Como se comunicar com o seu cliente ideal

Como se comunicar com o seu cliente ideal

A comunicação é peça central para o sucesso de todo e qualquer empreendimento, independente da sua área de atuação. Além disso, quando ela é pensada nos consumidores, pode ser desenvolvida não apenas de maneira verbal como, também, visual. E é por isso que você precisa aprender a se comunicar com o seu cliente ideal.

A grande maioria das empresas vêm percebendo, nos últimos anos, a necessidade de contar com uma equipe de comunicação. Isso é essencial para que aquilo que está sendo produzido ou oferecido possa chegar da maneira correta ao consumidor que está mais propício a consumir, no caso, o chamado cliente ideal.

No entanto, saiba que quando falamos em comunicação não estamos nos referindo somente às palavras e características de posicionamentos na internet. Também tem a ver com a forma como atendemos os consumidores, a maneira como transmitimos algo e, também, toda a parte visual do ambiente de vendas e serviços.

Neste artigo, você irá aprender algumas dicas de como se comunicar com o seu cliente ideal, tanto pela internet quanto presencialmente. Além disso, falaremos também sobre a importância da decoração do ambiente para a conquista do consumidor e como isso pode impactar diretamente nas suas vendas.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Para se comunicar com o seu cliente ideal você deve conhecer as suas características

O fato é que para se comunicar com o seu cliente ideal primeiramente você deve conhecer quais são as suas características. Afinal de contas, é entendendo os hábitos de seus consumidores que você compreende, de fato, quais ações poderão ser feitas para atingi-los de maneira mais certeira, com resultados mais efetivos.

Sendo assim, você precisa começar a se questionar coisas como: quantos anos tem os meus maiores consumidores? Onde eles trabalham? Quais são as suas rotinas? Essas são perguntas que vão ajudar a moldar uma figura única e ideal para o seu empreendimento, aquela que realmente está mais suscetível a comprar as suas ideias.

A partir do momento que você tem resposta para essas e outras perguntas, como as redes sociais que ela usa, as séries e filmes que ela consome (se consome) e por aí vai, você consegue determinar um tipo de comunicação ideal. Basta pensar na diferença de idades de públicos, a qual acaba mudando por completo a abordagem de uma marca.

Pessoas mais adultas se comunicam de forma mais adulta, porque mais que haja sim variações em termos de assuntos e até de atendimento. Crianças são atraídas por uma abordagem mais infantil. Adolescentes, por algo mais descolado, que os coloque no centro de uma integração, por exemplo. Para cada público, você terá que adaptar uma comunicação diferente - e por isso é importante conhecer o cliente ideal.

Sendo assim, confira algumas dicas de como se comunicar com o seu cliente ideal:

1.    Nas redes sociais, seja informativo e descontraído

Independentemente de qual seja o segmento de atuação do seu empreendimento, é muito provável que o seu público consumidor utilize as redes sociais também para descontrair. Sendo assim, porque não aproveitar esse caminho adotado pelos seus seguidores e abordar esse tipo de abordagem nas suas próprias mídias sociais.

Estar presente nas redes sociais é imprescindível nos dias de hoje, sobretudo para empresas que funcionam em um ambiente físico. Afinal de contas, muitas vezes se torna mais fácil atrair públicos da web para o espaço presencial, e então consolidar a fidelidade, do que captar a atenção na própria rua.

Sendo assim, uma dica de como se comunicar com o seu cliente ideal nas redes sociais é ser informativo e descontraído ao mesmo tempo. Preze por boas imagens, mas que tragam informações essenciais para aquilo que você está vendendo e oferecendo, e com legendas não muito sérias, em um tom especial e divertido.

Pense, por exemplo, que você é dono de uma hamburgueria e quer anunciar uma promoção no Instagram. Você não precisa publicar um cardápio com o nome promoção. Ao invés disso, pode postar uma foto bem elaborada com o preço em destaque ou, até mesmo, fazer um Reels descontraído falando sobre o assunto - algo que precisa ser roteirizado, mas que costuma conversar muito bem com um público perfeito.

VEJA MAIS: Dicas para fidelizar clientes

2.    Tenha um bom atendimento e uma ótima publicidade

Quando um consumidor vai até uma loja despretensiosa em busca de algo para comprar, ele pode ser surpreendido com algumas coisas. Uma delas, que geralmente faz com que ele volte sempre, é a qualidade do produto, obviamente. No entanto, o bom atendimento e a publicidade são tão importantes quanto, principalmente em termos de fidelização.

Isso porque, dependendo do segmento, a qualidade do produto da sua loja pode acabar sendo a mesma da outra. A exemplo lojas de varejo, que vendem televisores da mesma marca, máquinas de lavar da mesma marca e por aí vai. No entanto, o atendimento é algo que pode ser personalizado e mudar completamente a dinâmica do seu empreendimento - e para melhor, certamente.

Dito isso, saiba que uma das dicas para se comunicar com o seu cliente ideal é oferecer um bom atendimento, personalizado. Entendendo quais as características do seu consumidor, você poderá compreender se fala com ele com um linguajar mais descontraído, como nas lojas de skate, surf e shop, mais técnico, para uma loja de carros ou de artigos mecânicos, ou até mesmo formal, para o caso de uma loja de ternos chiques.

Já a publicidade entra não apenas no que você apresenta para o cliente e no modo como apresenta, como também na estrutura do local por si só. Um comércio que tem um letreiro com a logo na fachada, por exemplo, o qual se destaca tanto de dia quanto de noite, pode ser um ponto mais acessível e desejado. Isso, querendo ou não, é publicidade.

LEIA AQUI: Como fazer vitrines mais atraentes

3.  Conheça os gostos do seu cliente e transporte-os para o seu negócio

E por último, saiba que a comunicação visual também é extremamente importante para um empreendimento, independentemente do segmento. Sendo assim, para se comunicar com o seu cliente ideal, você precisa conhecer os principais gostos do consumidor e transportá-los diretamente para o imóvel do seu negócio.

Imagine, por exemplo, que você tem uma hamburgueria e percebe que a maioria dos seus consumidores gostam de rock, por exemplo. Dar um jeito de trazer essas características para dentro do empreendimento, como nas cores das paredes, em quadros de artistas e até mesmo na música ambiente, é imprescindível para conversar diretamente com o cliente.

Ou imagine, até mesmo, que você tem uma loja de roupas e a grande maioria dos seus consumidores são adolescentes que gostam de skate. Por mais que esse não seja o foco da sua loja, trazer essas características visuais para o ambiente, com uma decoração legal, uma música típica, como um trap, reggae e punk rock, acaba agradando e fidelizando-o.