem atingir fazem isso da forma correta, porque não se preocupam com detalhes importantes. As necessidades operacionais para abrir uma loja são muitas e não podem ser deixadas de lado.

O futuro empreendedor deve ter em mente que abrir uma loja não é um procedimento barato. Pelo contrário, é preciso abrir um CNPJ, contratar funcionários e treiná-los, investir em publicidade e ainda escolher um bom ponto comercial. Além disso, o empreendedor deve se preocupar com os tributos arrecadados pelo governo.

É claro que não existe uma receita que sempre dá certo, o que foi bom para um empreendedor pode não servir no seu caso. Mas, as necessidades operacionais para abrir uma loja geralmente são parecidas, não importando qual seja o seu segmento de atuação.

Qual tipo de negócio será aberto?

Dificilmente as pessoas montam um negócio assim do nada, geralmente já tem toda uma história por trás. Assim, é importante saber qual é a melhor escolha em relação as suas afinidades, já que raramente um negócio vai para frente sem que o seu dono realmente ame aquilo. Então, não adianta partir para um ramo apenas porque parece ser algo crescente.

As necessidades operacionais para abrir uma loja começam por aqui. Além de gostar do segmento escolhido, é interessante ter alguma experiência nessa área, já que isso será um diferencial. Levando isso em consideração, você pode acabar pagando bem mais caro para os fornecedores ou vendendo produtos com preços abaixo do mercado, caso não saiba nada sobre a área.

Conhecendo sobre o tipo de negócio que será aberto ficará mais fácil para escolher o ponto comercial. Cada empresa possui o seu ciclo próprio e é necessário que tudo gire direitinho, para que os lucros planejados sejam atingidos. Mas, antes disso existem muitos detalhes que devem ser considerados.

Você conhece o seu público-alvo?

Não conhecer o público-alvo é um dos principais erros cometidos por novos empreendedores. Aliás, quando não sabem qual é o perfil de seus potenciais clientes, acabam não focando o negócio da maneira que deveriam. Além disso, saber quem é o público-alvo é importante para a escolha do ponto comercial e para outras questões na montagem de uma loja.

Um bom exemplo são as lojas de sapatos. Você vai vender para qualquer público ou será focado em calçados femininos ou masculinos? Que tal ter uma loja que vende apenas calçados infantis? Ou mesmo focado na classe alta ou baixa. Pode ainda focar na venda de calçados sociais, esportivos ou para o dia a dia.

De modo geral, não importa se você vai abrir uma loja de calçados ou de roupas, é preciso ter um modelo de negócios bem definido. Aliás, entre as necessidades operacionais para abrir uma loja, o modelo de negócio é uma das questões mais importantes e que deve ser definido previamente, evitando ruídos.

Como descobrir quem é o público alvo da minha loja?

Conheça os hábitos do seu público

É preciso fazer uma ampla pesquisa antes de abrir uma loja, para tentar entender ao máximo os potenciais consumidores. Então, é interessante descobrir se eles costumam ir às lojas, se fazem compras pela internet e como reagem às suas necessidades.

As perguntas devem ser respondidas com sinceridade e com calma, para não prejudicar o planejamento. Assim, em alguns casos é interessante lançar um serviço de vendas online junto com as atividades físicas de sua empresa.

Avalie a concorrência antes de abrir a sua loja

Um dos pontos mais importantes para avaliar antes de abrir o próprio negócio é estudar a concorrência. Assim, tente descobrir quem vende os mesmos produtos que você ou itens semelhantes e que podem roubar seus futuros clientes. Desse modo, descobrirá se os concorrentes possuem lojas físicas ou virtuais, o que vai ajudar a traçar sua linha de atuação.

Mas, não adianta considerar apenas as empresas que vendem produtos similares aos seus. Não é por aí, já que é necessário ainda considerar o público-alvo, que pode não ser o mesmo. Por exemplo, um restaurante que tem foco no povão não deve ser considerado concorrente, caso você abra um que tem a classe alta como objetivo de ser fisgada.

Levando isso em consideração, por mais que vendem os mesmos produtos, a outra loja não terá nenhum interessante em conquistar clientes que naturalmente serão seus. Por outro lado, também não adianta se interessar pelos clientes deles.

No momento de avaliar a concorrência, faça uma lista com os concorrentes que vendem os mesmos produtos que os seus e produtos similares. Na sequência, filtre conforme o público esperado, o que servirá para diminuir as possibilidades, já que provavelmente serão muitas lojas semelhantes.

Fazendo isso, será possível buscar diferenciais para o seu negócio. Aliás, pense que essas outras empresas já estão consolidadas no mercado, então por que clientes fiéis deixariam de comprar nestas lojas para comprar na sua? Se conseguir responder bem essa questão, provavelmente o seu negócio vai dar certo.

Necessidades operacionais para abrir uma loja: produtos e fornecedores

Já com uma ideia definida sobre o seu negócio e sabendo quais são os potenciais clientes, é preciso definir quais produtos serão comercializados por sua loja. Além disso, será preciso encontrar fornecedores ideias, mas atualmente a internet tem facilitado muito essa questão. Veja o que você pode considerar:

  • Quando estiver analisando a concorrência, conheça os produtos que eles vendem. Provavelmente são de marcas variadas, então você já sabe por onde começar;
  • As feiras e exposições podem ser uma ótima ideia para o seu começo de negócio. Então, fale com os responsáveis pela associação do setor, para descobrir quando elas acontecerão;
  • Tem sido cada vez mais comum a importação de produtos para a revenda. O Alibaba, por exemplo, é um site que vende itens com preços baixíssimos, vindos da China.

Junto com os fornecedores, é interessante que o ponto comercial alugado possua um espaço disponível para o estoque, onde esses itens poderão ficar armazenados.

Entre as necessidades operacionais para abrir uma loja, a escola do local é fundamental

A escolha de um bom ponto comercial pode separar o seu negócio entre os que fazem sucesso e os que fracassam. Neste caso, é preciso levar em consideração todos os itens já citados anteriormente. Qual região o seu público-alvo costuma frequentar? Existem concorrentes na região? Faça perguntas e busque respostas.

O espaço necessário para que a sua loja possa oferecer conforto aos colaboradores e aos clientes é importante. Por isso, não adianta nada poupar dinheiro no momento dessa seleção e alugar um espaço que não atenda às necessidades. Aliás, vale a pena pesquisar bem, já que custa caro alugar e reformar o espaço, antes da inauguração.

Talvez seja interessante que a sua loja esteja em um bairro residencial, ou então no centro da cidade. Hoje em dia existem muitos hipermercados que contam com pontos comerciais para alugar, assim como aquelas galerias. Desse modo, o seu negócio pode complementar o mix de serviços existentes e aproveitar o fluxo de pessoas.

Uma das necessidades operacionais para abrir uma loja realmente é a escolha do ponto comercial. E quando ela é feita com sabedoria e depois de pesquisas concretas, quem sabe o seu negócio fique por anos na mesma sede. Então, reserve um tempo especial para a busca pelo melhor lugar para receber a sua loja, opções não faltam na Place2b.

Pode ser necessária uma reforma

Dificilmente você encontrará um ponto comercial perfeito, por melhor que ele seja. Assim, às vezes vale a pena fazer um investimento e reformar, para deixar o local com a cara do seu negócio. Aliás, as reformas não custam tanto dinheiro e são importantes neste momento.

Por outro lado, deve tomar cuidado com a estrutura do ambiente. Por isso, fique longe de pontos comerciais que possuam vazamentos de água, rachaduras nas paredes, desnível no piso e outras questões do tipo.

Monte um time de primeira

Pode ser difícil em um primeiro momento, mas é preciso selecionar as melhores pessoas para estarem ao seu lado. Então, depois de descobrir quais são os concorrentes diretos e indiretos, analisar o público-alvo e escolher o ponto comercial, é preciso pensar na montagem do seu time. Aliás, todo empreendedor quer ter uma equipe de primeira, para ser campeão.

No caso de uma loja, é importante ter bons vendedores, pessoas que consigam cativar os consumidores, elevando as vendas. São pessoas que trabalham com um sorriso no rosto e que gostam de estar ali. Mas, se você não conseguir isso até a inauguração, dá para ir ajustando aos poucos.

Antes da abertura para o público vale a pena investir em treinamentos, para que todos fiquem preparados e aptos a realizarem as atividades da melhor maneira possível. Afinal, você voltaria em uma loja onde foi mal atendido? Onde os funcionários não davam a mínima para você? Provavelmente não, mas também é importante que eles não sejam chatos e insistentes.

A parte burocrática

Uma das necessidades operacionais para abrir uma loja é tratar da parte burocrática. As lojas tendem a precisarem de menos licenças, do que empresas de segmentos diferentes, como as madeireiras, por exemplo. Ainda assim, se for preciso, saiba que quanto mais rigorosa a lei, menos concorrentes existirão.

Quanto mais complicado for para abrir um negócio, menos pessoas terão conseguido passar por essas etapas, e menos concorrência haverá. Ainda assim, para a maior parte dos negócios a burocracia não é grande, embora no Brasil os empreendedores sofram bastante.

Ainda em relação a parte burocrática, tem sido cada vez mais comum a contratação de empresas terceirizadas para conduzir o setor de RH. Além disso, podem ficar responsáveis pelo pagamento de todas as taxas, recolhimentos e impostos que devem ser pagos. Com isso, o empreendedor fica mais livre para tocar o seu negócio e negociar com os fornecedores.

Invista em marketing para a abertura de sua loja

Se você se preocupou com todos os detalhes que envolvem a abertura de uma loja, não pode deixar a divulgação de qualquer jeito. Pelo contrário, é importante investir em uma campanha de marketing, tanto online como offline. Mas, para que os resultados sejam satisfatórios, é preciso de um planejamento prévio.

Então, se você vai abrir uma loja, vale a pena investir em campanhas de marketing digital. Aliás, isso tem se tornado cada vez mais fácil, já que por meio do Facebook Ads você consegue atingir os usuários desta rede social e também aqueles que andam pelo Instagram. Além disso, o Google também possibilita boas campanhas.

Contudo, é necessário levar em consideração qual é o seu público-alvo, para que o impulsionamento da campanha possa ser segmentado. Assim, os potenciais clientes ficarão sabendo primeiro de sua loja. Mas, se você acha que isso é difícil ou já tem coisas demais para se preocupar, vale a pena contratar uma agência especializada.

O marketing tradicional também pode ser praticado, com a impressão daqueles folhetos anunciando ofertas. Assim, eles podem ser distribuídos nas principais praças da cidade e nas regiões mais frequentadas pelo público-alvo. Ou mesmo com a contratação de um carro de som, anunciando o mais novo serviço que será aberto em breve.

As ações de marketing devem começar antes mesmo da inauguração de sua loja, já que é difícil conquistar clientes no começo. Entretanto, nos meses seguintes as campanhas devem continuar.

A inauguração da loja

Você cuidou de todos os detalhes, desde a definição do segmento até a análise do público-alvo e a escolha do ponto comercial. Mas, quando chega o dia da inauguração, pode bater uma ansiedade, o que é muito normal. Então, além de abrir as portas ao público, que tal fazer uma pequena festa de inauguração?

Assim, imagens podem ser feitas dos clientes chegando, ajudando a impulsionar as páginas do Facebook e do Instagram. E claro, isso vai ajudar a cativar os clientes, embora a qualidade dos serviços e dos produtos seja essencial para que tudo dê certo.

Onde encontrar o melhor ponto comercial?

Existem diferentes maneiras de encontrar o melhor ponto comercial para o seu negócio, sendo que uma das melhores soluções é procurar por quem entende do assunto. Dessa forma, a Place2b é imbatível.

Aqui você encontra modelos 3D, fotos dos ambientes disponíveis e muito mais. Assim, é mais praticidade durante o aluguel, filtrando bem as alternativas que podem ser visitadas antes de fechar o contrato.

Uma das necessidades operacionais para abrir uma loja é ter um bom ponto comercial. Então, não perca tempo e entre em contato agora mesmo, agende uma visita!