Melhores cursos para quem quer empreender em 2022

Melhores cursos para quem quer empreender em 2022

Se o seu sonho é empreender, os cursos sobre empreendedorismo podem ser o impulso que você precisa para começar.

Nesse cenário, estudar é importante porque você estará mais preparado para lidar com os imprevistos de empreender. Além disso, muitos cursos permitem ter contato com outros empreendedores de sucesso que podem servir como inspiração e aprendizado.

Além disso, buscar conhecimento é importante para qualquer pessoa, afinal, todas as profissões necessitam de habilidades específicas no seu exercício.

No empreendedorismo, gestão de pessoas, administração de negócios, gestão financeira e marketing digital são alguns exemplos de características de um bom empreendedor. Então, se você está em busca de cursos para te ajudar a empreender, é só acompanhar este artigo. Vamos lá!

Os melhores cursos para quem quer empreender em 2022

Seja para quem está começando a empreender ou para aqueles que já têm bastante conhecimento, estudar nunca é demais. Mas, para quem é completamente inexperiente, o estudo é ainda mais necessário.

Diante disso, a boa notícia é que aprender sobre empreendedorismo tem se tornado cada vez mais fácil. Já que existem ótimos cursos à distância, permitindo estudar em casa e, muitas vezes, não requer um investimento financeiro muito grande.

Pensando nisso, separamos uma lista com alguns temas importantes para quem quer empreender, assim como os melhores cursos sobre empreendedorismo disponíveis na internet. Confira abaixo:

1. Empreendedorismo básico

Qualquer curso de introdução ao empreendedorismo já é um ótimo primeiro passo. Não se preocupe em saber tudo sobre o assunto logo de cara.

Por isso, procure descobrir os principais conceitos sobre o empreendedorismo, entendendo que você precisará buscar mais conhecimento. Aqui, o objetivo será compreender o básico para começar e saber encontrar suas primeiras oportunidades.

Opção 1: Aprender a empreender, do Sebrae.

Duração: 16 horas

Ideal para quem quer empreender ou já é um microempreendedor individual. Ao longo do curso, a proposta é que o aluno aprenda os conceitos básicos sobre empreendedorismo, marketing e finanças.

Opção 2: O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor, da Coursera.

Duração: 13 horas

Desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o curso apresenta as principais características e habilidades que um empreendedor deve ter para iniciar o seu próprio negócio.

2. Administração de negócios

Conquistar sua base de clientes, saber como funciona o controle do fluxo de caixa e criação de metas para o seu negócio são conceitos essenciais da administração de empresas. Por isso, este conhecimento não pode faltar no currículo do empreendedor. Aprenda:

Opção 1: Empreendedorismo e Administração de Pequenos Negócios, da Udemy

Duração: 24 horas

O curso começa com os princípios básicos para ser um empreendedor de sucesso, passando pelo que há de mais importante na área de administração de empresas, indo até a abertura do negócio.

Opção 2: Como administrar um pequeno negócio, do Sebrae

Duração: 3 horas

Aqui, você irá conhecer os principais aspectos que fazem parte da gestão de um negócio, principalmente, em relação às micros e pequenas empresas.

3. Planejamento estratégico

Todo empreendedor nato sabe planejar como ninguém. Por isso, não poderia faltar um curso sobre planejamento estratégico na nossa lista.

Basicamente, planejar consiste em olhar para o futuro do negócio e definir as metas que levarão à concretização de um objetivo.

Curso: Planejamento Estratégico para Empreendedores, da Endeavor

Duração: 3 horas

Indicado para quem já é empreendedor, mas ainda tem dificuldade de traçar um planejamento estratégico eficiente para o negócio. No curso, o aluno aprenderá técnicas para desenvolver plano de ações, traçar metas e conhecer modelos de gestão.

4. Gestão financeira

Uma boa gestão dos recursos é indispensável para a saúde financeira do seu negócio. Desse modo, pode ser necessário aprender sobre administração das finanças de uma empresa, como a análise e planejamento.

Confira cursos que podem ajudar você a compreender melhor sobre gestão financeira.

Opção 1: Finanças para gestores, da Fundação Getúlio Vargas.

Duração: 30 horas

Aprenda sobre os conceitos básicos da gestão financeira e sua aplicação no mundo corporativo. Tenha acesso à introdução aos fundamentos da contabilidade e matemática financeira.

Opção 2: Procurando Investimento: formas de levantar dinheiro para seu negócio, da Descola

Duração: 4 horas

A captação de recursos financeiros é primordial em qualquer fase de uma empresa. É pensando nesse aspecto que o curso foi criado. Dessa forma, o aluno vai descobrir formas de garantir o capital para o seu negócio, assim como as vantagens e desvantagens de cada método.

5. Técnicas de vendas

Talvez você já saiba administrar um negócio, tenha metas bem definidas e sabe fazer uma boa gestão financeira. Mas o que falta mesmo é saber vender, seja um produto ou serviço,

Por isso, caso seja uma necessidade para você, por que não fazer um curso de técnicas de vendas?

Curso: Gestão de Vendas, da Estácio

Duração: 30 horas

Com uma visão ampla do comércio, este curso tem como objetivo apresentar os fatores que influenciam no processo de venda de produtos e serviços. Além disso, promete explorar as tendências do varejo e o novo perfil do consumidor brasileiro.

6. Gestão de pessoas

Mais do que saber administrar um negócio, o empreendedor de sucesso sabe fazer uma boa gestão de pessoas. Isso é fundamental para manter a equipe engajada e motivada com a empresa.

Por isso, os cursos de liderança são tão importantes para ser um bom gestor.

Opção 1: Introdução ao tema da liderança, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Duração: 5 horas

A proposta do curso é desenvolver o autoconhecimento e a autoliderança, da mesma forma trabalhar o desenvolvimento humano, nos aspectos emocional e intelectual;

Opção 2: Liderança para Novos Líderes, do Senac.

Duração: 28 horas.

Neste curso, a proposta é que o aluno aprenda a diagnosticar comportamentos a fim de melhorar o clima organizacional, criar equipes com foco em resultados e manter uma comunicação assertiva com a equipe.

7. Marketing digital para empreendedores

Hoje em dia é até difícil imaginar um negócio fazer sucesso se não tiver ao menos uma página na internet ou rede social. Isso porque o marketing digital se tornou uma das estratégias mais importantes para os empreendedores.

Curso: Marketing Digital para Empreendedores, da Mirago.

Duração: 2 horas.

A promessa é fazer o empreendedor entender por que o marketing digital é importante no negócio dele. Assim, o aluno irá aprender como mapear a jornada de compra do seu cliente do início ao fim e definir as melhores estratégias para isso.

Por que estudar sobre empreendedorismo

A prática é importante? É! Mas o conhecimento teórico é a base perfeita para quem está começando. Em razão disso, se você ainda sente alguma insegurança quando o assunto é empreendedorismo, não deixe de dar uma olhada nos cursos que citamos.

Com as nossas dicas, esperamos que você dê o primeiro passo para empreender e tenha sucesso na sua jornada.