O que é uma franquia combinada?

O que é uma franquia combinada?

Você sabe o que é uma franquia combinada? Assim como o próprio nome sugere, esse conceito aponta o acontecimento de uma aproximação entre duas franquias.

Dessa forma, esse modelo permite com que um franqueado que já está em uma franquia possa agregar outras, mas no mesmo ponto comercial.

Com isso, ambas as franquias passam a atuar no mesmo local, já que os franqueados instalam as duas unidades em conjunto. Em geral, elas são franquias similares, o que garante vantagens competitivas.

Um bom exemplo são dois postos de combustíveis que também comercializam alimentos. Assim, ambos podem trabalhar em oferecer o melhor serviço para os clientes.

VOCÊ VAI GOSTAR: 7 tipos de franquias que você precisa conhecer

Franquia combinada: conheça modelos e como são diferenciados

Para compreender melhor o que é uma franquia combinada, antes você deve entender mais sobre o sistema de franchising.

Então, ele pode ser dividido de quatro formas, que são a de geração, localização, remuneração e natureza das atividades. Nesse ramo, esse tipo de classificação é conhecida como modelos de franquias.

Dessa forma, pode ser interessante conhecer mais sobre cada tipo de franquia e suas possibilidades. Assim, tomar decisões sobre a sua franquia se torna muito mais fácil.

Isso porque compreender cada um desses tipos faz com que seja mais fácil de combinar duas franquias. Então, nada mais justo do que saber mais sobre as características de cada um.

Além do mais, esse conhecimento vai facilitar o seu planejamento estratégico e facilita entender exatamente onde sua empresa pode ser inserida.

Quais são os modelos de franquia combinada de acordo com a geração?

Em geral, o nível de exigência do franqueado e franqueador, além do amadurecimento deles, pode segmentar as franquias.

Atualmente, são seis as gerações de franquias no mercado. E isso se deve ao nível de evolução, profissionalismo e desenvolvimento de cada uma dessas redes.

Então, uma franquia combinada deve levar esses dados em consideração para que tudo saia da melhor forma possível. Abaixo você confere um pouco mais sobre cada uma.

Franquias de primeira geração

Essas são as franquias que deram origem ao sistema de franchising. Portanto, elas são conhecidas como franquias de marca e produto.

A forma de atuação delas consiste em distribuir produtos ou serviços, com zero exclusividade. Sendo assim, as franquias de primeira geração focam na relação do franqueado com o franqueador.

Essa relação tem início com o fornecimento de produtos ou serviços pelo franqueador ao franqueado. Então, o franqueado revende para terceiros, e aproveita a marca conhecida da franquia para isso.

Franquias de segunda geração

A segunda geração de franquias também é chamada de marca e produto. Porém, elas são diferenciadas pela forma com que os itens são encontrados pelos consumidores.

Isso porque eles vão ser encontrados apenas nas lojas com a marca do franqueador. Isso significa que é tudo exclusivo.

Em geral, esse modelo de franquia faz com que o franqueado necessite adquirir a mercadoria com royalties e taxas de promoções embutidas. Um bom exemplo é O Boticário.

Franquias de terceira geração

As franquias de terceira geração, em geral, são conhecidas como franquias de formato de negócio. Isso porque elas permitem com que o franqueador ofereça o uso da marca e conhecimentos operacionais aos franqueados.

Dessa forma, existe uma interação forte entre as duas partes da franquia. Então, todos os processos, sistemas e métodos de trabalho do franqueador são passados para o franqueado.

E o melhor é que tudo já vem testado e aprovado. Para receber esse conhecimento, o franqueado conta com manuais, treinamentos, consultorias, entre outros.

Franquias de quarta geração

Seguindo com as possibilidades para uma franquia combinada está a franquia de quarta geração. Esse tipo de franquia conta com grande quantidade de serviços prestados, e todos com qualidade.

Em geral, elas também são conhecidas por franquias de rede de aprendizado contínuo. Assim, elas fazem com que a participação dos franqueados seja ativa durante as decisões.

Além disso, a padronização da rede tem base na motivação da mesma. Assim, é ofertada uma grande assistência para o funcionamento das franquias.

Com isso, marcas que estão dentro desse tipo de franquia possuem boa agilidade na hora de resolver problemas. Outro ponto é que são desenvolvidos diversos diferenciais competitivos.

VOCÊ VAI GOSTAR: Lista de documentos necessários para alugar um ponto comercial

Franquias de quinta geração

As franquias de quinta geração também são conhecidas por franquias sociais. Isso porque o franqueador é dono do ponto comercial, e garante a recompra ao franqueado.

Em geral, elas costumam aparecer em diferentes locais, e ainda utilizam o trabalho de muitas pessoas e organizações, como fornecedores. Um bom exemplo é o McDonald's.

Franquias de sexta geração

Por fim, as franquias de sexta geração utilizam as técnicas e ferramentas mais eficientes para a otimização das operações. Assim, elas conseguem transformar e aperfeiçoar a rede de negócios com facilidade.

Além disso, elas também são vistas como o tipo de franquia que considera a sustentabilidade empresarial. Então, o plano de negócio é feito totalmente com base nisso.

O que é uma franquia combinada?

Agora que você conhece as gerações de franquias, é hora de conhecer a franquia combinada. Sendo assim, ela nada mais é do que a integração de franquias diferentes, mas em um mesmo ponto comercial.

Mas, um detalhe é que elas devem pertencer ao mesmo franqueado. Além disso, elas precisam se complementar para serem instaladas em conjunto.

Para tanto, é preciso ser aprovado pelos franqueadores das marcas ali presentes. E devem existir zero restrições por ambas as partes para que tudo dê certo.

Então, se você quiser inserir duas franquias em um mesmo ponto comercial, e for aprovado, obterá algumas vantagens. Elas envolvem a sinergia entre os estabelecimentos, menores custos de operação e gerenciamento, menos sazonalidade, enfim.

Alguns exemplos envolvem lojas de sapatos femininos que contam com uma franquia de roupas femininas no interior. Ou ainda uma loja de materiais esportivos que conta com diversas franquias para modalidades específicas.

Assim, uma franquia combinada pode ser uma boa solução para o seu negócio crescer mais e ter melhores resultados. Sendo assim, repense nas suas estratégias e considere esse modelo de negócio que vem crescendo em todo o país.

Se você está buscando um ponto comercial para receber a sua franquia, está no lugar certo! Em apenas alguns cliques é possível que você tenha acesso a diversos imóveis, preparados para receber o seu negócio. Aproveite o Place2b!